Autor: Virginia Floyd
Data De Criação: 7 Agosto 2021
Data De Atualização: 12 Poderia 2024
Anonim
Maiara e Fernando, sabendo do combinado que estavam fazendo para separar eles.
Vídeo: Maiara e Fernando, sabendo do combinado que estavam fazendo para separar eles.

Contente

visão global

Irritação nos olhos é um termo geral usado para descrever a sensação de quando algo está incomodando seus olhos ou a área ao redor.

Embora os sintomas possam ser semelhantes, existem muitas causas possíveis de irritação ocular.

Continue lendo enquanto exploramos algumas das causas mais comuns de irritação nos olhos, seus sintomas e possíveis tratamentos.

Quais são alguns sintomas comuns de irritação nos olhos?

Os sintomas específicos que você pode sentir dependem da fonte de sua irritação nos olhos. No entanto, os sintomas mais comuns de irritação ocular incluem:

  • coceira nos olhos durante o dia ou à noite
  • olhos lacrimejantes ou lacrimejantes
  • vermelhidão dos olhos
  • dor nos olhos
  • visão embaçada
  • sensibilidade à luz

Quais são algumas das causas da irritação nos olhos?

Alergias

As alergias oculares acontecem quando algo a que você é alérgico, chamado de alérgeno, perturba as membranas do seu olho.

Existem muitas coisas que podem causar alergias nos olhos, incluindo pólen, ácaros, fungos e pêlos de animais.


Os sintomas geralmente ocorrem em ambos os olhos logo após a exposição a um alérgeno. Por exemplo, se você é alérgico a pêlos de animais, pode apresentar sintomas de alergia nos olhos se visitar a casa de alguém que tem um gato ou cachorro.

O tratamento para alergias oculares é centrado no alívio dos sintomas. Pílulas ou colírios de venda livre podem ajudar. No entanto, seu médico pode recomendar medicamentos prescritos ou injeções para alergia se os sintomas forem persistentes ou de longa duração.

Irritantes

A exposição acidental a coisas como fumaça, partículas de poeira ou vapores químicos também pode causar irritação nos olhos.

Além de ficarem vermelhos ou lacrimejantes após a exposição, seus olhos também podem ter uma sensação granulada.

Em muitos casos, enxaguar bem o olho afetado ou os olhos com água em temperatura ambiente por 15 a 20 minutos pode aliviar os sintomas.

A exposição a alguns irritantes tem o potencial de causar danos permanentes ou queimaduras nos olhos. É importante limitar o tempo que seus olhos ficam expostos a um agente irritante e procurar atendimento médico imediato se os sintomas não desaparecerem após o enxágue.


Objetos estranhos

Objetos estranhos podem entrar em contato com os olhos e causar irritação. Esses objetos podem ser coisas pequenas, como cílios soltos, ou algo maior, como um pedaço de vidro. Alguns objetos podem causar danos aos seus olhos.

Se você suspeitar que tem um objeto estranho em seu olho, o médico iluminará seu olho com uma pequena luz para tentar ver o objeto. Eles também podem olhar embaixo da pálpebra ou usar um corante especial para verificar se há arranhões na córnea.

O tratamento envolve a remoção do corpo estranho. Dependendo do objeto que estava em seu olho, seu médico também pode prescrever um tratamento com antibióticos para prevenir infecções.

Tensão ocular digital

Às vezes, você pode sentir irritação nos olhos ao usar o computador, telefone ou tablet por um longo período de tempo. Isso é conhecido como "cansaço visual digital" ou "síndrome da visão do computador".

Além de irritação ou desconforto nos olhos, os sintomas de fadiga ocular digital podem incluir dor de cabeça, olhos secos e dor no pescoço ou nos ombros.


Os sintomas de fadiga ocular digital são temporários e devem diminuir quando você parar de usar o computador ou telefone.

A American Optometric Association recomenda que você siga a regra 20-20-20 ao usar dispositivos eletrônicos. Isso significa que você deve levar 20 segundos para olhar para algo a pelo menos 6 metros de distância a cada 20 minutos de trabalho.

Olho seco

As lágrimas ajudam a manter os olhos úmidos e lubrificados. Eles são secretados por glândulas localizadas perto de seus olhos. Quando a quantidade ou qualidade das lágrimas é insuficiente para manter os olhos úmidos, você pode desenvolver olho seco.

Além da irritação nos olhos, pode parecer que seus olhos estão secos e ásperos, ou como se você tivesse algo neles.

O olho seco leve pode ser tratado com medicamentos de venda livre, como lágrimas artificiais. Os casos mais graves podem exigir medicamentos prescritos para o olho seco. Mudanças no estilo de vida, como parar de fumar, reduzir o tempo na tela e usar óculos escuros para proteção contra condições de seca, também podem ajudar.

Infecções

Uma variedade de infecções bacterianas, virais ou fúngicas podem causar irritação nos olhos.

Os sintomas adicionais que você pode sentir podem incluir inchaço das membranas ao redor do olho, vontade de esfregar os olhos, pus ou secreção de muco e formação de crostas nas pálpebras ou nos cílios.

O tratamento depende do que está causando a infecção.

As infecções virais são geralmente leves e resolvem em uma a duas semanas.

Se você tiver uma infecção bacteriana, seu médico provavelmente irá prescrever antibióticos em formato de colírio.

As infecções oculares fúngicas podem ser tratadas com medicamentos antifúngicos em gotas ou comprimidos. Em casos muito graves, pode ser necessário injetar medicamentos antifúngicos diretamente no olho.

Chiqueiro

A presença de um chiqueiro, um caroço dolorido localizado na borda do olho, pode causar irritação nos olhos.

Se você tiver chiqueiro, ele pode se parecer com uma espinha e estar cheio de pus. Você também pode sentir dor e inchaço ao redor da pálpebra.

Os chiqueiros geralmente desaparecem por conta própria e, muitas vezes, compressas quentes podem ajudar. Os chiqueiros persistentes podem ser tratados com antibióticos ou cirurgia para drenar o pus.

Canal lacrimal bloqueado

Normalmente, suas lágrimas escorrem pelos canais lacrimais e vão para o nariz, onde são reabsorvidas. Se você tiver um canal lacrimal bloqueado, suas lágrimas serão impedidas de drenar de seu olho adequadamente. Isso pode causar irritação nos olhos.

Os sintomas adicionais podem incluir formação de crostas nas pálpebras, dor no canto interno do olho e infecções oculares recorrentes.

Os tratamentos podem incluir dilatação do canal lacrimal ou colocação de um pequeno tubo para permitir a drenagem lacrimal. Em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária para abrir uma passagem pela qual as lágrimas possam drenar.

Outras condições médicas que podem causar irritação nos olhos

Condições médicas adicionais que também podem causar irritação nos olhos incluem:

  • Blefarite. Esta condição é caracterizada por inflamação das pálpebras, normalmente devido a bactérias ou problemas com a produção de óleo perto do olho. Pode ocorrer com frequência, o que pode dificultar o tratamento.
  • Rosácea ocular. Pessoas com rosácea podem desenvolver esta doença em que os olhos ficam secos, com coceira e vermelhos.
  • Glaucoma. O glaucoma é caracterizado por danos ao nervo óptico do olho. Pessoas com glaucoma costumam apresentar olho seco como efeito colateral de medicamentos, causando irritação nos olhos. Alguns tipos de glaucoma também podem causar dor nos olhos.
  • Artrite reumatóide (AR). Esta doença inflamatória crônica pode ocasionalmente afetar outras partes do corpo. Olhos secos são um sintoma comum da AR relacionado aos olhos. Além disso, a parte branca do olho (esclera) também pode ficar inflamada e dolorida.
  • Tumor cerebral. Se um tumor cerebral estiver localizado dentro ou próximo a uma parte do cérebro associada à visão, você poderá ter visão turva, visão dupla ou perda de visão.
  • Cluster headaches. As cefaleias em salvas são um distúrbio raro de cefaleia em que as pessoas sentem dores fortes e frequentes que podem durar de 15 minutos a 3 horas. A dor costuma ser próxima aos olhos e pode causar vermelhidão, lacrimejamento e inchaço das pálpebras.
  • Esclerose múltipla (EM). Problemas com a visão podem ser um indicador precoce de EM. Os sintomas são causados ​​por inflamação e danos à cobertura protetora de seus nervos. Os sintomas oculares relacionados à esclerose múltipla podem incluir visão embaçada, visão acinzentada e visão reduzida.

O tratamento para a irritação ocular devido às condições acima pode consistir em cuidados domiciliares com os olhos, colírios medicamentosos ou sprays nasais ou tratamento com esteróides.

Se você tem uma doença crônica ou recorrente que está causando irritação nos olhos, deve falar com seu médico.

O takeaway

Existem muitas causas possíveis de irritação nos olhos. Algumas dessas causas, como fadiga ocular digital ou terçol, podem desaparecer por conta própria. Outros, como exposição a irritantes ou bloqueio do canal lacrimal, requerem tratamento.

O tipo de tratamento que você recebe depende do que está causando sua irritação nos olhos e pode variar de colírios medicamentosos a procedimentos cirúrgicos.

Se você estiver experimentando sintomas de irritação nos olhos que o incomodam, marque uma consulta com seu médico para discutir suas preocupações e determinar a causa da irritação.

Mais Detalhes

Esclerose Tuberosa

Esclerose Tuberosa

A ecleroe tuberoa (T), ou complexo da ecleroe tuberoa (TC), é uma condição genética rara que caua o crecimento de tumore não canceroo ou benigno no cérebro, em outro ...
Os 30 Dermatomos Explicados e Localizados

Os 30 Dermatomos Explicados e Localizados

Um dermátomo é uma área da pele uprida por um único nervo epinhal. eu nervo epinhai ajudam a tranmitir informaçõe enoriai, motora e autonômica entre o reto do corpo ...