Por que você continua tendo chiqueiro nas pálpebras - e como se livrar deles
Contente
- O que é um chiqueiro, afinal?
- O que causa um chiqueiro?
- Como se livrar de um chiqueiro - e evitar que ele apareça novamente
- Revisão para
Poucos problemas de saúde são mais assustadores do que os relacionados aos seus olhos. O olho rosa que você contraiu quando criança praticamente fechou os olhos e fez com que acordar parecesse um filme de terror da vida real. Até mesmo o inseto que voou direto para o seu olho enquanto você estava caminhando na semana passada pode ter feito você enlouquecer. Então, se você se olhar no espelho um dia e de repente vir um chiqueiro vermelho brilhante em sua pálpebra que está causando o inchaço, é compreensível sentir um leve pânico.
Mas, felizmente, esse chiqueiro provavelmente não é tão importante quanto parece. Aqui, um especialista em saúde ocular fornece a DL sobre essas inchaços dolorosos, incluindo as causas comuns do chiqueiro e os métodos de tratamento do chiqueiro que você pode fazer em casa.
O que é um chiqueiro, afinal?
Você pode muito bem pensar em um chiqueiro como uma espinha em sua pálpebra, diz Jerry W. Tsong, M.D., um oftalmologista credenciado em Stamford, Connecticut. “Basicamente, são inchaços na pálpebra que muitas vezes se formam devido a uma infecção e que deixa a pálpebra inchada, desconfortável, dolorida e vermelha”, explica ele. Você também pode sentir como se algo estivesse preso em seu olho, sentir lacrimejamento ou sofrer sensibilidade à luz, de acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
Quando você está lidando com um chiqueiro externo, que se desenvolve quando um folículo capilar do cílio é infectado, você pode ver uma "espinha" cheia de pus ao longo da linha dos cílios, diz o Dr. Tsong. Se você tiver um chiqueiro interno, que se desenvolve dentro da pálpebra quando as glândulas meibomianas (minúsculas glândulas sebáceas ao longo das bordas das pálpebras) infeccionam, toda a sua pálpebra pode parecer vermelha e inchada, explica ele. E, assim como a acne, os chiqueiros são extremamente comuns, diz o Dr. Tsong. “Na minha clínica geral, vejo talvez cinco ou seis [casos de chiqueiro] todos os dias”, diz ele.
O que causa um chiqueiro?
Embora seja assustador pensar nisso, as bactérias vivem naturalmente em sua pele sem causar nenhum problema. Mas quando eles começam a crescer demais, eles podem se estabelecer profundamente no folículo capilar dos cílios ou nas glândulas sebáceas da pálpebra e causar uma infecção, explica o Dr. Tsong. Quando essa infecção se desenvolve, a pele fica inflamada e surge um chiqueiro, explica ele.
A higiene desempenha um papel importante em manter essas bactérias sob controle, portanto, manter o rímel durante a noite, esfregar os olhos com os dedos sujos e não lavar o rosto pode aumentar o risco de desenvolver um, diz o Dr. Tsong. Mesmo se você mantiver suas pálpebras completamente limpas, as pessoas com blefarite (uma condição incurável que torna a borda das pálpebras inflamadas e com crostas) ainda podem ter maior probabilidade de ficar com olheiras, uma vez que a condição significa que você naturalmente tem mais bactérias ao longo da base da pálpebra, diz o Dr. Tsong. Embora a blefarite seja comum, ela é mais comumente encontrada em pessoas com rosácea, caspa e pele oleosa, de acordo com o National Eye Institute.
Mesmo quando não há crescimento excessivo de bactérias, você pode pegar terçol se suas glândulas meibomianas normalmente produzirem mais óleo do que a pessoa média, fazendo com que elas entupam e sejam infectadas, diz o Dr. Tsong. Seu trabalho exigente ou cachorrinho enérgico que o mantém acordado a noite toda provavelmente também não está ajudando a saúde das pálpebras. “Eu digo às pessoas que o estresse pode ser um fator”, diz o Dr. Tsong. "Geralmente acho que quando seu corpo está mais desequilibrado - você está um pouco mais estressado ou não dorme o suficiente - seu corpo muda [a produção de óleo] e essas glândulas de óleo tendem a ficar mais obstruídas, colocando você em maior risco para contrair infecções. "
Como se livrar de um chiqueiro - e evitar que ele apareça novamente
Se você acordar uma manhã com um caroço semelhante a uma espinha na pálpebra, faça o que fizer, resista ao impulso de cutucá-la ou estourá-la, o que pode causar cicatrizes, diz o Dr. Tsong. Em vez disso, passe uma toalha limpa em água morna e comprima-a na área afetada, massageando suavemente por cinco a dez minutos, diz o Dr. Tsong. Fazer este tratamento de chiqueiro três a quatro vezes ao dia ajudará a estimular o chiqueiro a se abrir e liberar qualquer pus, após o que seus sintomas devem melhorar rapidamente, explica ele.
Você pode não sentir que está acontecendo, mas o pus geralmente drena por conta própria - fazendo com que a inflamação diminua e o chiqueiro desapareça - em duas semanas, embora compressas quentes possam ajudar a acelerar sua recuperação. Até que tudo esteja esclarecido, você não deve usar maquiagem ou lentes de contato. Mas se for ainda depois desses 14 dias - ou está super inchado, parece uma saliência dura como uma rocha ou está afetando sua visão no início desse período de tempo - é hora de marcar uma consulta com seu médico, diz o Dr. Tsong. Fazer o exame por um profissional médico garantirá que o caroço não seja realmente algo mais sério. "Às vezes, os chiqueiros que não desaparecem podem ser um tumor incomum, algo que precisa ser removido ou biopsiado para verificar se há câncer", diz ele. "Isso não acontece com frequência, mas é importante consultar um médico [apenas no caso]."
Se for realmente um chiqueiro forte, seu provedor pode prescrever um colírio antibiótico ou um antibiótico oral como tratamento para o chiqueiro, mas, nos piores casos, eles podem sugerir lancetar o chiqueiro, diz o Dr. Tsong. “Nós anestesiamos o olho, viramos a pálpebra do avesso e então usamos uma pequena lâmina para estourá-la e retirar o interior”, explica ele. Diversão!
Depois que o chiqueiro finalmente desaparecer, você vai querer praticar práticas adequadas de higiene das pálpebras para evitar que outro apareça, diz o Dr. Tsong. Certifique-se de remover toda a maquiagem no final do dia e lave bem o rosto, e se você estiver lidando com blefarite ou quiser se proteger ainda mais contra o chiqueiro, aplique regularmente uma compressa quente ou deixe a água escorrer pelas pálpebras enquanto você está no banho, ele sugere. Você também pode limpar as pálpebras rotineiramente com o Johnson & Johnson Baby Shampoo (compre, US $ 7, amazon.com) - apenas mantenha os olhos fechados e massageie-o nas pálpebras e nos cílios, diz ele.
Mesmo com uma rotina completa de cuidados com as pálpebras, você ainda pode desenvolver outro chiqueiro sem motivo aparente, diz o Dr. Tsong. Mas pelo menos se isso acontecer, você terá o kit de ferramentas necessário para colocar sua pálpebra de volta ao estado normal e sem caroços em nenhum momento.