Avaliação de risco de queda
Contente
- O que é uma avaliação de risco de queda?
- Para que isso é usado?
- Por que preciso de uma avaliação de risco de queda?
- O que acontece durante uma avaliação de risco de queda?
- Precisarei fazer algo para me preparar para uma avaliação de risco de queda?
- Existem riscos para uma avaliação de risco de queda?
- o que os resultados significam?
- Referências
O que é uma avaliação de risco de queda?
As quedas são comuns em adultos com 65 anos de idade ou mais. Nos Estados Unidos, cerca de um terço dos adultos mais velhos que vivem em casa e cerca de metade das pessoas que vivem em lares de idosos caem pelo menos uma vez por ano. Muitos fatores aumentam o risco de queda em idosos. Isso inclui problemas de mobilidade, distúrbios de equilíbrio, doenças crônicas e deficiência visual. Muitas quedas causam pelo menos alguns ferimentos. Eles variam de hematomas leves a ossos quebrados, ferimentos na cabeça e até mesmo a morte. Na verdade, as quedas são uma das principais causas de morte em idosos.
Uma avaliação de risco de queda verifica a probabilidade de você cair. É feito principalmente para adultos mais velhos. A avaliação geralmente inclui:
- Uma triagem inicial. Isso inclui uma série de perguntas sobre sua saúde geral e se você já teve quedas anteriores ou problemas com equilíbrio, ficar em pé e / ou andar.
- Um conjunto de tarefas, conhecido como ferramentas de avaliação de queda. Essas ferramentas testam sua força, equilíbrio e marcha (a maneira como você anda).
Outros nomes: avaliação de risco de queda, triagem de risco de queda, avaliação e intervenção
Para que isso é usado?
Uma avaliação de risco de queda é usada para descobrir se você tem um risco de queda baixo, moderado ou alto. Se a avaliação mostrar que você corre um risco maior, seu médico e / ou cuidador pode recomendar estratégias para prevenir quedas e reduzir a chance de lesões.
Por que preciso de uma avaliação de risco de queda?
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e a Sociedade Geriátrica Americana recomendam a triagem anual de avaliação de queda para todos os adultos com 65 anos de idade ou mais. Se a triagem mostrar que você está em risco, pode ser necessária uma avaliação. A avaliação inclui a execução de uma série de tarefas chamadas ferramentas de avaliação de queda.
Você também pode precisar de uma avaliação se tiver certos sintomas. As quedas geralmente vêm sem aviso, mas se você tiver algum dos seguintes sintomas, você pode estar em maior risco:
- Tontura
- Tontura
- Batimentos cardíacos irregulares ou rápidos
O que acontece durante uma avaliação de risco de queda?
Muitos provedores usam uma abordagem desenvolvida pelo CDC chamada STEADI (Parando Acidentes, Mortes e Lesões de Idosos). STEADI inclui triagem, avaliação e intervenção. As intervenções são recomendações que podem reduzir o risco de queda.
Durante a triagem, podem ser feitas várias perguntas, incluindo:
- Você caiu no ano passado?
- Você se sente instável ao ficar em pé ou ao caminhar?
- Você está preocupado em cair?
Durante uma avaliação, seu provedor testará sua força, equilíbrio e marcha, usando as seguintes ferramentas de avaliação de queda:
- Timed Up-and-Go (Tug). Este teste verifica sua marcha. Você vai começar em uma cadeira, ficar de pé e, em seguida, caminhar cerca de 3 metros em seu ritmo normal. Então você vai se sentar novamente. Seu médico verificará quanto tempo você leva para fazer isso. Se demorar 12 segundos ou mais, pode significar que você corre um risco maior de cair.
- Teste de suporte de cadeira de 30 segundos. Este teste verifica a força e o equilíbrio. Você vai se sentar em uma cadeira com os braços cruzados sobre o peito. Quando seu provedor disser "vá", você se levantará e se sentará novamente. Você vai repetir isso por 30 segundos. Seu provedor contará quantas vezes você pode fazer isso. Um número menor pode significar que você corre um risco maior de cair. O número específico que indica um risco depende da sua idade.
- Teste de equilíbrio em 4 fases. Este teste verifica se você consegue manter o equilíbrio. Você ficará em quatro posições diferentes, segurando cada uma por 10 segundos. As posições ficarão mais difíceis conforme você avança.
- Posição 1: Fique em pé com os pés lado a lado.
- Posição 2: mova um pé até a metade, de modo que o peito do pé toque o dedão do outro pé.
- Posição 3 Mova um pé totalmente à frente do outro, de modo que os dedos dos pés toquem o calcanhar do outro pé.
- Posição 4: Fique em um pé só.
Se você não conseguir manter a posição 2 ou 3 por 10 segundos ou não conseguir ficar em pé sobre uma perna por 5 segundos, isso pode significar que você corre um risco maior de cair.
Existem muitas outras ferramentas de avaliação de queda. Se o seu provedor recomendar outras avaliações, ele lhe dirá o que esperar.
Precisarei fazer algo para me preparar para uma avaliação de risco de queda?
Você não precisa de nenhuma preparação especial para uma avaliação de risco de queda.
Existem riscos para uma avaliação de risco de queda?
Existe um pequeno risco de cair ao fazer a avaliação.
o que os resultados significam?
Os resultados podem mostrar que você tem um risco baixo, moderado ou alto de queda. Eles também podem mostrar quais áreas precisam ser tratadas (marcha, força e / ou equilíbrio). Com base em seus resultados, seu médico pode fazer recomendações para reduzir o risco de queda. Isso pode incluir:
- Exercício para melhorar sua força e equilíbrio. Você pode receber instruções sobre exercícios específicos ou ser encaminhado a um fisioterapeuta.
- Alterar ou reduzir a dose de medicamentos que pode estar afetando sua marcha ou equilíbrio. Alguns medicamentos têm efeitos colaterais que causam tonturas, sonolência ou confusão.
- Tomando vitamina D para fortalecer seus ossos.
- Verificando sua visão por um oftalmologista.
- Olhando para o seu calçado para ver se algum dos seus sapatos pode aumentar o risco de queda. Você pode ser encaminhado a um podólogo (pediatra).
- Revendo sua casa para perigos potenciais. Isso pode incluir iluminação insuficiente, tapetes soltos e / ou cabos no chão. Esta revisão pode ser feita por você, um parceiro, um terapeuta ocupacional ou outro profissional de saúde.
Se você tiver dúvidas sobre seus resultados e / ou recomendações, converse com seu médico.
Referências
- American Nurse Today [Internet]. HealthCom Media; c2019. Avaliar os riscos de seus pacientes para quedas; 13 de julho de 2015 [citado em 26 de outubro de 2019]; [cerca de 3 telas]. Disponível em: https://www.americannursetoday.com/assessing-patients-risk-falling
- Casey CM, Parker EM, Winkler G, Liu X, Lambert GH, Eckstrom E. Lições aprendidas com a implementação do algoritmo de prevenção de quedas STEADI do CDC na atenção primária. Gerontologista [Internet]. 29 de abril de 2016 [citado em 26 de outubro de 2019]; 57 (4): 787–796. Disponível em: https://academic.oup.com/gerontologist/article/57/4/787/2632096
- Centros para Controle e Prevenção de Doenças [Internet]. Atlanta: Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA; Algoritmo para Triagem, Avaliação e Intervenção de Queda; [citado em 26 de outubro de 2019]; [cerca de 4 telas]. Disponível em: https://www.cdc.gov/steadi/pdf/STEADI-Algorithm-508.pdf
- Centros para Controle e Prevenção de Doenças [Internet]. Atlanta: Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA; Avaliação: O Teste de Equilíbrio em 4 Estágios; [citado em 26 de outubro de 2019]; [cerca de 4 telas]. Disponível em: https://www.cdc.gov/steadi/pdf/STEADI-Assessment-4Stage-508.pdf
- Centros para Controle e Prevenção de Doenças [Internet]. Atlanta: Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA; Avaliação: Suporte para cadeira de 30 segundos; [citado em 26 de outubro de 2019]; [cerca de 4 telas]. Disponível em: https://www.cdc.gov/steadi/pdf/STEADI-Assessment-30Sec-508.pdf
- Mayo Clinic [Internet]. Fundação Mayo para Educação Médica e Pesquisa; c1998–2019. Avaliação de pacientes quanto ao risco de queda; 21 de agosto de 2018 [citado em 26 de outubro de 2019]; [cerca de 4 telas].Disponível em: https://www.mayoclinic.org/medical-professionals/physical-medicine-rehabilitation/news/evaluating-patients-for-fall-risk/mac-20436558
- Versão do consumidor do manual da Merck [Internet]. Kenilworth (NJ): Merck & Co., Inc .; c2019. Quedas em pessoas mais velhas; [atualizado em abril de 2019; citado em 26 de outubro de 2019]; [cerca de 2 telas]. Disponível em: https://www.merckmanuals.com/home/older-people%E2%80%99s-health-issues/falls/falls-in-older-people
- Phelan EA, Mahoney JE, Voit JC, Stevens JA. Avaliação e gestão do risco de queda em ambientes de cuidados primários. Med Clin North Am [Internet]. Março de 2015 [citado em 26 de outubro de 2019]; 99 (2): 281–93. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4707663/
As informações neste site não devem ser usadas como um substituto para cuidados ou conselhos médicos profissionais. Entre em contato com um profissional de saúde se tiver dúvidas sobre sua saúde.