Quando se preocupar com a queda durante a gravidez
Contente
A gravidez não muda apenas o seu corpo, mas também a maneira como você anda. Seu centro de gravidade se ajusta, o que pode fazer com que você tenha dificuldade em manter o equilíbrio.
Com isso em mente, não é de admirar que 27 por cento das mulheres grávidas sofram uma queda durante a gravidez. Felizmente, seu corpo tem várias salvaguardas para se proteger contra lesões. Isso inclui o amortecimento do líquido amniótico e dos músculos fortes do útero.
A queda pode acontecer com qualquer pessoa. Mas se isso acontecer quando você estiver se apaixonando por dois, aqui estão algumas coisas importantes que você deve saber.
Possíveis Complicações
Seu útero provavelmente não sofrerá nenhum dano permanente ou trauma por uma queda leve. Mas se a queda for muito forte ou atingir um determinado ângulo, é possível que você tenha algumas complicações.
Exemplos de complicações potenciais relacionadas a quedas incluem:
- descolamento da placenta
- ossos quebrados em uma futura mamãe
- Estado mental alterado
- lesão fetal no crânio
Cerca de 10% das mulheres que caem durante a gravidez procuram atendimento médico.
Quando ver seu médico
Na maioria das vezes, uma pequena queda não é suficiente para causar um problema para você e / ou seu bebê. Mas existem alguns sintomas que indicam que você pode precisar procurar atendimento médico. Esses incluem:
- Você sofreu uma queda que resultou em um golpe direto no estômago.
- Você está vazando líquido amniótico e / ou sangramento vaginal.
- Você está sentindo dores fortes, especialmente na pélvis, estômago ou útero.
- Você está experimentando contrações mais rápidas ou está começando a ter contrações.
- Você percebe que seu bebê não se move com tanta frequência.
Se você sentir estes ou outros sintomas que podem preocupá-lo, chame seu médico ou procure tratamento médico de emergência.
Teste de Lesões
Se você sofrer uma queda, a primeira coisa que o médico fará é verificar se há alguma lesão que requeira tratamento. Isso pode incluir um osso quebrado ou torcido, ou qualquer lesão no peito que possa afetar sua respiração.
Depois disso, seu médico avaliará seu bebê. Alguns testes que eles podem usar incluem medir os batimentos cardíacos fetais usando um Doppler ou ultrassom.
O médico também perguntará se você notou alguma alteração que possa indicar preocupação para o bebê, como contrações, sangramento uterino ou sensibilidade uterina.
Seu médico pode usar monitoramento fetal eletrônico contínuo. Isso monitora quaisquer contrações que você possa estar tendo, bem como a frequência cardíaca de seu bebê. Com essas informações, seu médico pode determinar se você está enfrentando complicações, como descolamento prematuro da placenta ou batimento cardíaco lento.
Testes de sangue, especialmente para hemograma e tipo de sangue, também podem ser recomendados. Isso ocorre porque as mulheres com um tipo sanguíneo Rh negativo podem correr o risco de hemorragia interna que pode afetar o bebê. Às vezes, os médicos recomendam dar uma injeção conhecida como injeção Rho-GAM para reduzir a probabilidade de lesões.
Prevenindo Quedas Futuras
Nem sempre você pode evitar quedas, mas existem algumas etapas que você pode tomar para evitar quedas futuras. Siga estas etapas para se manter em pé:
- Para evitar escorregar, olhe cuidadosamente as superfícies para ver se há água ou outros líquidos.
- Use sapatos com aderência ou superfície antiderrapante.
- Evite sapatos de salto alto ou “cunha”, que são fáceis de tropeçar ao usar.
- Use medidas de segurança, como agarrar-se ao corrimão ao descer as escadas.
- Evite carregar cargas pesadas que o impeçam de ver seus pés.
- Ande em superfícies planas sempre que possível e evite andar em áreas gramadas.
Você não deveria ter que evitar atividades físicas com medo de cair. Em vez disso, tente atividades em superfícies planas, como uma esteira ou pista.
The Takeaway
Durante a gravidez, seu médico continuará a monitorar a colocação de seu bebê e também a placenta. Receber cuidados pré-natais regulares e controlar quaisquer condições que possam surgir durante a gravidez pode ajudá-la a ter um bebê saudável.
Se você estiver preocupado com sua saúde após uma queda, ligue para seu médico ou procure tratamento médico de emergência imediatamente.