Fígado gordo: o que é e como se livrar dele

Contente
- O que é fígado gorduroso?
- O que causa fígado gorduroso?
- Sintomas do fígado gordo
- Estratégias alimentares para se livrar do fígado gordo
- Perder peso e evitar comer demais se estiver acima do peso ou obeso
- Reduzir carboidratos, carboidratos especialmente refinados
- Inclua alimentos que promovam a perda de gordura no fígado
- Exercício que pode ajudar a reduzir a gordura do fígado
- Suplementos que podem melhorar o fígado gorduroso
- Cardo de leite
- Berberine
- Ácidos gordurosos de omega-3
- Mensagem para levar para casa
A doença hepática gordurosa está se tornando cada vez mais comum em muitas partes do mundo, afetando cerca de 25% das pessoas em todo o mundo (1).
Está ligado à obesidade, diabetes tipo 2 e outros distúrbios caracterizados pela resistência à insulina.
Além disso, se o fígado gordo não for abordado, ele pode progredir para doenças hepáticas mais graves e outros problemas de saúde.
O que é fígado gorduroso?
O fígado gordo ocorre quando muita gordura se acumula nas células do fígado. Embora seja normal ter uma pequena quantidade de gordura nessas células, o fígado é considerado gordo se mais de 5% dela for gorda (2).
Enquanto beber muito álcool pode levar ao fígado gordo, em muitos casos, ele não desempenha um papel.
Várias condições hepáticas gordurosas se enquadram na ampla categoria de doença hepática não alcoólica (DHGNA), que é a doença hepática mais comum em adultos e crianças nos países ocidentais (2, 3).
O fígado gorduroso não alcoólico (NAFL) é o estágio inicial e reversível da doença hepática. Infelizmente, muitas vezes não é diagnosticada. Com o tempo, o NAFL pode levar a uma doença hepática mais grave, conhecida como esteato-hepatite não alcoólica, ou NASH.
NASH envolve maior acúmulo de gordura e inflamação que danifica as células do fígado. Isso pode levar a fibrose ou tecido cicatricial, pois as células do fígado são repetidamente feridas e morrem.
Infelizmente, é difícil prever se o fígado gordo progredirá para NASH, o que aumenta muito o risco de cirrose (cicatrizes graves que comprometem a função hepática) e câncer de fígado (4, 5).
A DHGNA também está ligada a um risco aumentado de outras doenças, incluindo doenças cardíacas, diabetes e doenças renais (6, 7, 8).
Bottom Line: O fígado gordo ocorre quando muita gordura se acumula no fígado. O fígado gordo é reversível em um estágio inicial, mas às vezes progride para doença hepática avançada.O que causa fígado gorduroso?
Existem vários fatores que podem causar ou contribuir para o desenvolvimento de fígado gorduroso:
- Obesidade: A obesidade envolve inflamação de baixo grau que pode promover o armazenamento de gordura no fígado. Estima-se que 30-90% dos adultos obesos tenham DHGNA, e está aumentando em crianças devido à epidemia de obesidade infantil (2, 3, 9, 10).
- Excesso de gordura da barriga: Pessoas com peso normal podem desenvolver fígado gorduroso se forem “obesas visceralmente”, o que significa que carregam muita gordura na cintura (11).
- Resistência a insulina: Foi demonstrado que a resistência à insulina e os altos níveis de insulina aumentam o armazenamento de gordura no fígado em pessoas com diabetes tipo 2 e síndrome metabólica (12, 13).
- Alta ingestão de carboidratos refinados: A ingestão frequente de carboidratos refinados promove o armazenamento de gordura no fígado, especialmente quando grandes quantidades são consumidas por indivíduos com sobrepeso ou resistentes à insulina (14, 15).
- Consumo de bebidas açucaradas: Bebidas adoçadas com açúcar, como refrigerantes e bebidas energéticas, são ricas em frutose, o que demonstrou impulsionar o acúmulo de gordura no fígado em crianças e adultos (16, 17).
- Saúde intestinal prejudicada: Pesquisas recentes sugerem que ter um desequilíbrio nas bactérias intestinais, problemas com a função da barreira intestinal ("intestino permeável") ou outros problemas de saúde intestinal podem contribuir para o desenvolvimento de NAFLD (18, 19).
Sintomas do fígado gordo
Existem vários sinais e sintomas de fígado gorduroso, embora nem todos possam estar presentes.
De fato, você pode nem perceber que tem fígado gorduroso.
- Fadiga e fraqueza
- Ligeira dor ou plenitude na área abdominal direita ou central
- Níveis elevados de enzimas hepáticas, incluindo AST e ALT
- Níveis elevados de insulina
- Níveis elevados de triglicerídeos
Se o fígado gordo progredir para NASH, os seguintes sintomas podem se desenvolver:
- Perda de apetite
- Nausea e vomito
- Dor abdominal moderada a grave
- Amarelecimento dos olhos e pele
É importante consultar seu médico regularmente para exames e exames de sangue padrão que podem diagnosticar fígado gorduroso no estágio inicial e reversível.
Bottom Line: O fígado gordo pode causar sintomas sutis e é frequentemente detectado por exames de sangue. O NASH geralmente envolve sintomas mais pronunciados, como dor abdominal e mal-estar.Estratégias alimentares para se livrar do fígado gordo
Existem várias coisas que você pode fazer para se livrar do fígado gordo, incluindo a perda de peso e a redução de carboidratos. Além disso, certos alimentos podem ajudar a perder gordura do fígado.
Perder peso e evitar comer demais se estiver acima do peso ou obeso
A perda de peso é uma das melhores maneiras de reverter o fígado gordo se você estiver com sobrepeso ou obesidade.
De fato, demonstrou-se que a perda de peso promove a perda de gordura hepática em adultos com DHGNA, independentemente de a perda de peso ter sido alcançada fazendo mudanças na dieta isoladamente ou em combinação com cirurgia ou exercício para perda de peso (20, 21, 22, 23, 24)
Em um estudo de três meses com adultos com excesso de peso, reduzir a ingestão calórica em 500 calorias por dia levou a uma perda de 8% do peso corporal, em média, e a uma diminuição significativa no escore de gordura no fígado (21).
Além disso, parece que as melhorias na gordura do fígado e na sensibilidade à insulina podem persistir, mesmo que parte do peso seja recuperada (25).
Reduzir carboidratos, carboidratos especialmente refinados
Pode parecer que a maneira mais lógica de lidar com o fígado gorduroso seria reduzir a gordura da dieta.
No entanto, os pesquisadores relatam que apenas 16% da gordura do fígado em pessoas com DHGNA é proveniente de gordura na dieta. Pelo contrário, a maioria das gorduras hepáticas provém de ácidos graxos no sangue e cerca de 26% da gordura hepática é formada em um processo chamado lipogênese de novo (DNL) (26).
Durante o DNL, o excesso de carboidratos é convertido em gordura. A taxa na qual a DNL ocorre aumenta com a alta ingestão de alimentos e bebidas ricos em frutose (27).
Em um estudo, adultos obesos que consumiram uma dieta rica em calorias e carboidratos refinados por três semanas experimentaram um aumento de 27% na gordura hepática, em média, mesmo que seu peso tenha aumentado apenas 2% (15).
Estudos demonstraram que consumir dietas baixas em carboidratos refinados pode ajudar a reverter a DHGNA. Isso inclui dietas com baixo carboidrato, mediterrâneo e baixo índice glicêmico (28, 29, 30, 31, 32, 33, 34).
Em um estudo, a gordura no fígado e a resistência à insulina diminuíram significativamente mais quando as pessoas consumiram uma dieta mediterrânea do que quando consumiram uma dieta com baixo teor de gordura e alto carboidrato, mesmo que a perda de peso fosse semelhante nas duas dietas (33).
Embora as dietas mediterrânea e com muito pouco carboidrato demonstrem reduzir a gordura do fígado por conta própria, um estudo que as combinou mostrou resultados muito impressionantes.
Neste estudo, 14 homens obesos com DHGNA seguiram uma dieta cetogênica no Mediterrâneo. Após 12 semanas, 13 dos homens experimentaram reduções na gordura hepática, incluindo três que alcançaram resolução completa do fígado gorduroso (31).
Inclua alimentos que promovam a perda de gordura no fígado
Além de reduzir os carboidratos e evitar o consumo excessivo de calorias, existem certos alimentos e bebidas que podem ser benéficos para o fígado gordo:
- Gorduras monoinsaturadas: Pesquisas sugerem que a ingestão de alimentos ricos em ácidos graxos monoinsaturados, como azeite, abacate e nozes, pode promover a perda de gordura no fígado (35, 36).
- Proteína de soro: Foi demonstrado que a proteína de soro de leite reduz a gordura do fígado em até 20% em mulheres obesas. Além disso, pode ajudar a diminuir os níveis de enzimas hepáticas e fornecer outros benefícios em pessoas com doença hepática mais avançada (37, 38).
- Chá verde: Um estudo descobriu que os antioxidantes no chá verde chamados catequinas ajudaram a diminuir a gordura e a inflamação do fígado em pessoas com DHGNA (39).
- Fibra solúvel: Algumas pesquisas sugerem que consumir 10 a 14 gramas de fibra solúvel diariamente pode ajudar a reduzir a gordura hepática, diminuir os níveis de enzimas hepáticas e aumentar a sensibilidade à insulina (40, 41).
Exercício que pode ajudar a reduzir a gordura do fígado
A atividade física pode ser uma maneira eficaz de diminuir a gordura do fígado.
Estudos demonstraram que praticar exercícios de resistência ou treinamento de resistência várias vezes por semana pode reduzir significativamente a quantidade de gordura armazenada nas células hepáticas, independentemente da ocorrência de perda de peso (42, 43, 44).
Em um estudo de quatro semanas, 18 adultos obesos com DHGNA que se exercitaram por 30 a 60 minutos, cinco dias por semana, sofreram uma redução de 10% na gordura hepática, embora seu peso corporal permanecesse estável (44).
O treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) também demonstrou ser benéfico para a diminuição da gordura hepática (45, 46).
Em um estudo com 28 pessoas com diabetes tipo 2, realizar HIIT por 12 semanas levou a uma impressionante redução de 39% na gordura hepática (46).
No entanto, mesmo exercícios de menor intensidade podem ser eficazes para atingir a gordura do fígado. De acordo com um grande estudo italiano, parece que o quanto você se exercita é mais importante.
Nesse estudo, 22 diabéticos que se exercitaram duas vezes por semana durante 12 meses apresentaram reduções semelhantes na gordura hepática e abdominal, independentemente de sua intensidade de exercício ser considerada baixa a moderada ou moderada a alta (47).
Já que exercitar-se regularmente é importante para reduzir a gordura do fígado, a melhor estratégia é escolher algo que você goste de fazer e que possa manter.
Bottom Line: Exercícios de resistência, treinamento de força ou treinamento intervalado de alta ou baixa intensidade podem ajudar a reduzir a gordura do fígado. Trabalhar de forma consistente é a chave.Suplementos que podem melhorar o fígado gorduroso
Os resultados de vários estudos sugerem que certas vitaminas, ervas e outros suplementos podem ajudar a reduzir a gordura hepática e diminuir o risco de progressão da doença hepática.
No entanto, na maioria dos casos, os especialistas dizem que são necessárias mais pesquisas para confirmar isso.
Além disso, é importante falar com seu médico antes de tomar qualquer suplemento, especialmente se você estiver tomando medicamentos.
Cardo de leite
O cardo de leite, ou silimarina, é uma erva conhecida por seus efeitos de proteção do fígado (48).
Alguns estudos descobriram que o cardo de leite, sozinho ou em combinação com vitamina E, pode ajudar a reduzir a resistência à insulina, inflamação e danos no fígado em pessoas com DHGNA (49, 50, 51, 52).
Em um estudo de 90 dias de pessoas com fígado gorduroso, o grupo que tomou um suplemento de silimarina-vitamina E e seguiu uma dieta hipocalórica experimentou duas vezes a redução no tamanho do fígado do que o grupo que seguiu a dieta sem tomar o suplemento (52) .
As dosagens de extrato de cardo de leite usadas nesses estudos foram de 250 a 376 mg por dia.
No entanto, embora os especialistas acreditem que o cardo de leite seja promissor para uso na DHGNA, eles acham que são necessários mais estudos para confirmar sua eficácia no uso de curto e longo prazo (53).
Berberine
A berberina é um composto vegetal que demonstrou reduzir significativamente os níveis de açúcar no sangue, insulina e colesterol, juntamente com outros marcadores de saúde (54).
Vários estudos também sugerem que pode beneficiar pessoas com fígado gorduroso (55, 56, 57).
Em um estudo de 16 semanas, 184 pessoas com DHGNA reduziram a ingestão de calorias e se exercitaram por pelo menos 150 minutos por semana. Um grupo tomou berberina, um tomou um medicamento sensibilizante à insulina e o outro grupo não tomou suplementos ou medicamentos (57).
Aqueles que tomaram 500 mg de berberina, três vezes ao dia nas refeições, tiveram uma redução de 52% na gordura do fígado e maiores melhorias na sensibilidade à insulina e em outros marcadores de saúde do que nos outros grupos.
Os pesquisadores dizem que, apesar desses resultados encorajadores, mais estudos são necessários para confirmar a eficácia da berberina no DHGNA (58).
Ácidos gordurosos de omega-3
Os ácidos graxos ômega-3 foram creditados com muitos benefícios à saúde. O ômega-3s EPA e DHA de cadeia longa são encontrados em peixes gordurosos, como salmão, sardinha, arenque e cavala.
Vários estudos mostraram que tomar ômega-3 pode melhorar a saúde do fígado em adultos e crianças com fígado gordo (59, 60, 61, 62, 63).
Em um estudo controlado de 51 crianças com sobrepeso e DHGNA, o grupo que tomou DHA teve uma redução de 53% na gordura hepática, em comparação com 22% no grupo placebo. O grupo DHA também perdeu mais gordura da barriga e gordura ao redor do coração (60).
Além disso, em um estudo com 40 adultos com fígado gorduroso, 50% daqueles que tomaram óleo de peixe, além de fazer mudanças na dieta, apresentaram reduções na gordura hepática, enquanto 33% experimentaram uma resolução completa do fígado gorduroso (63).
As dosagens de ácidos graxos ômega-3 usados nesses estudos foram de 500 a 1.000 mg por dia em crianças e de 2 a 4 gramas por dia em adultos.
Embora todos os estudos acima usem óleo de peixe, você pode obter os mesmos benefícios consumindo peixe rico em gorduras ômega-3 várias vezes por semana.
É importante ressaltar que esses estudos mostram que certos suplementos parecem aumentar os efeitos das mudanças no estilo de vida. Tomá-los sem seguir uma dieta saudável e se exercitar regularmente provavelmente terá pouco efeito sobre a gordura do fígado.
Bottom Line: Os suplementos que podem ajudar a reverter a DHGNA incluem cardo de leite, berberina e ácidos graxos ômega-3. Eles são mais eficazes quando combinados com mudanças no estilo de vida.Mensagem para levar para casa
O fígado gordo pode levar a vários problemas de saúde. Felizmente, pode ser revertida se abordada em um estágio inicial.
Após uma dieta saudável, aumentar a atividade física e talvez tomar suplementos podem reduzir o excesso de gordura no fígado e diminuir o risco de sua progressão para uma doença hepática mais grave.
Leia este artigo em espanhol.