O FDA pode começar a monitorar sua maquiagem
Contente
A maquiagem deve fazer com que nos sintamos tão bem quanto parecemos, e um novo projeto de lei que acaba de ser apresentado ao Congresso espera torná-lo realidade.
Porque, embora você nunca comeria chips de chumbo, pode estar colocando-os no rosto e no cabelo, graças à presença de acetato de chumbo em alguns delineadores de olhos e tinturas de cabelo. Sim, chumbo, um metal conhecido por ser tão letalmente tóxico que você não pode pintar sua casa com ele, é permitido em coisas que pintamos em nós mesmos. Quão, exatamente, está certo? Bem, atualmente a indústria de cosméticos segue o sistema de honra, com as empresas listando voluntariamente os ingredientes e decidindo por si mesmas o que é prejudicial e o que não é. Infelizmente, isso pode levar a alguns descuidos sérios, incluindo o uso de chumbo, conservantes perigosos e outras toxinas que nunca seriam permitidas nos alimentos, em nossa composição. E considerando que colocamos essas coisas em nossos lábios e olhos e absorvemos direto em nossa pele, isso é um grande negócio. (Veja 11 maneiras pelas quais sua rotina matinal pode deixá-lo doente.)
A Lei de Segurança de Produtos de Cuidado Pessoal visa fechar essa lacuna, permitindo que a Food and Drug Administration supervisione os cosméticos, além de alimentos e medicamentos. O projeto, que já conta com o apoio de várias grandes empresas de maquiagem, exigiria que todos os ingredientes fossem divulgados no rótulo. O FDA testará ingredientes questionáveis, começando com cinco a cada ano. (Um dos primeiros da lista a ser testado são os polêmicos "parabenos", substâncias químicas que demonstraram interromper os hormônios e outras funções biológicas em pesquisas.)
Mas talvez a maior mudança seja que o projeto de lei dará ao FDA o poder de fazer o recall de produtos que considere perigosos. "De xampu a loção, o uso de produtos de higiene pessoal é generalizado, no entanto, há muito poucas proteções para garantir sua segurança", disse a senadora Diane Feinstein, autora do projeto de lei, em comunicado público. "A Europa tem um sistema robusto, que inclui proteções ao consumidor, como registro de produtos e análises de ingredientes. Tenho o prazer de apresentar esta legislação bipartidária com o senador Collins que exigirá que o FDA analise os produtos químicos usados nesses produtos e forneça orientações claras sobre sua segurança. "
Quando você considera quantos produtos colocamos em nossos rostos todos os dias - de protetor solar a creme anti-rugas e batom - esperamos ver essa lei passar rapidamente! (Enquanto isso, experimente 7 produtos de beleza naturais que realmente funcionam.)