Sentir-se azul pode fazer seu mundo ficar cinza
Contente
Freqüentemente usamos cores para descrever nosso humor, quer estejamos 'nos sentindo tristes', 'vendo vermelho' ou 'verdes de inveja'. Mas uma nova pesquisa mostra que esses pares linguísticos podem ser mais do que apenas uma metáfora: nossas emoções podem realmente afetar a forma como percebemos as cores. (P.S. Descubra o que a cor dos seus olhos diz sobre como você sente dor.)
Em um estudo publicado em Ciência Psicológica, 127 alunos de graduação foram designados aleatoriamente para assistir a um clipe de filme emocional - uma rotina de comédia stand-up ou "uma cena particularmente triste" de O Rei Leão. (Sério, por que os filmes da Disney são tão devastadores !?) Depois de assistir ao vídeo, eles viram 48 manchas de cores consecutivas e dessaturadas - o que significa que parecem mais cinza, o que os torna um pouco difíceis de identificar - e foi solicitado a indicar se cada mancha era vermelha , amarelo, verde ou azul. Os pesquisadores descobriram que, quando as pessoas ficavam tristes, elas eram menos precisas em identificar as cores azul e amarelo do que aquelas que faziam com que se sentissem divertidas ou emocionalmente neutras. (Então, sim, aqueles que 'se sentiram tristes', na verdade, tiveram um tempo mais difícil vendo o azul.) Eles não mostraram nenhuma diferença na precisão das cores vermelha e verde.
Então, por que a emoção afeta especificamente o azul e o amarelo? A visão humana em cores pode ser basicamente descrita como o uso de eixos de cores - vermelho-verde, azul-amarelo e preto-branco - para criar todas as cores que vemos, diz o autor do estudo, Christopher Thorstenson. Os pesquisadores observam que trabalhos anteriores vincularam especificamente a percepção das cores no eixo azul-amarelo com o neurotransmissor dopamina - a "substância química do cérebro para se sentir bem" - que está envolvido na visão, na regulação do humor e em alguns transtornos do humor.
Thorstenson também explica que, embora isso tenha sido apenas uma 'indução de tristeza leve' e os pesquisadores não mediram diretamente quanto tempo o efeito durou, "pode ser que mais tristeza crônica tenha um efeito mais duradouro". Embora isso seja apenas especulação, pesquisas anteriores mostraram que a depressão de fato influencia a visão, sugerindo que os efeitos encontrados aqui podem se estender a pessoas que sofrem de depressão - algo que os cientistas estão atualmente interessados em investigar. (Para sua informação: This is Your Brain On: Depression.)
Embora estudos de acompanhamento sejam necessários para aplicar as descobertas, por enquanto, saber que a emoção e o humor influenciam a forma como vemos o mundo ao nosso redor é uma coisa muito interessante. Nenhuma palavra ainda sobre a precisão dos anéis de humor que você usou durante o dia.