Testes na sua primeira visita pré-natal
Contente
- Quando devo agendar minha primeira consulta pré-natal?
- Que exames posso esperar na primeira consulta pré-natal?
- Teste de gravidez confirmatório
- Data de Vencimento
- Histórico médico
- Exame físico
- Exames de sangue
- O que mais posso esperar na primeira consulta pré-natal?
- E depois da primeira consulta pré-natal?
O que é uma consulta pré-natal?
O cuidado pré-natal é o cuidado médico que você recebe durante a gravidez. As consultas pré-natais começam no início da gravidez e continuam regularmente até o parto. Normalmente incluem um exame físico, uma verificação de peso e vários testes. A primeira consulta é projetada para confirmar sua gravidez, verificar seu estado geral de saúde e descobrir se você tem algum fator de risco que pode afetar sua gravidez.
Mesmo se você já esteve grávida antes, as consultas pré-natais ainda são muito importantes. Cada gravidez é diferente. O cuidado pré-natal regular reduzirá a chance de complicações durante a gravidez e pode proteger tanto a sua saúde quanto a do seu bebê. Continue lendo para saber mais sobre como agendar sua primeira consulta e o que cada teste significa para você e seu bebê.
Quando devo agendar minha primeira consulta pré-natal?
Você deve agendar sua primeira consulta assim que souber que está grávida. Geralmente, a primeira consulta pré-natal será agendada após a 8ª semana de gravidez. Se você tiver outra condição médica que possa afetar sua gravidez ou já teve gestações difíceis no passado, seu provedor pode querer vê-la antes disso.
O primeiro passo é escolher que tipo de provedor você deseja consultar para as consultas de pré-natal. Suas opções, incluindo o seguinte:
- Um obstetra (OB): um médico especializado em cuidar de mulheres grávidas e no parto de bebês. Os obstetras são a melhor escolha para gestações de alto risco.
- Um médico de família: um médico que cuida de pacientes de todas as idades. Um médico de família pode cuidar de você antes, durante e depois da gravidez. Eles também podem ser o provedor regular do seu bebê após o nascimento.
- Parteira: profissional de saúde treinado para cuidar de mulheres, especialmente durante a gravidez. Existem vários tipos diferentes de parteiras, incluindo enfermeiras parteiras certificadas (CNMs) e parteiras profissionais certificadas (CPMs). Se você estiver interessado em ver uma parteira durante a gravidez, você deve escolher uma que seja certificada pelo American Midwifery Certification Board (AMCB) ou pelo North American Midwifery Registry of Midwives (NARM).
- Enfermeira: uma enfermeira treinada para cuidar de pacientes de todas as idades, incluindo mulheres grávidas. Pode ser uma enfermeira de família (FNP) ou uma enfermeira de saúde feminina. Na maioria dos estados, as parteiras e enfermeiras devem exercer a profissão sob a supervisão de um médico.
Não importa o tipo de provedor que você escolher, você visitará o seu provedor de cuidados pré-natais regularmente durante a gravidez.
Que exames posso esperar na primeira consulta pré-natal?
Existem vários testes diferentes que são normalmente aplicados na primeira consulta pré-natal. Como esta é provavelmente a primeira vez que você se encontra com seu provedor de pré-natal, a primeira consulta geralmente é uma das mais longas. Alguns testes e questionários que você pode esperar incluem o seguinte:
Teste de gravidez confirmatório
Mesmo que você já tenha feito um teste de gravidez em casa, seu provedor provavelmente solicitará uma amostra de urina para fazer um teste para confirmar que você está grávida.
Data de Vencimento
Seu provedor tentará determinar sua data estimada de vencimento (ou idade gestacional fetal). A data de vencimento é projetada com base na data de seu último período. Embora a maioria das mulheres não acabe dando à luz exatamente na data do parto, ainda é uma forma importante de planejar e monitorar o progresso.
Histórico médico
Você e seu provedor discutirão quaisquer problemas médicos ou psicológicos que você teve no passado. Seu provedor estará particularmente interessado em:
- se você teve alguma gravidez anterior
- quais medicamentos você está tomando (com e sem receita)
- seu histórico médico familiar
- qualquer aborto ou aborto espontâneo anterior
- seu ciclo menstrual
Exame físico
Seu provedor também realizará um exame físico abrangente. Isso inclui a medição de sinais vitais, como altura, peso e pressão arterial, e verificação de pulmões, seios e coração. Dependendo de quanto tempo você está na gravidez, o seu provedor pode ou não fazer um ultrassom.
Seu provedor provavelmente também fará um exame pélvico durante sua primeira consulta pré-natal, caso você não tenha feito um recentemente. O exame pélvico é feito para muitos propósitos e normalmente envolve o seguinte:
- Um teste de Papanicolaou padrão: testará o câncer cervical e algumas infecções sexualmente transmissíveis (DSTs). Durante o teste de Papanicolaou, o médico gentilmente insere um instrumento conhecido como espéculo na vagina para manter as paredes vaginais separadas. Eles então usam uma pequena escova para coletar células do colo do útero. O teste de Papanicolaou não deve doer e leva apenas alguns minutos.
- Um exame interno bimanual: seu médico inserirá dois dedos dentro da vagina e uma mão no abdômen para verificar se há alguma anormalidade em seu útero, ovários ou trompas de falópio.
Exames de sangue
O médico colherá uma amostra de sangue de uma veia na parte interna do cotovelo e a enviará a um laboratório para análise. Não há preparação especial necessária para este teste. Você só deve sentir uma dor leve quando a agulha for inserida e removida.
O laboratório usará a amostra de sangue para:
- Determine seu tipo de sangue: Seu provedor precisará saber que tipo específico de sangue você tem. A tipagem sanguínea é particularmente importante durante a gravidez por causa do fator Rhesus (Rh), uma proteína na superfície das células vermelhas do sangue em algumas pessoas. Se você for Rh-negativo e seu bebê for Rh-positivo, isso pode causar um problema chamado sensibilização Rh (rhesus). Desde que o seu provedor esteja ciente disso, ele pode tomar precauções para evitar complicações.
- Rastreio de infecções: uma amostra de sangue também pode ser usada para verificar se você tem alguma infecção, incluindo DSTs. É provável que isso inclua HIV, clamídia, gonorréia, sífilis e hepatite B. É importante saber se você pode ter alguma infecção, pois algumas podem ser transmitidas ao seu bebê durante a gravidez ou o parto.
- A Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA agora recomenda que todos os provedores rastreiem para uma IST conhecida como sífilis usando o teste de reagina plasmática rápida (RPR) na primeira consulta pré-natal. O RPR é um exame de sangue que procura anticorpos no sangue. Se não for tratada, a sífilis durante a gravidez pode causar natimortos, deformidades ósseas e comprometimento neurológico.
- Verifique se há imunidade a certas infecções: A menos que você tenha provas bem documentadas de imunização contra certas infecções (como rubéola e varicela), sua amostra de sangue é usada para verificar se você está imune. Isso ocorre porque certas doenças, como a catapora, podem ser muito perigosas para o bebê se você as contrair durante a gravidez.
- Meça sua hemoglobina e hematócrito para verificar se há anemia: A hemoglobina é uma proteína em seus glóbulos vermelhos que permite que eles transportem oxigênio por todo o corpo. Hematócrito é uma medida do número de glóbulos vermelhos no sangue. Se sua hemoglobina ou hematócrito estiverem baixos, é uma indicação de que você pode estar anêmico, o que significa que você não tem células sanguíneas saudáveis suficientes. A anemia é comum em mulheres grávidas.
O que mais posso esperar na primeira consulta pré-natal?
Como esta é sua primeira consulta, você e seu provedor discutirão o que esperar durante o primeiro trimestre, responderão a quaisquer perguntas que você possa ter e recomendarão que você faça algumas mudanças no estilo de vida para maximizar suas chances de ter uma gravidez saudável.
A nutrição adequada é muito importante para o desenvolvimento fetal. Seu provedor irá recomendar que você comece a tomar vitaminas pré-natais e também pode discutir exercícios, sexo e toxinas ambientais a serem evitadas. Seu provedor pode mandar você para casa com panfletos e um pacote de materiais educacionais.
Seu provedor também pode revisar o rastreamento genético. Os testes de triagem são usados para diagnosticar doenças genéticas, incluindo síndrome de Down, doença de Tay-Sachs e trissomia do cromossomo 18. Normalmente, esses testes serão realizados mais tarde em sua gravidez - entre as semanas 15 e 18.
E depois da primeira consulta pré-natal?
Os próximos nove meses serão preenchidos com muito mais visitas ao seu provedor. Se em sua primeira consulta pré-natal, seu provedor determinar que sua gravidez é de alto risco, eles podem encaminhá-la a um especialista para um exame mais aprofundado. Uma gravidez é considerada de alto risco se:
- você tem mais de 35 ou menos de 20
- você tem uma doença crônica como diabetes ou pressão alta
- você é obeso ou abaixo do peso
- você está tendo múltiplos (gêmeos, trigêmeos, etc.)
- você tem um histórico de perda de gravidez, parto cesáreo ou parto prematuro
- seu hemograma dá positivo para uma infecção, anemia ou sensibilização Rh (rhesus)
Se a sua gravidez não for considerada de alto risco, você deve esperar ver o seu provedor para futuras consultas pré-natais regularmente de acordo com o seguinte cronograma:
- primeiro trimestre (concepção até 12 semanas): a cada quatro semanas
- segundo trimestre (13 a 27 semanas): a cada quatro semanas
- terceiro trimestre (28 semanas até o parto): a cada quatro semanas até a semana 32, a seguir a cada duas semanas até a semana 36, a seguir uma vez por semana até o parto