12 alimentos saudáveis e práticos para crianças de 1 ano
Contente
- 1. Bananas, pêssegos e outras frutas macias
- 2. Iogurte e leite
- 3. Aveia
- 4. Panquecas de grãos integrais
- 5. Ovos
- 6. Tofu firme ou sedoso
- 7. Picadas de frango ou peru
- 8. Abacate
- 9. Água
- 10. Brócolis, ervilha e cenoura no vapor
- 11. Purê de feijão
- 12. Hummus
- A linha inferior
Seu filho de um ano está mudando, crescendo e descobrindo em um ritmo acelerado. Garantir que eles estejam recebendo os alimentos de que precisam pode ser uma preocupação.
Escolhas alimentares inconsistentes e apetite inconstante são o par para o curso nessa idade. Por mais frustrante que isso possa ser, isso é totalmente normal, pois seu filho estabelece independência e aprende a discernir a plenitude de seu corpo e os sinais de fome.
Quando atingem 12 meses, as crianças precisam de cerca de 1.000 calorias, 700 mg de cálcio, 600 UI de vitamina D e 7 mg de ferro por dia para apoiar o crescimento adequado, de acordo com a Academia Americana de Pediatria (1).
Com tanta coisa acontecendo, você pode estar se perguntando como alimentar melhor seu filho de um ano sem passar o dia inteiro na cozinha ou persegui-lo.
Aqui estão 12 alimentos saudáveis e práticos para crianças de 1 ano de idade.
1. Bananas, pêssegos e outras frutas macias
Nessa época, seu filho de 1 ano de idade começa a desenvolver o aperto de pinça, o que envolve beliscar e manobrar os alimentos com as pontas dos dedos, enquanto eles se esforçam para se auto-alimentar. Este é um ótimo momento para introduzir alimentos amigáveis para os dedos.
Frutas mais macias e frescas são opções maravilhosas para este período de transição e além. Eles não apenas fornecem os nutrientes necessários e uma série de produtos químicos benéficos para as plantas, mas também ajudam a cimentar hábitos alimentares saudáveis (2).
Fatie bananas, clementinas, morangos, pêssegos ou manga e, lentamente, apresente-os ao seu filho. Evite pedaços grandes de frutas, pois eles podem representar um risco de asfixia. Corte as uvas em metades ou quartos e nunca as alimente ao seu filho inteiro.
Se seu filho não pegar imediatamente a nova fruta, não se estresse. De fato, estudos mostram que uma criança normalmente precisa ser exposta a um novo alimento de 6 a 15 vezes antes de aceitá-lo em sua dieta (3).
Frutas frescas macias também podem ser facilmente transformadas em smoothies ou fazer um excelente lanche quando você estiver em movimento.
No entanto, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, certifique-se de que seu filho coma frutas cortadas dentro de 2 horas depois de sair da geladeira. Se você estiver fora e tiver mais de 32 ° C, esse tempo diminui para 1 hora (4).
ResumoPedaços de frutas macios e do tamanho de uma mordida são excelentes opções, especialmente quando o seu filho experimenta a auto-alimentação. Certifique-se de que eles comam qualquer fruta cortada que estiver fora da geladeira dentro de 2 horas ou dentro de 1 hora, se você estiver em temperaturas quentes.
2. Iogurte e leite
Como seu filho pode estar desmamando lentamente o leite materno ou a fórmula, é um bom momento para introduzir o leite de vaca.
Leite e iogurte são ótimas fontes de proteínas e cálcio para construção óssea, o que também beneficia o desenvolvimento dos dentes. Um copo (244 ml) de leite integral oferece 39% do valor diário (DV) do cálcio de que o seu filho de 1 ano de idade precisa todos os dias, além de 8 gramas de proteína (5).
Embora você possa continuar a oferecer leite materno até os 2 anos de idade ou mais, o leite integral ou iogurte também podem ser introduzidos nas refeições ou como lanche. O iogurte pode ser coberto com frutas frescas em cubos ou uma garoa de mel.
O mel pode ser introduzido agora nessa idade, mas não se esqueça de nunca alimentá-lo com uma criança com menos de 12 meses de idade. Fazer isso pode colocá-los em risco de botulismo, uma infecção grave (6).
Embora os laticínios sejam geralmente seguros nessa idade, preste atenção nos sinais de alergia à caseína.
Caseína é uma proteína no leite. É diferente da lactose, que é um açúcar encontrado no leite que muitos adultos não digerem bem (7).
Uma alergia à caseína se manifesta em cerca de 2 a 3% das crianças com menos de 3 anos, embora mais de 80% a superem. Parece ser mais prevalente em crianças que foram introduzidas no leite de vaca na infância quando a amamentação não era uma opção (7, 8).
Certifique-se de introduzir novos alimentos, incluindo leite e produtos lácteos, lentamente para o seu filho. De fato, é uma boa idéia fazer um alimento de cada vez e esperar 3-5 dias entre a introdução de outro novo alimento para ver como o corpo reage (7).
Os sintomas da alergia à caseína incluem chiado, urticária, vômito e diarréia. Se seu filho tiver essas ou outras reações ao apresentá-lo a um novo alimento, pare de alimentá-lo e fale com seu médico (7, 9).
Além disso, consulte o pediatra do seu filho antes de dar-lhes alternativas de leite à base de plantas, pois geralmente não são recomendadas para crianças pequenas devido à falta de nutrientes essenciais para o crescimento.
ResumoLeite integral e iogurte são ótimas opções, pois seu filho desgasta a fórmula ou o leite materno. Estes fornecem proteínas e suportam o crescimento ósseo. Você pode oferecê-los nas refeições ou como lanches.
3. Aveia
Os pequenos não dominam o movimento de moer a mandíbula, o que ajuda na mastigação adequada, até os quatro anos de idade. Enquanto isso, seus alimentos devem ser triturados ou cortados em pedaços pequenos e fáceis de mastigar (10).
Aveia é uma opção maravilhosa, pois seu filho faz essa transição para a mastigação. É fácil de engolir e possui um impressionante perfil nutricional com uma pilha saudável de proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e gorduras saudáveis (11).
Além disso, a aveia fornece grandes quantidades de fibra, o que ajuda a manter seus tratos digestivos saudáveis e regulares (12).
Enquanto os pacotes pré-misturados são tentadores, opte por sua própria mistura caseira, quando possível, para limitar a ingestão de açúcar adicionado. Se você está sem tempo, considere fazer aveia durante a noite simplesmente mergulhando-a na geladeira durante a noite.
Misturar a aveia com leite em vez de água também irá trazer um pouco mais de nutrientes para a tigela do seu filho. Sirva com cobertura de morangos em cubos, bananas ou a fruta crua favorita do seu filho.
ResumoA aveia é uma potência nutricional e oferece uma textura fácil de engolir, o que é útil quando o seu filho desenvolve as habilidades necessárias para mastigar adequadamente. Opte por aveia caseira em vez de pacotes para limitar o açúcar adicionado ou experimente aveia durante a noite.
4. Panquecas de grãos integrais
Panquecas são populares entre as crianças, e os grãos integrais são uma rica fonte de vitaminas, minerais e fibras. Assim, panquecas de grãos integrais são uma solução natural para o que servir a uma criança de 1 ano (13).
Panquecas de grãos integrais fornecem prebióticos favoráveis ao intestino, que ajudam a alimentar bactérias intestinais benéficas. Eles também são amigáveis com os dedos quando cortados em pedaços pequenos (14).
Chicoteie-os ou compre uma mistura com 100% de grãos integrais. Depois de fritá-los em uma frigideira ou grelha, cubra-os com frutas macias fatiadas na hora, molho de maçã ou uma garoa de mel.
Você pode até espalhar uma camada muito fina de manteiga cremosa de nozes para adicionar proteína extra. Embora, como as nozes sejam um alérgeno comum, introduza esse alimento em sua dieta lentamente.
ResumoPanquecas de grãos integrais são uma opção prática e saudável para o seu filho de 1 ano de idade. Prepare sua própria mistura ou compre uma mistura pré-fabricada de grãos integrais 100%. Cubra-os com as frutas macias favoritas do seu filho, uma fina camada de manteiga de nozes ou uma garoa de mel.
5. Ovos
Os ovos são um alimento poderoso para crianças e adultos.
Eles apóiam a saúde ocular e o desenvolvimento adequado do cérebro e são ricos em proteínas, gorduras saudáveis e uma série de outros nutrientes (15, 16, 17, 18).
Mexa-os ou sirva-os cozidos e descascados. Certifique-se de cortar qualquer um desses pedaços em pedaços pequenos, especialmente quando a criança se esforçar para se auto-alimentar.
Observe que os ovos estão entre os oito alimentos mais comuns para crianças que causam alergias. A maioria das crianças supera a alergia, mas é importante observar os sintomas, que podem incluir urticária, congestão nasal, problemas digestivos, tosse, chiado no peito e falta de ar.
Os ovos podem raramente causar anafilaxia, uma reação grave com risco de vida que pode contrair as vias aéreas ou causar tontura ou perda de consciência. Converse com um pediatra se você estiver preocupado com uma alergia ao ovo (19).
ResumoOs ovos são excelentes para crianças e adultos. Eles são particularmente favoráveis à saúde ocular e ao desenvolvimento adequado do cérebro. Além disso, eles possuem um perfil nutricional impressionante e podem fazer parte de uma refeição ou lanche saudável.
6. Tofu firme ou sedoso
O tofu é uma excelente fonte de ferro, cálcio e proteína - com o tofu firme com as maiores concentrações (20).
Uma porção de 56 gramas de tofu firme fornece quase 1 mg de ferro, ou quase 14% do DV para o seu filho. A mesma porção também fornece 12% de suas necessidades diárias de cálcio (20).
Servido doce ou salgado, o tofu é maravilhosamente versátil. O tofu suave pode ser misturado com batidos ou purê de bananas, abacate ou queijo cottage. Seu sabor é neutro, então tudo isso fará é fornecer uma nutrição saudável.
Atire o tofu em cubos em sopas ou frite-o com seus temperos suaves favoritos. Você também pode quebrar o tofu firme com as mãos e misturá-lo com seus vegetais macios favoritos, como pimentão em cubos, tomate e cebola.
Se seu filho tem alergia à soja diagnosticada, você deseja evitar o tofu. Se essa alergia ocorrer em sua família, você deve conversar com seu pediatra.
ResumoO tofu, sedoso ou firme, é embalado com ferro, cálcio e proteína. É maravilhosamente versátil e pode acompanhar pratos doces ou salgados. Adicione o tofu suave aos smoothies ou misture o tofu firme com vegetais macios.
7. Picadas de frango ou peru
Pedaços macios de frango ou peru moído podem ser ótimas maneiras de incorporar mais proteínas à dieta do seu filho. Esse nutriente é necessário para o crescimento adequado (21).
Comece alimentando-os com purê de frango, peru ou cortes macios de carne. Escale a proteína primeiro e adicione leite, caldo ou iogurte para amolecer essa mistura no liquidificador ou no processador de alimentos. À medida que se acostumam com a alimentação automática, refogue a carne moída ou corte-a em pedaços pequenos.
Evite cortes de carne difíceis ou difíceis, pois podem ser difíceis demais para o seu filho mastigar ou engolir. Além disso, evite temperos condimentados ou fortes, que podem perturbar seus estômagos suaves.
ResumoCortes mais suaves de carne, como frango ou peru, podem ser uma fonte de proteína para o seu crescimento. Alimente-os com purê de carnes escalfadas. À medida que melhoram a mastigação, refogue o solo ou pequenos pedaços pequenos. Evite sabores fortes.
8. Abacate
O abacate é uma comida fantástica para alimentar o seu filho de 1 ano de idade. A textura cremosa é especialmente útil durante esse período de transição, enquanto o impressionante perfil nutricional suporta o crescimento do seu filho (22).
Além disso, 30 a 40% das calorias de seu filho devem vir de gordura, de acordo com a American Heart Association (23).
Os abacates são embalados com gorduras saudáveis, que beneficiam o cérebro e o coração do seu filho. Meia xícara (75 gramas) de abacate cru em cubos fornece quase 9 gramas de gorduras insaturadas saudáveis (24).
Cubo ou amasse-os e espalhe-os em torradas ou em um biscoito. Experimente misturar abacate com outras frutas e legumes de textura macia, como abóbora cozida ou batata-doce.
ResumoOs abacates embalam gorduras e fibras saudáveis, proporcionando uma textura de transição ideal para o seu bebê. Cubo ou amasse-os ou misture-os com outras frutas e vegetais favoritos.
9. Água
À medida que o tyke retira o leite materno ou a fórmula, eles precisam se hidratar. A água é uma escolha ideal. Encha os copos com canudinho e reabasteça sempre que necessário.
Seu filho de um ano deve estar recebendo pelo menos um copo de 237 ml de água por dia. Eles podem precisar de mais se estiverem ativos, doentes ou em temperaturas quentes. Além disso, eles precisarão de mais à medida que envelhecem (25).
Em caso de dúvida, verifique as fraldas - elas devem urinar pelo menos a cada 6 horas.
ResumoA água deve ser fornecida à medida que o seu tyke retira o leite materno ou a fórmula. Nessa idade, eles devem tomar pelo menos 1 xícara (237 ml) por dia.
10. Brócolis, ervilha e cenoura no vapor
Cozinhar legumes no vapor, como brócolis, ervilha e cenoura, é uma excelente maneira de apresentar seu filho a esse importante grupo de alimentos.
Brócolis, cenoura e ervilha embalam fibras e vitamina C. Além disso, as cenouras contêm luteína, que apóia a saúde ocular, enquanto as ervilhas embalam proteínas de construção muscular (26, 27, 28).
Aventure-se com outros vegetais, incluindo pastinagas cozidas no vapor, batata doce e abóbora também. Sirva com um molho de iogurte com limão ou hummus.
Você vai querer adiar qualquer uma dessas matérias-primas, pois elas ainda são difíceis de mastigar.
ResumoVegetais fumegantes os suavizam para uma textura ideal para o seu crescimento. Brócolis, cenoura e ervilha são ótimas opções, mas fique à vontade para se aventurar.
11. Purê de feijão
Meia xícara (130 gramas) de purê de feijão fornece quase 39% do DV para ferro para seu filho (29).
O feijão triturado, seja preto, rim ou feijão branco, é uma rica fonte de ferro, necessária para que seu filho mantenha as células sangüíneas saudáveis (30).
Servi-los juntamente com alimentos ricos em vitamina C, como brócolis, tomate picado ou purê de batata-doce, ajudará a absorver o ferro com muito mais eficiência (31).
Essa combinação de ferro e vitamina C é especialmente importante se o bebê não comer carne, pois o corpo absorve o ferro heme de origem animal com mais eficiência do que o ferro não heme de origem vegetal (31, 32).
ResumoO purê de feijão possui nutrientes impressionantes, incluindo ferro. Isso é especialmente importante para a saúde do seu filho e ajuda a manter as células sanguíneas saudáveis. Coma feijão com alimentos ricos em vitamina C para ajudar a aumentar a absorção de ferro.
12. Hummus
O hummus mistura grão de bico e manteiga de gergelim, que são combinadas para fornecer uma abundância de proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais (33).
Espalhe o hummus em alguns biscoitos integrais ou sirva-o ao lado da fonte de proteína favorita do seu filho, um pedaço de queijo ou um vegetariano cozido no vapor.
Existem ótimas opções de compra na loja, mas se você estiver se sentindo inspirado, é fácil fazê-lo. Basta combinar um pouco de alho, manteiga de gergelim (tahine), grão de bico e azeite de oliva em um processador de alimentos até ficar homogêneo.
Ainda assim, lembre-se de que as sementes de gergelim, usadas para fazer manteiga de gergelim, estão entre os 10 principais alérgenos alimentares mais comuns, representando 17% das alergias alimentares em crianças. Apenas 20 a 30% das crianças afetadas superam isso (34).
Por esse motivo, certifique-se de apresentar este e outros alimentos que contêm gergelim ao seu filho em quantidades muito pequenas e observe reações comuns como urticária e vômito (34).
ResumoO hummus é um ótimo alimento para ser introduzido nessa idade, pois fornece uma abundância de proteínas, gorduras saudáveis e outros nutrientes.
A linha inferior
Muito está acontecendo com o seu filho de 1 ano de idade. Eles estão experimentando se alimentar, aprendendo a sentir fome e plenitude e afirmando sua independência, entre vários outros marcos do desenvolvimento.
À medida que você navega nesse período de crescimento e mudança, há muitas opções de alimentos práticos e saudáveis, incluindo frutas frescas e macias, vegetais cozidos no vapor, tofu e ovos.
Os pontos principais são a seleção de alimentos fáceis de mastigar, macios e altamente nutritivos.
É uma boa ideia introduzir novos alimentos em pequenas quantidades e uma por vez. A cada novo alimento, observe as reações adversas e pare de alimentá-los se observar sinais de intolerância ou alergia.
No entanto, se você suspeitar que é simplesmente uma questão de gosto ou se seu filho não usar imediatamente esses ou outros alimentos, continue tentando. Pode levar de 6 a 15 exposições a um novo alimento para que seu filho o aceite na dieta.
Não se preocupe se o apetite for instável ou se as opções de alimentos variam como o vento - tudo isso faz parte do processo.