Autor: Marcus Baldwin
Data De Criação: 21 Junho 2021
Data De Atualização: 10 Fevereiro 2025
Anonim
Conheça a dieta que ameniza os sintomas da síndrome do intestino irritável
Vídeo: Conheça a dieta que ameniza os sintomas da síndrome do intestino irritável

Contente

Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.

Na maioria dos casos, a diarreia é causada por um vírus ou bactéria que seu corpo está tentando eliminar. No entanto, comer alimentos específicos também pode desencadear um surto de diarreia.

Os alimentos que provocam a diarreia diferem entre as pessoas, mas os culpados comuns incluem laticínios, alimentos picantes e certos grupos de vegetais.

Este artigo analisa 10 alimentos que comumente causam diarreia, os melhores tratamentos e quando consultar um médico.

Por que alguns alimentos causam diarréia?

Os tipos de alimentos que provocam a diarreia variam entre as pessoas. Se você tem intolerância alimentar, comer esse alimento específico pode causar diarréia ou fezes moles.

Laticínios e glúten são intolerâncias alimentares comuns.


As intolerâncias alimentares costumam ser a causa da diarreia crônica. Outros sintomas de intolerância alimentar incluem cólicas ou dores estomacais, distensão abdominal e gases.

Uma intolerância alimentar é diferente de uma alergia alimentar. As alergias alimentares também podem causar diarreia, juntamente com urticária, coceira na pele, congestão e aperto na garganta.

A má absorção também pode causar diarreia. Isso ocorre quando o intestino delgado é menos capaz de absorver os nutrientes dos alimentos que você ingere. Algumas intolerâncias alimentares podem causar má absorção.

Dito isso, certos alimentos podem causar diarreia mesmo em pessoas sem intolerâncias alimentares. Freqüentemente, são alimentos que contêm grandes quantidades de especiarias, ingredientes artificiais, óleos ou estimulantes do cólon.

Resumo

Vários alimentos podem causar diarreia, mesmo em pessoas sem intolerâncias alimentares. Os gatilhos específicos variam entre os indivíduos.

1. Comida apimentada

Alimentos picantes estão entre as causas mais comuns de diarreia induzida por alimentos. Isso é especialmente provável com temperos fortes aos quais seu corpo não está acostumado.


Pimentas e misturas de curry são culpados comuns. Uma substância química chamada capsaicina aquece as pimentas.

mostra que, embora a capsaicina possa ter vários benefícios à saúde, como tratar a dor e a artrite, também é um irritante potente. A capsaicina pode irritar a mucosa do estômago durante a digestão.

Quando consumida em grandes quantidades, a capsaicina pode causar os seguintes sintomas:

  • náusea
  • vomitando
  • dor abdominal
  • diarréia ardente

Se alimentos picantes estão causando diarreia, experimente adicionar um chute à sua comida com especiarias que não contenham capsaicina, como mostarda em pó ou páprica moída. Eles tendem a ser mais suaves no estômago.

Resumo

A capsaicina na pimenta malagueta pode irritar o sistema digestivo. Isso pode causar diarreia em queimação e outros sintomas desconfortáveis.

2. Substitutos do açúcar

Os substitutos do açúcar incluem adoçantes artificiais (por exemplo, aspartame, sacarina e sucralose) e álcoois de açúcar (por exemplo, manitol, sorbitol e xilitol).


Alguns substitutos do açúcar podem perturbar o sistema digestivo. Na verdade, alguns alimentos que os contêm têm um aviso no rótulo sobre seu potencial efeito laxante.

Comer ou beber álcool de açúcar, em particular, pode ter um efeito laxante, induzindo diarréia e gases.

Se você suspeita que substitutos do açúcar estão causando diarreia, tente diminuir. Alimentos comuns que contêm adoçantes artificiais incluem:

  • goma de mascar
  • doces e sobremesas sem açúcar
  • refrigerantes diet
  • outras bebidas dietéticas
  • cereais com açúcar reduzido
  • condimentos com baixo teor de açúcar, como creme para café e ketchup
  • alguns cremes dentais e enxaguatórios bucais
Resumo

Os substitutos do açúcar, chamados álcoois de açúcar, podem ter um efeito laxante. Verifique o rótulo dos ingredientes e procure um aviso de laxante.

3. Leite e outros produtos lácteos

Se você descobrir que tem fezes amolecidas após beber leite ou comer laticínios, pode ter intolerância à lactose.

Muitas pessoas não sabem que têm intolerância à lactose. Tende a ocorrer em famílias e pode se desenvolver mais tarde na vida.

A intolerância à lactose significa que seu corpo não tem as enzimas para quebrar certos açúcares nos laticínios.

Em vez de quebrá-lo, seu corpo se desfaz desses açúcares muito rapidamente, geralmente na forma de diarréia.

Existem muitos substitutos para o leite de vaca no mercado, incluindo:

  • leite sem lactose
  • leite de Aveia
  • leite de amêndoa
  • leite de soja
  • leite de caju
Resumo

A intolerância à lactose é uma causa comum de diarreia crônica. Se você tiver essa condição, evitar laticínios deve limpar a diarreia.

4. Café

A cafeína do café é um estimulante. Faz você se sentir mentalmente alerta e também estimula o sistema digestivo. Muitas pessoas evacuam logo após uma xícara de café.

De acordo com a International Foundation for Gastrointestinal Disorders (IFFGD), beber 2-3 xícaras de café ou chá por dia pode causar diarreia.

Muitas pessoas também adicionam outros estimulantes digestivos ao café, como leite, substitutos do açúcar ou cremes, o que aumenta o efeito laxante da bebida.

Para algumas pessoas, mesmo o café descafeinado pode estimular o intestino por causa de outros produtos químicos presentes no café.

Usar substitutos do leite, como leite de aveia ou creme de coco, pode reduzir os efeitos laxantes do café. Caso contrário, se você acha que o café está causando diarreia, tente mudar para o chá verde ou outra bebida quente.

Resumo

O café contém cafeína, que estimula os movimentos intestinais. Adicionar leite, creme de leite e substitutos do açúcar pode aumentar seu efeito laxante.

5. Alimentos que contêm cafeína

Além do café, outros alimentos e bebidas que contêm cafeína podem causar diarreia ou fezes moles.

A cafeína ocorre naturalmente no chocolate, portanto, qualquer produto com sabor de chocolate pode conter cafeína oculta.

Alimentos e bebidas comuns que contêm cafeína incluem:

  • cola e outros refrigerantes
  • chá preto
  • chá verde
  • bebidas energéticas
  • cacau quente
  • chocolate e produtos com sabor de chocolate
Resumo

A cafeína estimula o sistema digestivo. O chocolate é uma fonte oculta comum de cafeína.

6. Frutose

A frutose é um açúcar natural encontrado nas frutas. Consumida em excesso, a frutose pode ter um efeito laxante.

Comer grandes quantidades de frutas pode causar diarreia porque isso significa ingerir altos níveis de frutose.

A frutose também é encontrada em:

  • doces
  • Refrigerantes
  • conservantes

Algumas pessoas descobrem que têm movimentos intestinais mais soltos quando frutas e vegetais frescos estão mais prontamente disponíveis nos meses de verão.

Resumo

Comer grandes quantidades de frutas ou outros alimentos ricos em frutose pode causar diarreia.

7. Alho e cebola

Tanto o alho quanto a cebola contêm sucos que, quando decompostos pelo ácido no estômago, podem liberar gases e irritar o intestino.

O alho e a cebola são frutanos, um carboidrato que o corpo tem dificuldade em digerir. Eles também contêm fibras insolúveis, que podem fazer com que os alimentos se movam mais rapidamente através do sistema digestivo.

Eles também são alimentos ricos em FODMAP, que é um grupo de carboidratos que pode causar diarreia em algumas pessoas. Os álcoois de açúcar, discutidos anteriormente neste artigo, são outro alimento com alto FODMAP que pode causar diarreia.

Se você deseja substituir o alho e a cebola em sua dieta, experimente usar aipo ou erva-doce. Eles podem dar à sua comida um sabor semelhante, mas com menos risco de diarréia e gases.

Resumo

Alho e cebola são notoriamente difíceis de digerir, causando gases e diarréia.

8. Brócolis e couve-flor

Brócolis e couve-flor são vegetais crucíferos. Eles são ricos em nutrientes e fibra vegetal a granel.

Esses vegetais têm muitos benefícios para a saúde, mas o trato digestivo pode ter problemas para processá-los.

Se você não está acostumado a comer grandes quantidades de fibras, uma porção grande pode causar prisão de ventre, gases ou diarréia. Experimente começar com pequenas porções e aumentar lentamente a ingestão de fibras.

Uma dieta rica em fibras pode ajudar a reduzir a diarreia e tem benefícios para a saúde digestiva e cardíaca. Leia sobre os benefícios da fibra alimentar aqui.

Resumo

Os vegetais crucíferos, incluindo brócolis e couve-flor, são difíceis de decompor pelo corpo. Comê-los tem benefícios para a saúde, mas podem causar desconforto digestivo.

9. Fast food

Alimentos gordurosos, gordurosos ou fritos contêm gorduras saturadas e gorduras trans. Esses alimentos podem causar diarreia ou piorar os sintomas. Isso ocorre porque o corpo tem dificuldade em quebrá-los.

Esses alimentos geralmente contêm pouco valor nutricional, de modo que o corpo tem pouco a extrair deles. Eles tendem a passar pelo corpo e sair rapidamente.

Alimentos comuns ricos em gorduras saturadas incluem:

  • batatas fritas
  • frango frito
  • hambúrgueres e bacon

Em vez disso, tente escolher frango grelhado, hambúrgueres de peru ou opções vegetarianas ao procurar satisfazer os desejos de fast food.

Resumo

Alimentos gordurosos, gordurosos ou fritos contêm gorduras prejudiciais à saúde que são difíceis de digerir.

10. Álcool

O consumo de álcool pode causar fezes amolecidas no dia seguinte. Isso é especialmente verdadeiro quando se bebe cerveja ou vinho.

Experimente cortar o álcool e ver se a diarreia passa. Se isso acontecer, considere reduzir o consumo de álcool para reduzir esse desconforto digestivo.

Resumo

O consumo de álcool pode causar diarreia no dia seguinte.

Como tratar a diarreia

Quando você tiver diarréia, lembre-se de beber muita água e evitar a desidratação. Seu corpo está perdendo mais água do que o normal por meio das fezes aquosas.

A quantidade de água necessária a cada dia varia de acordo com seu sexo, idade, nível de atividade e constituição física; portanto, não há diretrizes oficiais, mas muitas fontes sugerem 8 ou mais copos de 240 ml por dia. Leia mais aqui.

Comer certos alimentos também pode ajudar a aliviar a diarreia. As seguintes dietas podem ajudar:

  • a dieta BRAT, que significa bananas, arroz, purê de maçã e torradas
  • uma dieta leve que inclui alimentos macios e com baixo teor de fibras, como laticínios com baixo teor de gordura, grãos processados ​​e proteína magra
  • uma dieta pobre em fibras

As bananas ricas em potássio são suaves para o estômago e ajudam a absorver água e eletrólitos que, de outra forma, você perderia com os resíduos.

Um chá de ervas sem cafeína com gengibre ou hortelã-pimenta também pode acalmar seus intestinos.

Se você precisar tomar medicamentos de venda livre (OTC), muitas opções estão disponíveis.

Loperamida (Imodium) e subsalicilato de bismuto (Pepto-Bismol) são os ingredientes ativos mais comuns em medicamentos que ajudam a aliviar a diarreia. No entanto, não tome medicamentos OTC para diarreia se seus sintomas também incluem febre ou sangue nas fezes.

Leia mais sobre remédios para diarréia aqui.

Resumo

Geralmente, você pode tratar a diarreia em casa com bastante água e alimentos com baixo teor de fibras. Medicamentos também estão disponíveis.

Loja de tratamento de diarreia

Medicamentos antidiarréicos e remédios caseiros estão disponíveis ao balcão em lojas de saúde locais e online.

  • chá de gengibre
  • Chá de hortelã
  • Imodium (loperamida)
  • Pepto-Bismol (subsalicilato de bismuto)
  • medicação antidiarreica

Quando ver um médico

Se você tem diarreia frequente ou crônica, consulte um médico. Eles podem ajudá-lo a descobrir se isso está relacionado a uma intolerância alimentar ou a um distúrbio do sistema digestivo.

A diarreia frequente pode ser um sinal de síndrome do intestino irritável ou outro problema gastrointestinal que pode ser tratado.

Consulte um médico se você notar o seguinte:

  • diarréia frequente ou crônica
  • forte dor abdominal ou cólicas
  • sintomas graves de desidratação
  • fezes que contêm sangue ou pus

Se você não tem certeza de quais alimentos estão causando diarreia ou outros sintomas digestivos, você pode se beneficiar ao tentar uma dieta de eliminação.

Para fazer isso, você elimina certos alimentos para ver se os sintomas melhoram. Isso ajuda você a descobrir como os diferentes alimentos estão afetando seu corpo.

Resumo

Se você tiver diarreia crônica ou grave, ou outros sintomas preocupantes, consulte um médico para obter aconselhamento sobre suas causas e tratamentos.

O resultado final

Muitos alimentos comuns podem causar diarreia. Isso pode ser devido a uma intolerância alimentar ou porque a comida irrita o trato digestivo.

Alimentos comuns que causam diarreia incluem alimentos picantes, alimentos fritos ou gordurosos, laticínios e substitutos do açúcar.

Se você suspeita que determinado alimento está causando diarreia, tente eliminá-lo da dieta para ver se os sintomas digestivos desaparecem.

Recomendado

Abiraterona

Abiraterona

A abiraterona é u ada em combinação com a predni ona para tratar um certo tipo de câncer de pró tata que e e palhou para outra parte do corpo. A abiraterona e tá em uma c...
Remoção de rim

Remoção de rim

A remoção do rim, ou nefrectomia, é uma cirurgia para remover todo ou parte de um rim. Pode envolver:Parte de um rim removido (nefrectomia parcial).Todo de um rim removido (nefrectomia ...