Crioterapia: as verrugas congelantes são um tratamento eficaz?
Contente
- Visão geral
- Que tipos de verrugas podem ser tratadas por congelamento?
- Quem é um bom candidato para esse tipo de tratamento?
- O que acontece durante este procedimento?
- Você pode congelá-los em casa?
- O que devo fazer após o tratamento?
- Quão eficaz é esse tratamento?
- Existem complicações?
- Outlook
Visão geral
Uma maneira dos médicos removerem as verrugas é congelando-as. Isso também é conhecido como crioterapia. Durante o tratamento, um médico aplica diretamente nitrogênio líquido, uma substância muito fria, nas verrugas. Isso faz com que as verrugas congelem.
Continue lendo para aprender sobre a crioterapia, incluindo como ela se compara a outros tratamentos para verrugas, como é o procedimento e o processo de recuperação.
Que tipos de verrugas podem ser tratadas por congelamento?
A maioria das verrugas que não estão na área genital pode ser tratada com crioterapia. Pesquisas sugerem que a crioterapia pode ser particularmente eficaz no tratamento de verrugas da mão, mesmo quando comparado aos cremes tópicos tradicionais. A crioterapia também pode ser útil no tratamento de verrugas plantares nos pés.
Quem é um bom candidato para esse tipo de tratamento?
Você pode ser um bom candidato se tratamentos sem receita (OTC), como ácido salicílico, não tiverem tratado suas verrugas com sucesso. A crioterapia também pode ser uma boa opção se você deseja tratar rapidamente sua verruga.
Pessoas sensíveis à dor, como crianças pequenas e idosos, podem ter dificuldade com o procedimento.
O que acontece durante este procedimento?
A crioterapia geralmente pode ser feita no consultório do seu médico. Durante o procedimento, seu médico corta sua verruga com uma faca pequena e afiada. Em seguida, eles aplicam a substância gelada com um cotonete ou spray. O nitrogênio líquido é geralmente usado como substância congelante, embora o dióxido de carbono também possa ser usado.
A crioterapia pode doer. Em alguns casos, seu médico pode aplicar um anestésico local à sua verruga para evitar causar dor durante o tratamento. O procedimento não leva muito tempo. Para verrugas maiores, você pode precisar de sessões de acompanhamento para reaplicar a crioterapia a essas verrugas.
Você pode congelá-los em casa?
A crioterapia envolvendo nitrogênio líquido deve ser realizada apenas por um profissional de saúde.
Você poderá usar um produto OTC, como o Composto W Freeze Off ou o Freeze Away Easy Wart Remover, para tratar verrugas menores em casa. Estes kits usam uma mistura de propano misturada em éter dimetílico. Normalmente, um aplicador de espuma é embebido com esta mistura. Você aplica o aplicador diretamente à sua verruga. Lembre-se de seguir todas as instruções cuidadosamente para obter os melhores resultados e o mínimo de dor.
O que devo fazer após o tratamento?
Você pode sentir alguma dor por até três dias após o procedimento. Você deve estar totalmente recuperado em duas semanas.
Há uma chance de cicatrizes mínimas. Você também pode desenvolver uma bolha no local da verruga. Se o blister quebrar, limpe a área com um pano anti-séptico. Isso minimizará a propagação do vírus pela verruga.
Na maioria dos casos, a bolha e a verruga desaparecem dentro de alguns dias. Se o blister ainda estiver causando dor ou ainda contiver líquido após isso, chame seu médico para uma segunda avaliação.
Quão eficaz é esse tratamento?
Há pesquisas limitadas sobre a eficácia da crioterapia no tratamento de verrugas. Um estudo mais antigo de 2002 descobriu que a terapia de oclusão de fita adesiva era mais eficaz no tratamento da verruga comum do que na crioterapia. Segundo o estudo, a crioterapia tratou com sucesso as verrugas em 60% dos participantes. A terapia de oclusão em fita adesiva foi bem-sucedida em 85% dos participantes. A terapia de oclusão da fita adesiva deve ser realizada apenas por um profissional certificado.
Mais pesquisas são necessárias para entender melhor a eficácia da crioterapia no tratamento de verrugas.
Existem complicações?
A crioterapia para verrugas geralmente é segura, mas apresenta alguns riscos. A maior complicação possível é a infecção da ferida, geralmente por bactérias. Os sintomas incluem:
- aumento de inchaço
- dor latejante
- febre
- descarga amarela
- pus
As infecções bacterianas podem ser tratadas com antibióticos orais.
Algumas outras complicações possíveis da crioterapia incluem:
- danos aos nervos, que podem levar a dormência temporária
- cura lenta
- formação de úlcera
- cicatriz de longa duração ou pigmentação alterada
- lesões de pele
Outlook
A crioterapia pode ser um tratamento eficaz para verrugas não genitais que fornece cicatrizes mínimas. É normalmente usado se os tratamentos tópicos não forem eficazes isoladamente no tratamento de verrugas. São necessárias mais pesquisas para entender sua eficácia, mas a maioria dos dermatologistas a oferece como um tratamento potencial.