O que causa descarga mamilar (galactorréia)?
Contente
- Quais são os sintomas da galactorreia?
- O que causa a galactorreia?
- Prolactinoma
- Outros tumores
- Outras causas em ambos os sexos
- Em mulheres
- Em machos
- Em recém-nascidos
- Como a galactorreia é diagnosticada?
- Como a galactorreia é tratada?
- Qual é a perspectiva?
O que é galactorreia?
A galactorreia ocorre quando o leite ou uma secreção semelhante ao leite vaza dos mamilos. É diferente da secreção regular de leite que ocorre durante e após a gravidez. Embora possa afetar todos os sexos, tende a ocorrer com mais frequência em mulheres entre 20 e 35 anos.
Embora ver inesperadamente o que parece ser leite saindo de seus mamilos possa ser alarmante, muitas vezes não é nada com que se preocupar. Mas, em casos raros, pode ser um sinal de uma doença subjacente que precisa de tratamento.
Quais são os sintomas da galactorreia?
O principal sintoma da galactorreia é uma substância branca que sai do mamilo.
Esta descarga pode:
- vazar ocasionalmente ou quase constantemente
- sai de um ou ambos os mamilos
- variam em quantidade de leve a pesado
Você também pode ter outros sintomas, dependendo da causa subjacente.
O que causa a galactorreia?
Várias coisas podem causar galactorreia em todos os sexos. Lembre-se de que algumas pessoas têm o que os médicos chamam de galactorreia idiopática. Isso é galactorreia sem causa clara. O tecido mamário pode simplesmente ser mais sensível a certos hormônios.
Prolactinoma
A galactorreia geralmente é causada por um prolactinoma. Este é um tumor que se forma na glândula pituitária. Pode pressionar a glândula pituitária, estimulando-a a produzir mais prolactina. A prolactina é o hormônio em grande parte responsável pela lactação.
Nas mulheres, um prolactinoma também pode causar:
- períodos infrequentes ou ausentes
- libido baixa
- problemas de fertilidade
- crescimento excessivo de cabelo
Os homens também podem notar:
- libido baixa
- disfunção erétil
Se ficar grande o suficiente para colocar pressão nos nervos do cérebro próximos à glândula pituitária, você também poderá notar dores de cabeça frequentes ou alterações na visão.
Outros tumores
Outros tumores também podem pressionar a haste da glândula pituitária, onde ela se conecta ao hipotálamo, uma área na base do cérebro. Isso pode interromper a produção de dopamina. Além de regular suas emoções, a dopamina também ajuda a manter seus níveis de prolactina sob controle, diminuindo-os conforme necessário.
Se você não está produzindo dopamina suficiente, sua glândula pituitária pode produzir muita prolactina, resultando em secreção mamilar.
Outras causas em ambos os sexos
Muitas outras condições podem causar excesso de prolactina. Esses incluem:
- hipotireoidismo, que acontece quando a glândula tireoide não funciona em sua capacidade total
- tomar certos medicamentos para hipertensão, como metildopa (Aldomet)
- doenças renais de longo prazo
- doenças do fígado, como cirrose
- alguns tipos de câncer de pulmão
- tomar medicamentos opióides, como oxicodona (Percocet) e fentanil (Actiq)
- tomar certos antidepressivos, como a paroxetina (Paxil) ou inibidores seletivos da recaptação da serotonina (SSRIs), como o citalopram (Celexa)
- usando cocaína ou maconha
- tomar certos suplementos de ervas, incluindo erva-doce ou semente de anis
- tomando procinéticos para condições gastrointestinais
- usando fenotiazinas para se livrar de parasitas
Em mulheres
A ingestão de pílulas anticoncepcionais afeta os diferentes níveis de hormônio, que podem causar galactorreia em algumas mulheres.
Em machos
O hipogonadismo masculino refere-se a ter baixo nível de testosterona. Esta é uma das causas mais comuns de galactorreia em homens. Também pode causar ginecomastia, que aumenta os seios.
Em recém-nascidos
A galactorreia também é frequentemente observada em recém-nascidos. Isso pode ser resultado do estrogênio elevado da mãe durante a gravidez. Se entrar na placenta, pode entrar no sangue de um bebê antes do nascimento. Isso pode causar seios aumentados e secreção mamilar.
Como a galactorreia é diagnosticada?
Galactorreia geralmente é um sinal de um problema de saúde subjacente, por isso é importante trabalhar com um médico para identificar a causa.
Eles provavelmente usarão uma combinação dos seguintes exames e testes para fazer um diagnóstico:
- Um físico completo. Seu médico provavelmente verá como seu mamilo responde a ser espremido e se isso causa mais secreção. Eles também podem examinar seus seios em busca de sinais de tumor.
- Exames de sangue. Testar os níveis de prolactina e do hormônio estimulador da tireoide pode ajudar a restringir ainda mais a causa potencial.
- Testes de laboratório da secreção mamilar. Se você já esteve grávida, eles podem tirar uma amostra da secreção do mamilo e examiná-la em busca de pedaços de gordura. Este é um sinal revelador de galactorreia, ajudando a diferenciá-la da lactação.
- Teste de imagem. Uma ressonância magnética ou tomografia computadorizada pode ajudar a verificar se há prolactinomas ou outros tumores próximos à glândula pituitária ou verificar se há algo incomum no tecido mamário. Uma mamografia ou ultrassom pode ajudar a identificar qualquer protuberância ou tecido mamário incomum.
- Testes de gravidez. Se houver alguma chance de você estar grávida, seu médico pode querer usar um teste de gravidez para descartar a lactação.
Como a galactorreia é tratada?
O tratamento da galactorreia depende da causa. Mas se você tiver um pequeno prolactinoma que esteja causando outros sintomas, a condição pode se resolver por conta própria.
Alguns outros tratamentos potenciais para galactorreia incluem:
- Evitar medicamentos que possam estar causando o corrimento. Se você suspeitar que um medicamento que está tomando pode estar causando galactorreia, converse com seu médico para ver se há outro que você possa tomar. Apenas certifique-se de não parar de tomar nada abruptamente, pois isso pode levar a outros efeitos colaterais indesejados.
- Tomar medicamentos para diminuir ou interromper a prolactina, aumentando seus níveis de dopamina. Exemplos comuns incluem bromocriptina (Cycloset) ou cabergolina (Dostinex). Esses medicamentos podem ajudar a diminuir os prolactinomas e outros tumores. Eles também podem ajudar a regular os níveis de prolactina.
- Cirurgia para remover um prolactinoma ou outro tumor. Se a medicação não parece funcionar ou o tumor é muito grande, você pode precisar de cirurgia para removê-lo.
Qual é a perspectiva?
Depois de determinar a causa, a maioria das pessoas com galactorreia se recupera totalmente. Os tumores da glândula pituitária costumam ser inofensivos e a medicação pode ajudar a controlar os sintomas que eles causam. Nesse ínterim, tente evitar fazer qualquer coisa que crie mais secreção mamilar, como estimulá-los durante o sexo ou usar roupas apertadas.