Herpes genital
Contente
Resumo
O herpes genital é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada por um vírus herpes simplex (HSV). Pode causar feridas na área genital ou retal, nas nádegas e nas coxas. Você pode pegá-lo fazendo sexo vaginal, anal ou oral com alguém que o tenha. O vírus pode se espalhar mesmo quando não há feridas. As mães também podem infectar seus bebês durante o parto.
Os sintomas do herpes são chamados de surtos. Você geralmente tem feridas perto da área onde o vírus entrou no corpo. As feridas são bolhas que se rompem e tornam-se doloridas e depois cicatrizam. Às vezes, as pessoas não sabem que têm herpes porque não apresentam sintomas ou apresentam sintomas muito leves. O vírus pode ser mais sério em bebês recém-nascidos ou em pessoas com sistema imunológico fraco.
Surtos repetidos são comuns, especialmente durante o primeiro ano. Com o tempo, você os desenvolve com menos frequência e os sintomas tornam-se mais leves. O vírus permanece em seu corpo por toda a vida.
Existem testes que podem diagnosticar o herpes genital. Não há cura. No entanto, os medicamentos podem ajudar a diminuir os sintomas, diminuir os surtos e diminuir o risco de transmissão do vírus a outras pessoas. O uso correto de preservativos de látex pode reduzir, mas não eliminar, o risco de contrair ou espalhar herpes. Se você ou seu parceiro for alérgico ao látex, você pode usar preservativos de poliuretano. A maneira mais confiável de evitar a infecção é não fazer sexo anal, vaginal ou oral.