O que posso comer se tiver diabetes gestacional? Lista de alimentos e mais
Contente
- O que é diabetes gestacional?
- Que alimentos você deve comer?
- Alimentação básica saudável
- Nutrientes
- Lanches e refeições
- Que tal frutas?
- Quais alimentos você deve evitar?
- Quais são as complicações?
- Como o diabetes gestacional é tratado?
- Outras etapas para uma gravidez saudável
- O resultado final
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.
Se você foi diagnosticado com diabetes gestacional ou está preocupado que isso possa ser um fator em sua gravidez, você provavelmente tem muitas dúvidas e definitivamente não está sozinho.
Felizmente, o diabetes gestacional muitas vezes pode ser controlado apenas com dieta e exercícios, e isso não significa que você não terá uma gravidez saudável.
Vamos falar sobre o diabetes gestacional, como é tratado e o que você pode fazer para ajudar a combatê-lo com alimentos e atividades adequadas.
O que é diabetes gestacional?
O diabetes gestacional é o diabetes que ocorre apenas em mulheres grávidas. Isso significa que você não pode ter diabetes gestacional a menos que esteja grávida.
O diabetes gestacional é definido como alto nível de açúcar no sangue que se desenvolve durante ou é identificado pela primeira vez durante a gravidez.
Durante a gravidez, a maneira como seu corpo usa a insulina muda. A insulina é um hormônio que permite às células absorver e usar glicose, ou açúcar, para obter energia.
Você naturalmente se tornará mais resistente à insulina quando estiver grávida para ajudar a fornecer mais glicose ao seu bebê.
Em algumas pessoas, o processo dá errado e seu corpo para de responder à insulina ou não produz insulina suficiente para fornecer a glicose de que você precisa. Quando isso acontecer, você terá muito açúcar no sangue. Isso causa diabetes gestacional.
Que alimentos você deve comer?
Alimentação básica saudável
- Coma proteínas em todas as refeições.
- Inclua frutas e vegetais diários em sua dieta.
- Limite ou evite alimentos processados.
- Preste atenção ao tamanho das porções para evitar comer demais.
Se você tem diabetes gestacional, manter uma dieta saudável e balanceada pode ajudá-la a controlar seus sintomas sem a necessidade de medicação.
Em geral, sua dieta deve incluir proteínas e a mistura certa de carboidratos e gorduras. Muitos carboidratos podem levar a picos de açúcar no sangue.
Se você deseja um pouco de carboidratos, certifique-se de que seja do tipo bom e complexo - pense em legumes, grãos inteiros e vegetais ricos em amido como batata-doce e abóbora.
Se você for diagnosticado com diabetes gestacional ou estiver em risco de desenvolver diabetes gestacional, pergunte ao seu médico sobre como trabalhar com um nutricionista especializado em diabetes gestacional ou nutrição durante a gravidez.
Um nutricionista pode ajudá-lo a planejar suas refeições e criar um plano alimentar que mantenha você e o bebê saudáveis com alimentos de que você realmente goste.
Nutrientes
Procure basear suas refeições em proteínas, gorduras saudáveis e fibras. Inclua muitos alimentos frescos e limite a ingestão de alimentos processados.
Esses desejos de batata frita podem ser difíceis de resistir, então procure manter alternativas saudáveis em casa para quando os desejos aparecerem. Além do mais, encher-se de opções saciantes, como alimentos ricos em proteínas, pode ajudá-lo a ficar satisfeito, então é menos provável que anseie por itens menos nutritivos.
Embora a tolerância aos carboidratos possa variar significativamente entre as gestantes com diabetes gestacional, mostra que uma dieta que forneça calorias totais dos carboidratos é geralmente ideal para promover o controle ideal do açúcar no sangue.
No entanto, lembre-se de que suas necessidades e tolerância a carboidratos são específicas para você. Eles dependem de fatores como uso de medicamentos, peso corporal e controle de açúcar no sangue.
Trabalhe com sua equipe de saúde, incluindo seu médico e nutricionista, para elaborar um plano para promover o controle de açúcar no sangue durante a gravidez que se adapte às suas necessidades individuais.
Lanches e refeições
Os lanches são ótimos para manter os níveis de açúcar no sangue estáveis (e para satisfazer o ataque do lanche noturno!). Aqui estão algumas opções mais saudáveis para lanches e refeições, se você tem diabetes gestacional:
- Legumes frescos ou congelados. Os vegetais podem ser saboreados crus, assados ou cozidos no vapor. Para um lanche satisfatório, combine vegetais crus com uma fonte de proteína como homus ou queijo.
- Omeletes vegetarianos feitos com ovos inteiros ou claras de ovo. Ovos inteiros são uma excelente fonte de muitos nutrientes, enquanto as claras fornecem principalmente proteínas.
- Aveia cortada em aço coberta com sementes de abóbora, coco sem açúcar e frutas vermelhas.
- Frutas frescas combinadas com um punhado de nozes ou uma colher de manteiga de nozes.
- Peitos de peru ou frango. Não tenha medo de comer a pele!
- Peixes assados, especialmente peixes gordurosos como salmão e truta.
- Torrada de batata doce coberta com purê de abacate e tomate cereja.
- Iogurte grego sem açúcar coberto com sementes de girassol, canela e maçã em cubos.
Além disso, experimente essas receitas de lanches e refeições adequados para o diabetes.
Que tal frutas?
Sim, você ainda pode comer frutas se tiver diabetes gestacional. Você só precisa comer com moderação. Se você estiver preocupado ou quiser ajuda para controlar os carboidratos que estão incluídos nas frutas que você gostaria de comer, converse com um nutricionista registrado. (Novamente, suas necessidades e tolerância de carboidratos são exclusivas para você!)
As frutas vermelhas são uma escolha excelente, pois são relativamente pobres em açúcar e ricas em fibras, então prepare-se para estocá-las e jogá-las em um smoothie, iogurte ou aveia integral. Experimente congelá-los para obter mais crocância.
Aqui estão sete tipos de frutas para experimentar durante a gravidez.
Quais alimentos você deve evitar?
Não é divertido evitar alguns dos seus alimentos favoritos, mas existem muitas alternativas deliciosas. Você deve evitar alimentos altamente processados, como pão branco e, em geral, qualquer coisa que tenha muito açúcar.
Por exemplo, você deve evitar o seguinte:
- comida rápida
- bebidas alcoólicas
- produtos assados, como muffins, donuts ou bolos
- comida frita
- bebidas açucaradas, como refrigerantes, sucos e bebidas adoçadas
- doce
- alimentos com muito amido, como massa branca e arroz branco
- cereais adoçados, barras de granola açucaradas e aveia adoçada
Se você não tiver certeza, pergunte ao seu médico sobre os alimentos que você costuma comer. Eles podem ajudá-lo a identificar o que deve ser evitado e fornecer alternativas que o manterão satisfeito.
Quais são as complicações?
O diabetes gestacional pode causar preocupações para você e para o bebê, mas não deixe você ficar ansiosa. Aqui estão algumas complicações que você pode encontrar e que podem ser evitadas gerenciando sua saúde com seu médico.
Glicose extra em seu corpo pode fazer seu bebê ganhar peso. Um bebê maior coloca você em risco de ter um parto mais difícil porque:
- os ombros do bebê podem ficar presos
- você pode sangrar mais
- o bebê pode ter dificuldade em manter o açúcar no sangue estável após o nascimento
O diabetes gestacional também aumenta o risco de hipertensão durante a gravidez.
Na maioria dos casos, o diabetes gestacional desaparece após o nascimento do bebê. No entanto, para algumas pessoas, o açúcar elevado no sangue pode persistir após a gravidez. Isso é chamado de diabetes tipo 2.
Ter diabetes gestacional também aumenta o risco de desenvolver diabetes mais tarde na vida. Após o nascimento, você e seu bebê serão examinados quanto a diabetes.
Para ter certeza de diminuir o risco de complicações, converse com seu médico sobre os cuidados continuados antes e depois do nascimento do bebê.
Como o diabetes gestacional é tratado?
O tratamento para diabetes gestacional depende de seus níveis de glicose no sangue.
Em muitos casos, o diabetes gestacional pode ser tratado apenas com dieta e exercícios. Em alguns casos, pode ser necessário tomar medicamentos orais, como metformina (Glucophage, Glumetza) ou insulina injetável para baixar o açúcar no sangue.
Outras etapas para uma gravidez saudável
Não é apenas a comida que pode ajudar você a se manter saudável com diabetes gestacional. Além de manter uma dieta bem balanceada, há outras coisas que você pode fazer para ter uma gravidez saudável:
- Exercite-se regularmente. Procure fazer pelo menos 30 minutos de exercícios 5 dias por semana. Não tenha medo de incorporar uma ampla gama de atividades, tanto para sua saúde quanto para sua diversão. Apenas lembre-se de falar com seu médico antes de iniciar qualquer novo exercício (no caso de você sentir vontade de começar o parkour!).
- Não pule refeições. Para regular os níveis de açúcar no sangue, faça um lanche ou refeição saudável a cada 3 horas ou mais. Comer alimentos ricos em nutrientes regularmente pode ajudar a mantê-lo saciado e estabilizar os níveis de açúcar no sangue.
- Tome suas vitaminas pré-natais, incluindo quaisquer probióticos, se forem recomendados pelo seu médico.
- Veja seu medico tão frequentemente quanto eles recomendam - eles querem você saudável.
Compre vitaminas pré-natais.
O resultado final
Se você for diagnosticado com diabetes gestacional durante a gravidez, saiba que com a dieta certa e exercícios, você pode ter uma gravidez, trabalho de parto e parto saudáveis.
Converse com seu médico sobre a combinação certa de alimentos saudáveis, atividade física de que você pode desfrutar e tratamentos recomendados para manter você e seu filho saudáveis e fortes.