Artrite psoriática e glúten: eles estão conectados?
Contente
- O que é artrite psoriática?
- O que é glúten?
- O que são doença celíaca e intolerância não celíaca ao glúten?
- Qual é a conexão entre intolerância ao glúten e artrite psoriática?
- Dieta livre de glúten
- O takeaway
O que é artrite psoriática?
A artrite psoriática é uma doença auto-imune crônica que causa dor e rigidez nas articulações. Está frequentemente relacionado à psoríase, uma condição que causa manchas vermelhas, elevadas e escamosas na pele. Segundo a Fundação Nacional de Psoríase, 85% das pessoas que desenvolvem artrite psoriásica experimentaram psoríase primeiro.
Se você tem artrite psoriática, seu sistema imunológico confunde células saudáveis nas articulações e na pele por invasores estrangeiros. Como resultado, seu sistema imunológico ataca essas células. Isso pode causar inflamação nas articulações, sintomas na pele e fadiga.
A artrite psoriática não tem cura, mas seu médico pode prescrever medicamentos para ajudar a tratar seus sintomas. Em alguns casos, eles também podem recomendar mudanças no estilo de vida. Por exemplo, se eles suspeitarem que o glúten desencadeia seus sintomas, eles podem aconselhá-lo a evitá-lo. Segundo a Fundação Nacional de Psoríase, até 25% das pessoas com psoríase também podem ser sensíveis ao glúten. Quando eles comem alimentos que contêm glúten, um tipo de proteína encontrada em certos grãos, seu sistema imunológico reage exageradamente.
O que é glúten?
O glúten é uma forma de proteína encontrada em:
- trigo, incluindo formas antigas de trigo, como espelta e Khorasan
- cevada
- centeio
A aveia é frequentemente contaminada com glúten porque muitas aveias são processadas juntamente com trigo ou outros grãos que contêm glúten. Produtos de pão, assados e massas são fontes comuns de glúten. Pode ser encontrada em alimentos e ingredientes menos óbvios, incluindo muitos molhos, molhos para salada e misturas de temperos.
Se o seu médico suspeitar que você tenha uma sensibilidade ao glúten que desencadeia os sintomas da artrite psoriática, eles podem aconselhá-lo a seguir uma dieta sem glúten. Antes de fazer qualquer alteração na sua dieta, converse com seu médico. Eles podem ajudá-lo a entender os possíveis benefícios e riscos.
O que são doença celíaca e intolerância não celíaca ao glúten?
Se você não consegue tolerar o glúten, pode ter doença celíaca ou intolerância não-celíaca ao glúten.
A doença celíaca é uma doença auto-imune. Se você o possui, seu sistema imunológico responde ao glúten atacando o revestimento interno do intestino delgado. Pode causar uma grande variedade de sintomas, incluindo:
- gás
- inchaço
- constipação
- diarréia
- danos ao intestino delgado
- perda de peso
- anemia
- dor nas articulações
Se você não receber tratamento, isso pode levar a complicações graves. O seu médico pode solicitar exames de sangue e realizar uma biópsia do seu cólon para ajudar a diagnosticar a doença celíaca. Você precisa comer glúten regularmente para que esses testes funcionem.
Se você sentir sintomas quando ingerir glúten, mas obtiver resultados negativos em testes para doença celíaca, poderá ter intolerância não-celíaca ao glúten. Nenhum teste médico permite ao seu médico diagnosticar esta condição. Se eles suspeitarem que você o tem, eles podem aconselhá-lo a cortar alimentos que contêm glúten da sua dieta por vários meses. Se seus sintomas diminuirem nesse período, eles podem encorajá-lo a adicionar glúten de volta à sua dieta. Se seus sintomas aumentarem depois que você começar a comer glúten novamente, é um sinal de que você tem intolerância ao glúten.
Qual é a conexão entre intolerância ao glúten e artrite psoriática?
Intolerância ao glúten, artrite psoriática e outras condições psoriáticas desencadeiam respostas imunes anormais em seu corpo. Enquanto mais pesquisas são necessárias, alguns especialistas acreditam que existe uma conexão entre intolerância ao glúten e psoríase. Por exemplo, um estudo publicado no Journal of Investigative Dermatology descobriu que pessoas com doença celíaca tinham um risco aumentado de experimentar psoríase antes e depois do diagnóstico. Segundo pesquisadores do Journal of American Academy of Dermatology, vários estudos sugerem que a doença celíaca e a psoríase compartilham algumas vias genéticas e inflamatórias comuns.
Se você tem intolerância ao glúten e artrite psoriática, comer glúten pode desencadear sintomas de ambas as condições. O seu médico pode encorajá-lo a evitar glúten em sua dieta.
Dieta livre de glúten
Você precisa remover todos os produtos que contêm trigo, cevada ou centeio da sua dieta, se quiser ter uma dieta sem glúten. Você também precisa evitar a aveia que não é certificada como pura ou sem glúten. Peça ao seu médico ou nutricionista uma lista de alimentos e ingredientes que geralmente contêm glúten. Por exemplo, o malte é feito de cevada e encontrado em muitos produtos pré-embalados.
Você precisará ler as listas de ingredientes e perguntar sobre itens de menu em restaurantes. Pode parecer uma grande mudança no começo, mas você pode comer muitos alimentos com uma dieta sem glúten. Por exemplo, você ainda pode comer:
- frutas e vegetais frescos
- leguminosas secas, como lentilhas e grão de bico
- grãos sem glúten, como arroz, milho e quinoa
- aves, carne vermelha e frutos do mar
Se você não tem intolerância a laticínios ou lactose, também pode ingerir laticínios.
Se o seu médico suspeitar que o glúten está contribuindo para os sintomas da artrite psoriática, eles podem aconselhá-lo a eliminá-lo da sua dieta. Mas se você não mostrar sinais de intolerância ao glúten, evitar o glúten pode fazer mais mal do que bem. Seguir uma dieta restrita pode dificultar a obtenção dos nutrientes necessários para uma saúde ideal. Sempre converse com seu médico antes de cortar o glúten de sua dieta.
O takeaway
Alguns resultados de pesquisas apontam para uma conexão entre artrite psoriática e intolerância ao glúten. Mais pesquisas são necessárias para determinar o quão forte é esse vínculo.
Converse com seu médico se achar que pode ser sensível ao glúten. Eles podem encorajá-lo a cortar o glúten da sua dieta. Como alternativa, eles podem aconselhá-lo a não seguir uma dieta sem glúten. O mais importante é encontrar um plano de tratamento que funcione para você.