Autor: John Pratt
Data De Criação: 17 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 28 Junho 2024
Anonim
Sintomas de doença celíaca, alergia ao trigo e sensibilidade ao glúten não celíaca: quais são? - Bem Estar
Sintomas de doença celíaca, alergia ao trigo e sensibilidade ao glúten não celíaca: quais são? - Bem Estar

Contente

Muitas pessoas têm problemas digestivos e de saúde causados ​​pela ingestão de glúten ou trigo. Se você ou seu filho está sofrendo de intolerância ao glúten ou ao trigo, existem três condições médicas diferentes que podem explicar o que está acontecendo: doença celíaca, alergia ao trigo ou sensibilidade ao glúten não celíaca (NCGS).

O glúten é uma proteína do trigo, da cevada e do centeio. O trigo é um grão usado como ingrediente em pães, massas e cereais. O trigo também costuma aparecer em alimentos como sopas e molhos para salada. A cevada é comumente encontrada na cerveja e em alimentos que contêm malte. O centeio é mais freqüentemente encontrado no pão de centeio, na cerveja de centeio e em alguns cereais.

Continue lendo para aprender os sintomas comuns e as causas da doença celíaca, alergia ao trigo ou NCGS para que você possa começar a entender quais dessas condições você pode ter.

Sintomas de alergia ao trigo

O trigo é um dos oito principais alérgenos alimentares nos Estados Unidos. Uma alergia ao trigo é uma resposta imune a qualquer uma das proteínas presentes no trigo, incluindo, mas não se limitando ao glúten. É mais comum em crianças. Cerca de 65% das crianças com alergia ao trigo a superam aos 12 anos.


Os sintomas de alergia ao trigo incluem:

  • nausea e vomito
  • diarréia
  • irritação de sua boca e garganta
  • urticária e erupção na pele
  • congestão nasal
  • irritação ocular
  • dificuldade ao respirar

Os sintomas relacionados a uma alergia ao trigo geralmente começam dentro de minutos após o consumo do trigo. No entanto, eles podem começar até duas horas depois.

Os sintomas de uma alergia ao trigo podem variar de leves a fatais. Às vezes, pode ocorrer dificuldade respiratória grave, conhecida como anafilaxia. Seu médico provavelmente irá prescrever um autoinjetor de epinefrina (como um EpiPen) se você for diagnosticado com uma alergia ao trigo. Você pode usar isso para evitar anafilaxia se comer trigo acidentalmente.

Alguém que é alérgico a trigo pode ou não ser alérgico a outros grãos, como cevada ou centeio.

Sintomas da doença celíaca

A doença celíaca é uma doença auto-imune em que o sistema imunológico responde de forma anormal ao glúten. O glúten está presente no trigo, cevada e centeio. Se você tem doença celíaca, comer glúten fará com que o sistema imunológico destrua as vilosidades. Essas são as partes do intestino delgado, semelhantes a dedos, responsáveis ​​pela absorção de nutrientes.


Sem vilosidades saudáveis, você não será capaz de obter a nutrição de que precisa. Isso pode levar à desnutrição. A doença celíaca pode ter consequências graves para a saúde, incluindo danos intestinais permanentes.

Adultos e crianças geralmente apresentam sintomas diferentes devido à doença celíaca. As crianças costumam ter sintomas digestivos. Isso pode incluir:

  • inchaço abdominal e gases
  • diarréia crônica
  • constipação
  • fezes claras e malcheirosas
  • dor de estômago
  • nausea e vomito

A falha em absorver nutrientes durante anos críticos de crescimento e desenvolvimento pode levar a outros problemas de saúde. Isso pode incluir:

  • falha de crescimento em bebês
  • puberdade tardia em adolescentes
  • baixa estatura
  • irritabilidade no humor
  • perda de peso
  • defeitos de esmalte dentário

Os adultos também podem ter sintomas digestivos se tiverem doença celíaca. No entanto, os adultos são mais propensos a apresentar sintomas como:

  • fadiga
  • anemia
  • depressão e ansiedade
  • osteoporose
  • dor nas articulações
  • dores de cabeça
  • aftas dentro da boca
  • infertilidade ou abortos espontâneos frequentes
  • períodos menstruais perdidos
  • formigamento nas mãos e pés

Reconhecer a doença celíaca em adultos pode ser difícil porque seus sintomas costumam ser amplos. Eles se sobrepõem a muitas outras condições crônicas.


Sintomas de sensibilidade ao glúten não celíaco

Há evidências crescentes de uma condição relacionada ao glúten que causa sintomas em pessoas que não têm doença celíaca e não são alérgicas ao trigo. Os pesquisadores ainda estão tentando descobrir a causa biológica exata dessa condição, conhecida como NCGS.

Não há nenhum teste que possa diagnosticar você com NCGS. É diagnosticado em pessoas que apresentam sintomas após comer glúten, mas o teste é negativo para alergia ao trigo e doença celíaca. À medida que mais e mais pessoas vão ao médico relatando sintomas desagradáveis ​​após comer glúten, os pesquisadores estão tentando caracterizar essas condições para que o NCGS possa ser melhor compreendido.

Os sintomas mais comuns de NCGS são:

  • fadiga mental, também conhecida como "névoa do cérebro"
  • fadiga
  • gases, inchaço e dor abdominal
  • dor de cabeça

Como não existe nenhum teste de laboratório para NCGS, seu médico desejará estabelecer uma conexão clara entre seus sintomas e seu consumo de glúten para diagnosticar você com NCGS. Eles podem pedir que você mantenha um diário alimentar e de sintomas para determinar se o glúten é a causa de seus problemas. Depois que essa causa for estabelecida e seus testes voltarem ao normal para alergia ao trigo e doença celíaca, seu médico pode aconselhá-lo a iniciar uma dieta sem glúten. Existe uma correlação entre doenças autoimunes e sensibilidade ao glúten.

Quando ver um médico

Se você acha que pode sofrer de uma condição relacionada ao glúten ou ao trigo, é importante que fale com seu médico antes de se diagnosticar ou de iniciar qualquer tratamento por conta própria. Um alergista ou gastroenterologista pode fazer testes e discutir seu histórico com você para ajudar a chegar a um diagnóstico.

É especialmente importante consultar um médico para descartar a doença celíaca. A doença celíaca pode levar a complicações graves de saúde, especialmente em crianças.

Como há um componente genético na doença celíaca, ela pode ocorrer em famílias. Isso significa que é importante que você confirme se tem doença celíaca, para que possa aconselhar seus entes queridos a fazer o teste também. Mais de 83 por cento dos americanos com doença celíaca não foram diagnosticados e não sabem que têm a doença, de acordo com o grupo de defesa Beyond Celiac.

Sendo diagnosticado

Para diagnosticar a doença celíaca ou a alergia ao trigo, seu médico precisará realizar um teste de sangue ou de puntura. Esses testes dependem da presença de glúten ou trigo em seu corpo para funcionarem. Isso significa que é importante não começar uma dieta sem glúten ou sem trigo por conta própria antes de consultar um médico. Os testes podem retornar incorretos com um falso negativo, e você não terá uma compreensão adequada do que está causando seus sintomas. Lembre-se de que o NCGS não tem um diagnóstico formal.

Vivendo um estilo de vida sem glúten ou trigo

O tratamento para a doença celíaca é a adesão a uma dieta estritamente livre de glúten. O tratamento para uma alergia ao trigo é seguir uma dieta estritamente livre de trigo. Se você tem NCGS, até que ponto você precisa eliminar o glúten do seu estilo de vida depende da gravidade dos seus sintomas e do seu próprio nível de tolerância.

Muitas alternativas sem glúten e sem trigo para alimentos comuns estão disponíveis, como pão, macarrão, cereais e produtos assados. Esteja ciente de que o trigo e o glúten podem ser encontrados em alguns lugares surpreendentes. Você pode até identificá-los em sorvetes, xaropes, vitaminas e suplementos alimentares.Certifique-se de ler os rótulos dos ingredientes dos alimentos e bebidas que você consome para se certificar de que não contêm trigo ou glúten.

Seu alergista, gastroenterologista ou médico de atenção primária pode aconselhá-lo sobre quais grãos e produtos são seguros para você comer.

Leve embora

A alergia ao trigo, a doença celíaca e a NCGS têm muitas semelhanças em suas causas e sintomas. É importante entender qual condição você pode ter para evitar os alimentos adequados e seguir as recomendações de tratamento adequadas. Você também poderá aconselhar seus entes queridos sobre se eles podem estar em risco de ter a mesma condição

Mais Detalhes

Insônia

Insônia

A in ônia é um di túrbio do ono comum. e você tiver, pode ter problema para adormecer, permanecer dormindo ou ambo . Como re ultado, você pode dormir pouco ou ter um ono de m&...
Perda de memória

Perda de memória

A perda de memória (amné ia) é um e quecimento incomum. Você pode não er capaz de e lembrar de novo evento , de uma ou mai memória do pa ado ou de ambo .A perda de mem...