Cães farejadores de glúten estão ajudando pessoas com doença celíaca
Contente
Existem muitos bons motivos para se ter um cachorro. Eles são ótimos companheiros, têm benefícios surpreendentes para a saúde e podem ajudar com depressão e outras doenças mentais. Agora, alguns filhotes extremamente talentosos estão sendo usados para ajudar seus humanos de uma maneira única: cheirando o glúten.
Esses cães são treinados para ajudar alguns dos 3 milhões de americanos que vivem com a doença celíaca, relata HOJE. O distúrbio autoimune faz com que as pessoas sejam intolerantes ao glúten - uma proteína encontrada no trigo, centeio e cevada. A doença celíaca afeta cada indivíduo de maneira diferente. Para alguns, os sintomas podem ocorrer no sistema digestivo (principalmente no intestino delgado), enquanto outros podem notar anormalidades em outras partes do corpo. (Relacionado: A coisa estranha que pode torná-lo mais propenso a ter doença celíaca)
Para Evelyn Lapadat, de 13 anos, a doença causa dor nas articulações, rigidez e fadiga que começa depois que ela consome até mesmo a menor quantidade de glúten, disse ela HOJE. Mesmo depois de fazer mudanças radicais em sua dieta, ela continuou a ficar doente - até que seu amigo peludo Zeus entrou em sua vida.
Agora, o pastor australiano acompanha Evelyn à escola e cheira suas mãos e comida para se certificar de que tudo está sem glúten. Ao levantar a pata, ele avisa que tudo o que ela está prestes a comer não é seguro. E ao virar a cabeça, ele sinaliza que está tudo bem. (Relacionado: #SquatYourDog é a tendência de treino mais fofa para dominar o Instagram)
"Faz muito tempo que não adoeço e é um grande alívio", disse Evelyn. Sua mãe, Wendy Lapadat, acrescentou: "Sinto que não preciso ser mais uma maníaca por controle. Sinto que ele pode ser uma maníaca por controle para nós".
No momento, não há diretrizes nacionais para o treinamento de cães detectores de glúten, mas o potencial de ter uma ferramenta tão incrível à sua disposição é muito empolgante.