Autor: Charles Brown
Data De Criação: 1 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
O jeito certo de fazer banho de assento. Sabia que pode ser usado para fissura anal e fístulas?
Vídeo: O jeito certo de fazer banho de assento. Sabia que pode ser usado para fissura anal e fístulas?

Contente

Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.

O que é um banho de assento?

Um banho de assento é um banho quente e raso que limpa o períneo, que é o espaço entre o reto e a vulva ou escroto. Um banho de assento também pode aliviar a dor ou coceira na região genital.

Você pode dar um banho de assento em sua banheira ou com um kit de plástico que cabe no vaso sanitário. Este kit é uma bacia redonda e rasa que geralmente vem com um saco plástico com um tubo longo na extremidade. Este saco pode ser enchido com água morna e usado para encher o banho com segurança através do tubo. A bacia é ligeiramente maior em tamanho do que um vaso sanitário padrão para que possa ser colocada com facilidade e segurança embaixo do assento do vaso sanitário para permitir que você permaneça sentado enquanto toma banho de assento. O kit está disponível em diversas lojas e farmácias.

Compre online kits de banho de assento.

Quando é usado o banho de assento?

Um banho de assento não requer receita médica. Algumas pessoas usam banhos de assento regularmente como uma forma de limpar o períneo. Além de seu uso na limpeza, a água quente do banho de assento aumenta o fluxo sanguíneo para a área perineal. Isso pode promover uma cura mais rápida. Um banho de assento também alivia:


  • coceira
  • irritação
  • dor menor

Os motivos comuns pelos quais você pode querer considerar o uso de um banho de assento incluem:

  • recentemente tendo uma cirurgia na vulva ou vagina
  • tendo dado à luz recentemente
  • recentemente tendo hemorróidas removidas cirurgicamente
  • tendo desconforto de hemorróidas
  • tendo desconforto com movimentos intestinais

Crianças e adultos podem usar banhos de assento. Os pais devem sempre supervisionar seus filhos durante o banho de assento.

Os médicos às vezes prescrevem medicamentos ou outros aditivos para colocar em um banho de assento. Um exemplo é a iodopovidona, que possui propriedades antibacterianas. Adicionar sal, vinagre ou bicarbonato de sódio à água também pode criar uma solução calmante. Mas você pode tomar banho de assento usando apenas água morna.

Tomando banho de assento na banheira

Se você está tomando banho de assento na banheira, o primeiro passo é limpar a banheira.

  1. Limpe a banheira misturando 2 colheres de sopa de água sanitária com 1/2 litro de água. Esfregue a banheira e enxágue bem.
  2. Em seguida, encha a banheira com 7 a 10 cm de água. A água deve estar morna, mas não o suficiente para causar queimaduras ou desconforto. Você pode testar a temperatura da água colocando uma ou duas gotas no pulso. Quando você encontrar uma temperatura confortável, adicione quaisquer substâncias que seu médico recomendou ao banho.
  3. Agora, entre na banheira e mergulhe o períneo por 15 a 20 minutos. Dobre os joelhos ou, se possível, pendure as pernas nas laterais da banheira para mantê-los completamente fora da água.
  4. Ao sair da banheira, seque suavemente com uma toalha de algodão limpa. Não esfregue ou esfregue o períneo, pois isso pode causar dor e irritação.
  5. Termine enxaguando bem a banheira.

Tomando banho de assento usando um kit

Um kit de banho de assento de plástico cabe no vaso sanitário. Enxágue o kit de banho com água limpa antes de usá-lo. Em seguida, adicione água muito morna - mas não quente - junto com quaisquer medicamentos ou soluções recomendadas pelo seu médico.


  1. Coloque o banho de assento no vaso sanitário aberto.
  2. Teste-o tentando movê-lo de um lado para o outro para garantir que ficará no lugar e não se deslocará.
  3. Você pode derramar água morna antes de se sentar, ou você pode usar o saco plástico e o tubo para encher a banheira com água depois de se sentar. A água deve ser profunda o suficiente para cobrir o períneo.
  4. Deixe de molho por 15 a 20 minutos. Se você usou o saco plástico, pode adicionar água morna enquanto a água original esfria. A maioria dos banhos de assento tem um respiradouro que evita que a água transborde. A água transborda convenientemente para o vaso sanitário e pode ser descarregada.
  5. Quando terminar, levante-se e seque a área com uma toalha de algodão limpa. Evite esfregar ou esfregar a área ao fazer isso.
  6. Prepare o banho de assento para o próximo uso, limpando-o completamente.

Muitos kits vêm com instruções e soluções de limpeza. Se o seu kit não vier com eles, você pode limpar seu banho de assento esfregando-o com 2 colheres de sopa de água sanitária, misturada com 1/2 litro de água quente. Depois de esfregar o banho, enxágue-o bem.


Embora não haja diretrizes sobre quando substituir o banho de assento, sempre verifique se há sinais de rachaduras ou áreas enfraquecidas antes e depois do uso.

Fatores de risco e cuidados posteriores

Um banho de assento traz muito poucos riscos de danos, porque é um tratamento não invasivo. O evento adverso mais comum associado aos banhos de assento é a infecção do períneo, mas isso raramente ocorre. Isso pode acontecer se você estiver cuidando de uma ferida cirúrgica e não limpar a banheira ou o banho de plástico completamente.

Pare de tomar banhos de assento e entre em contato com seu médico se a dor ou coceira piorar ou se o períneo ficar vermelho e inchado.

Se os banhos de assento trazem alívio, seu médico provavelmente recomendará tomar três ou quatro por dia até que a fonte da coceira, irritação ou dor seja curada. Depois de tomar um banho de assento, você pode retornar imediatamente às atividades normais, a menos que seu médico tenha dito o contrário.

Nosso Conselho

Os Melhores Blogs de Fitness de 2020

Os Melhores Blogs de Fitness de 2020

A maioria de nó conhece bem o muito benefício para a aúde do exercício, ma encontrar a diciplina não apena para começar o treinamento, ma também para continuar com e...
O que você precisa saber sobre frenectomias orais

O que você precisa saber sobre frenectomias orais

Uma frenectomia, também conhecida como frenotomia, pode e referir a qualquer procedimento em que o tecido de ligação ao corpo é cortado ou modificado. O procedimento de frenectomia...