Goldenrod: Benefícios, Dosagem e Precauções
![Goldenrod: Benefícios, Dosagem e Precauções - Nutrição Goldenrod: Benefícios, Dosagem e Precauções - Nutrição](https://a.svetzdravlja.org/nutrition/goldenrod-benefits-dosage-and-precautions-1.webp)
Contente
- O que é goldenrod?
- Rica fonte de compostos vegetais
- Pode reduzir a inflamação
- Pode apoiar a saúde do sistema urinário
- Outros possíveis benefícios à saúde
- Formas e dosagem
- Precauções
- Alergias
- Condições médicas
- A linha inferior
Você pode conhecer melhor o goldenrod como uma flor silvestre amarela, mas também é um ingrediente popular em suplementos de ervas e chás.
O nome latino da erva é Solidago, que significa "curar ou curar" e reflete seu uso na fitoterapia tradicional.
Goldenrod é mais frequentemente usado como um complemento para melhorar a saúde urinária e reduzir a inflamação.
Este artigo analisa os possíveis benefícios, informações sobre a dosagem e precauções para o goldenrod.
O que é goldenrod?
Goldenrod cresce na Europa, Ásia e América do Norte e do Sul. Floresce em valas e campos na beira da estrada e é frequentemente considerada uma erva daninha.
As flores amarelas da planta florescem no final do verão e no início do outono. Ele poliniza facilmente com outras plantas, então existem mais de 100 espécies diferentes de goldenrod. Pensa-se que muitos destes têm propriedades de saúde semelhantes.
Solidago virgaurea - às vezes chamada de goldenrod europeu - é provavelmente a espécie mais estudada em termos de benefícios à saúde. Possui usos tanto na medicina tradicional chinesa quanto na fitoterapia em alguns países europeus (1).
Para colher seus benefícios, as pessoas consomem as partes da planta que crescem acima do solo - principalmente as flores e folhas (2).
Você pode comprar goldenrod como um chá ou suplemento dietético também. O chá pode ter um sabor um pouco amargo, e alguns preferem que seja levemente adocicado.
Resumo Solidago virgaurea é a espécie goldenrod mais comumente usada para fins de saúde. Suas flores e folhas são usadas para fazer chá e suplementos alimentares.Rica fonte de compostos vegetais
Goldenrod fornece muitos compostos vegetais benéficos, incluindo saponinas e antioxidantes flavonóides, como a quercetina e o kaempferol (3).
Saponinas são compostos vegetais ligados a muitos benefícios à saúde. Podem ser particularmente eficazes na inibição do crescimento de bactérias e leveduras nocivas, como Candida albicans.
Candida albicans é um fungo que pode causar infecções vaginais por leveduras, bem como infecções em outras partes do corpo (4).
Também foi demonstrado que as saponinas possuem efeitos anticâncer e anti-inflamatórios em tubos de ensaio e estudos em animais (5).
Os antioxidantes flavonóides quercetina e kaempferol no goldenrod ajudam a proteger suas células dos danos causados por moléculas instáveis chamadas radicais livres (6).
Os danos causados pelos radicais livres são um fator em muitas condições crônicas, incluindo doenças cardíacas e câncer (7, 8).
Notavelmente, a atividade antioxidante do goldenrod é mais do que a do chá verde e da vitamina C (1, 9, 10, 11).
Os antioxidantes flavonóides e outros compostos vegetais do goldenrod também apresentam benefícios anti-inflamatórios.
Resumo Goldenrod contém muitos compostos vegetais valiosos, incluindo saponinas, que têm efeitos antifúngicos, e flavonóides, que têm funções antioxidantes e anti-inflamatórias.Pode reduzir a inflamação
Na medicina tradicional, o goldenrod tem sido usado no combate à inflamação, o que contribui para a dor e o inchaço (12).
Em estudos com roedores, o extrato de goldenrod combinado com extratos de álamo e freixo no suplemento Phytodolor reduziu o inchaço dos tecidos lesionados em até 60%.
Também reduziu a inflamação associada à artrite em 12 a 45% em roedores, com maiores efeitos em doses mais altas (13).
O Goldenrod em Phytodolor também foi testado em pessoas. Em uma revisão de 11 estudos em humanos, o tratamento com Phytodolor foi igualmente eficaz como aspirina na redução da dor nas costas e na artrite do joelho (14).
Isso pode ser parcialmente devido à quercetina, um antioxidante flavonóide no goldenrod com potentes efeitos anti-inflamatórios (15, 16, 17).
No entanto, a casca das árvores contém salicina - o ingrediente ativo da aspirina - que também contribuiu para os benefícios anti-inflamatórios da mistura de ervas testada.
A pesquisa de Phytodolor em tubo de ensaio sugere que é a combinação de ingredientes - e não um ingrediente singular - que produz o alívio da dor mais significativo. Portanto, não está claro quanto efeito goldenrod tem por si só (18).
Estudos em humanos que se concentram apenas no goldenrod são necessários para esclarecer seu papel no tratamento da inflamação e da dor.
Resumo Na medicina tradicional, o goldenrod foi usado para combater a inflamação e a dor. Estudos em animais e humanos também sugerem que isso pode aliviar esses problemas, mas foi testado apenas como parte de uma mistura de ervas.Pode apoiar a saúde do sistema urinário
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA), um grupo governamental que supervisiona medicamentos, reconhece o goldenrod como potencialmente útil para melhorar a eficácia dos tratamentos médicos padrão para pequenos problemas urinários (19).
Isso significa que o goldenrod pode apoiar ou aumentar a eficácia de medicamentos como antibióticos para uma infecção do trato urinário (ITU) - mas a erva não deve ser usada sozinha como tratamento para essas doenças.
Pesquisas em tubos de ensaio sugerem que o goldenrod pode ajudar a afastar as ITUs. Ainda assim, pode ser mais eficaz quando combinado com outras ervas - incluindo zimbro e cavalinha (20).
Por esse motivo, você pode ver suplementos de ervas para a saúde urinária que contêm goldenrod e outras ervas.
Além disso, estudos em tubo de ensaio indicam que o extrato de goldenrod pode ajudar na bexiga hiperativa ou na sensação frequente de necessidade de urinar. Também pode diminuir espasmos dolorosos do trato urinário (21).
Quando 512 pessoas com bexiga hiperativa crônica tomaram 425 mg de extrato seco de goldenrod 3 vezes ao dia, 96% observaram melhora na urgência de urinar e de urinar dolorosamente.
Não se sabe quanto tempo eles levaram o extrato antes de perceberem os benefícios (22).
Por fim, a EMA observa que goldenrod aumenta o fluxo de urina. Seu efeito diurético pode ajudar a eliminar bactérias potencialmente prejudiciais e apoiar a saúde renal (19).
Portanto, geralmente é aconselhável beber bastante água ao tomar a erva.
Embora promissores, são necessários mais estudos em humanos para confirmar os benefícios do goldenrod para a saúde urinária.
Resumo Evidências preliminares sugerem que o goldenrod pode melhorar os tratamentos médicos convencionais para problemas urinários, incluindo bexiga hiperativa e infecções do trato urinário. No entanto, são necessárias mais pesquisas.Outros possíveis benefícios à saúde
Alguns estudos testaram o goldenrod para outros fins, mas são necessárias muito mais pesquisas para confirmar sua eficácia nessas áreas.
Estudos preliminares analisaram goldenrod para:
- Controle de peso. Pesquisas em tubos de ensaio e camundongos sugerem que o goldenrod pode combater a obesidade regulando genes que controlam a síntese de gordura e o tamanho das células adiposas. Por esse motivo, a erva é usada em alguns chás para perda de peso (23, 24).
- Prevenção de câncer. Segundo a pesquisa em tubo de ensaio, o extrato de goldenrod pode matar células cancerígenas. Além disso, um estudo em ratos relatou que as injeções de extrato de goldenrod suprimiram o crescimento de tumores de câncer de próstata (2).
- Saúde do coração. Os ratos que receberam extrato de goldenrod por via oral todos os dias durante 5 semanas antes de induzir dano cardíaco apresentaram níveis 34% mais baixos de marcador sanguíneo para dano após lesão cardíaca em comparação ao grupo controle (25).
- Anti-envelhecimento. Um estudo em tubo de ensaio descobriu que o extrato de goldenrod atrasou o acúmulo de células da pele velhas e com mau funcionamento. Isso pode ter potencial para impedir o envelhecimento prematuro da pele (26).
Devido à falta de pesquisas humanas nessas áreas, não se sabe se o goldenrod teria esses mesmos efeitos nas pessoas.
Resumo Pesquisas preliminares em tubo de ensaio e em animais sugerem que o goldenrod pode ajudar no controle do peso, possuir propriedades de combate ao câncer, apoiar a saúde do coração e retardar o envelhecimento da pele. No entanto, esses benefícios potenciais não foram testados em seres humanos.Formas e dosagem
Você pode comprar goldenrod na forma de chá de ervas, extratos líquidos e pílulas.
Os extratos líquidos são vendidos em frascos com conta-gotas para facilitar a dosagem. Cápsulas e comprimidos contendo extratos secos de goldenrod são mais comumente encontrados em misturas com outras ervas, como zimbro.
As dosagens ainda não foram testadas em estudos em humanos, mas as doses da medicina tradicional sugerem o seguinte (19):
- Chá. 1‒2 colheres de chá (3‒5 gramas) de goldenrod seco por 1 xícara (237 ml) de água fervida. Cubra e deixe descansar por 10 a 15 minutos, depois coe. Beba até 4 vezes ao dia.
- Extrato líquido. 0,5‒2 ml até 3 vezes ao dia.
- Extrato seco. 350 a 450 mg até 3 vezes ao dia.
Esses valores recomendados são para adultos e adolescentes. O Goldenrod geralmente não é sugerido para crianças com menos de 12 anos devido à falta de dados sobre sua segurança.
Se o goldenrod é usado para uma doença específica, geralmente é continuado por 2 a 4 semanas (19).
Mais orientações de dosagem podem ser encontradas nas embalagens de suplementos.
Resumo O Goldenrod está disponível como chá de ervas, extrato líquido em frascos conta-gotas e cápsulas ou comprimidos - geralmente em combinação com outras ervas. As informações sobre as doses são baseadas na medicina tradicional devido à falta de estudos em humanos.Precauções
Goldenrod é geralmente bem tolerado sem grandes efeitos colaterais. No entanto, existem algumas precauções que você deve observar, incluindo alergias e interações em pessoas com certas condições médicas (19).
Alergias
Embora o goldenrod às vezes seja responsabilizado por alergias sazonais no ar, ele não é o principal culpado, pois seu pólen pesado não viaja facilmente pelo vento.
Ainda assim, pode desencadear algumas reações alérgicas, incluindo erupções cutâneas e asma - particularmente em pessoas que trabalham em torno da planta, como floristas e agricultores.
O Goldenrod também pode desencadear reações se você é alérgico a plantas relacionadas, como ambrósia e malmequeres (27, 28).
Além disso, a ingestão oral da erva pode causar comichão na pele - embora isso seja raro (29).
Além disso, as folhas do goldenrod são ricas em látex, uma fonte natural de borracha. Pessoas alérgicas ao látex - que são usadas em algumas luvas de exames médicos - podem achar que também são alérgicas ao goldenrod (30).
Condições médicas
Se você estiver tomando algum medicamento ou tiver uma condição de saúde, consulte seu médico antes de suplementar com o goldenrod.
Como o goldenrod pode ter um efeito diurético, você não deve tomá-lo junto com medicamentos diuréticos prescritos, pois isso pode causar a perda de água em excesso.
Pelas mesmas razões, o goldenrod não é recomendado em condições que exijam restrição hídrica, incluindo alguns casos de insuficiência cardíaca congestiva e doença renal (19).
A National Kidney Foundation, sediada nos EUA, recomenda que pessoas com qualquer estágio da doença renal, incluindo aqueles em diálise ou que tenham um transplante de rim, evitem o goldenrod.
Além disso, o goldenrod pode fazer com que seu corpo se agarre ao sódio, o que pode piorar a pressão alta (31).
Por fim, evite goldenrod se estiver grávida ou amamentando, como dados para mostrar se é seguro nessas condições (19).
Resumo Goldenrod é geralmente bem tolerado, exceto em casos de alergia. Além disso, pessoas com problemas de saúde, como doença renal ou certas doenças cardíacas, bem como mulheres grávidas ou amamentando, não devem tomar a erva.A linha inferior
Goldenrod tem sido muito utilizado na medicina tradicional como chá de ervas ou suplemento dietético para tratar inflamações e problemas urinários.
Estudos preliminares em tubo de ensaio e em animais sugerem que o goldenrod pode ajudar essas e outras condições, mas poucos estudos em humanos testaram seus benefícios quando usados sozinhos.
Como a pesquisa sobre o goldenrod é limitada, evite usá-lo no lugar dos medicamentos prescritos e consulte seu médico se estiver pensando em combiná-lo com terapias convencionais.
Se você quiser experimentar o goldenrod, pode encontrá-lo como chá, extrato líquido e pílulas em lojas de produtos de saúde e online.