Evite os gatilhos da gota para evitar surtos repentinos
Contente
- Visão geral
- Alimentos que podem desencadear a gota
- Alimentos ricos em purina
- Álcool
- Bebidas açucaradas
- Medicamentos que podem desencadear a gota
- Outras causas de surtos de gota
- Desidratação
- Arsênico
- Diabetes e pré-diabetes
- Lesão e inflamação
- Obesidade
- Outros fatores
- O takeaway
Visão geral
A gota é um tipo de artrite que causa dor nas articulações, geralmente no dedão do pé. Essa condição é desencadeada por altos níveis de ácido úrico no sangue.
O ácido úrico é um composto natural do seu corpo. No entanto, se você tiver muito, cristais afiados de ácido úrico podem se acumular nas articulações. Isso causa um surto de gota. Os sintomas incluem:
- dor
- inchaço
- ternura
- vermelhidão
- calor
- rigidez
A gota pode ser muito dolorosa. Esta condição é tratada com medicamentos prescritos pelo seu médico. Fatores de estilo de vida, incluindo mudar sua dieta diária e gerenciar os níveis de estresse, podem ajudar a prevenir ou reduzir a dor e os ataques de gota.
Alimentos que podem desencadear a gota
Alimentos ricos em purina
Alimentos ricos em purina podem desencadear sintomas de gota. Como seu corpo quebra as purinas em ácido úrico, alguns desses alimentos devem ser evitados. No entanto, nem todos os alimentos com purinas devem ser eliminados. Os principais a serem evitados são carnes de órgãos e glandulares e alguns frutos do mar, como:
- bacalhau
- vieiras
- marisco
- sardinha
- anchovas
- mexilhões
- salmão
- truta
- arinca
- carne organica
Outros alimentos ricos em purina que devem ser limitados incluem:
- carne de porco
- Peru
- bacon
- Pato
- Carneiro
- vitela
- carne de veado
Alguns vegetais são ricos em purinas, mas estudos mostraram que eles não aumentam o risco de ataques de gota ou gota. Embora os itens a seguir possam ser listados como ricos em purina, eles fazem parte de uma dieta saudável e não são restritos.
- espargos
- couve-flor
- ervilhas verdes
- feijão
- feijão
- lentilhas
- cogumelos
- espinafre
Aqui estão algumas dicas para seguir uma dieta pobre em purinas.
Álcool
Todos os tipos de álcool podem aumentar o risco de gota e piorar os sintomas. Quando você bebe álcool, seus rins devem trabalhar para se livrar do álcool e não do ácido úrico. Isso pode causar acúmulo de ácido úrico no organismo, desencadeando a gota.
Alguns tipos de álcool - como cerveja - também contêm purinas. Se você é propenso a gota, evite todos os tipos de bebidas alcoólicas, incluindo:
- Cerveja
- vinho
- cidra
- licor
Bebidas açucaradas
Bebidas açucaradas podem causar surtos de gota. Isso é mais comum em adultos com sobrepeso ou obesidade. Bebidas açucaradas como sucos de frutas inundam seu corpo com açúcares chamados frutose. O alto nível de açúcar no sangue está associado a maiores quantidades de ácido úrico no corpo.
Se você tem gota, evite ou limite bebidas açucaradas, como:
- refrigerante
- bebidas com sabor açucarado
- suco de laranja
- bebidas energéticas
- suco de frutas concentrado
- suco de frutas espremido na hora
- limonada adoçada
- chá gelado adoçado
Medicamentos que podem desencadear a gota
Alguns medicamentos podem desencadear sintomas de gota. Isso inclui medicamentos comuns para a dor. Mesmo pequenas quantidades desses medicamentos podem afetar a gota. O seu médico pode recomendar a troca desses medicamentos se você notar mais sintomas de gota.
Aspirina ou ácido acetilsalicílico aumentam o ácido úrico no sangue. Mesmo doses baixas de aspirina podem desencadear a gota. Pesquisas mostram que esse efeito da aspirina é mais comum em mulheres do que em homens.
Diuréticos ou pílulas de água ajudam a tratar condições como pressão alta e edema ou inchaço nas pernas. Esses medicamentos funcionam eliminando o excesso de água e sal do corpo. No entanto, eles também podem causar um efeito colateral de excesso de ácido úrico no corpo, desencadeando a gota. Os medicamentos diuréticos incluem:
- clorotiazida
- clortalidona
- hidroclorotiazida
- indapamida
- metolazona
- espironolactona
Outros medicamentos também podem desencadear sintomas:
- Inibidores da ECA
- bloqueadores beta
- bloqueadores dos receptores da angiotensina II
- ciclosporina
- medicamentos quimioterápicos
Outras causas de surtos de gota
Desidratação
Quando você está desidratado, seu corpo não tem água suficiente e seus rins não conseguem se livrar do excesso de ácido úrico, assim como normalmente. Isso pode lhe dar mais sintomas de gota. Uma das razões pelas quais o álcool não é bom para a gota é que está desidratando. Beba bastante água para ajudar a eliminar o ácido úrico.
Arsênico
Mesmo baixos níveis de exposição ao arsênico podem estar ligados à gota nas mulheres. Este produto químico é encontrado em alguns pesticidas e fertilizantes. Também é encontrado naturalmente no solo, na água e em alguns frutos do mar.
Diabetes e pré-diabetes
Adultos com diabetes ou pré-diabetes podem ter altos níveis do hormônio insulina. Isso pode causar excesso de ácido úrico no organismo, desencadeando sintomas de gota nas articulações.
Lesão e inflamação
Lesões em algumas articulações, especialmente no dedão do pé, também podem desencadear um ataque de gota. Isso pode acontecer porque causa inflamação e atrai cristais de ácido úrico para a articulação.
Obesidade
O ganho de peso e a obesidade podem aumentar os níveis de ácido úrico no sangue, agravando os sintomas da gota. Existem várias razões pelas quais isso pode acontecer. As células adiposas podem produzir mais ácido úrico. Quanto mais você pesa, mais difícil é para os rins remover o excesso de ácido úrico do sangue. Além disso, o excesso de peso pode aumentar os níveis de insulina no corpo, o que também aumenta o ácido úrico.
Outros fatores
Outros fatores podem causar um aumento nos níveis de úrico, levando a um ataque de gota:
- estresse
- infecções
- doença súbita
- hospitalização
- cirurgia
- mudanças climáticas extremas
O takeaway
Lembre-se de que nem todos os gatilhos afetam os sintomas da gota. Você conhece melhor seu corpo; você pode avaliar quais fatores de estilo de vida pioram ou causam um ataque de gota.
Tome todos os medicamentos conforme prescrito. O seu médico também pode recomendar analgésicos para ajudá-lo a gerenciar seus sintomas.
Mantenha um diário alimentar diário. Acompanhe o que você come e bebe e se você tem sintomas de gota. Registre também todos os medicamentos e suplementos que estiver tomando. Isso pode ajudá-lo a descobrir o que desencadeia seus ataques de gota. Discuta seus gatilhos com seu médico.
Converse com seu médico ou nutricionista sobre como fazer alterações em sua dieta para evitar alimentos que possam causar um surto.