Deficiência de Hormônio do Crescimento
Contente
- O que é deficiência de hormônio do crescimento?
- O que causa a deficiência de hormônio do crescimento?
- Sintomas da deficiência de hormônio do crescimento
- Como é diagnosticada a deficiência de hormônio do crescimento?
- Como é tratada a deficiência de hormônio do crescimento?
- Tratamento a longo prazo
- Qual é o Outlook de longo prazo para GHD?
O que é deficiência de hormônio do crescimento?
Uma deficiência de hormônio do crescimento (GHD) ocorre quando a glândula pituitária não produz hormônio do crescimento suficiente. Afeta mais comumente crianças do que adultos.
A hipófise é uma glândula pequena do tamanho de uma ervilha. Está localizado na base do crânio e secreta oito hormônios. Alguns desses hormônios controlam a atividade da tireóide e a temperatura do corpo.
GHD ocorre em aproximadamente 1 em 7.000 nascimentos. A condição também é um sintoma de várias doenças genéticas, incluindo a síndrome de Turner e a síndrome de Prader-Willi.
Você pode ficar preocupado se o seu filho não atender aos padrões de crescimento em altura e peso. A deficiência de hormônio do crescimento é tratável. As crianças diagnosticadas precocemente geralmente se recuperam muito bem. Se não tratada, a condição pode resultar em altura menor que a média e atraso na puberdade.
Seu corpo ainda precisa de hormônio do crescimento depois de terminar a puberdade. Quando você está na idade adulta, o hormônio do crescimento mantém a estrutura e o metabolismo do corpo. Os adultos também podem desenvolver GHD, mas não é tão comum.
O que causa a deficiência de hormônio do crescimento?
Crianças com fissura labial ou fissura palatina geralmente apresentam glândulas pituitárias pouco desenvolvidas e, portanto, têm maior probabilidade de apresentar GHD.
GHD que não está presente no nascimento pode ser causado por um tumor no cérebro. Esses tumores normalmente estão localizados no local da glândula pituitária ou na região do hipotálamo próxima do cérebro.
Em crianças e adultos, lesões graves na cabeça, infecções e tratamentos com radiação também podem causar GHD. Isso é chamado de deficiência adquirida do hormônio do crescimento (AGHD).
Sintomas da deficiência de hormônio do crescimento
Crianças com GHD são mais baixas que seus pares e têm rostos mais jovens e redondos. Eles também podem ser gordinhos ou ter "gordura de bebê" ao redor do abdômen, mesmo que as proporções corporais sejam normais.
Se a GHD se desenvolver mais tarde na vida de uma criança, como uma lesão cerebral ou tumor, seu principal sintoma é a puberdade tardia. Em alguns casos, o desenvolvimento sexual é interrompido.
Muitos adolescentes com GHD experimentam baixa auto-estima devido a atrasos no desenvolvimento, como baixa estatura ou uma lenta taxa de amadurecimento. Por exemplo, mulheres jovens podem não desenvolver seios e as vozes de homens jovens podem não mudar na mesma proporção que suas colegas.
A força óssea reduzida é outro sintoma da DACG. Isso pode levar a fraturas mais frequentes, principalmente em adultos mais velhos. Pessoas com baixos níveis de hormônio do crescimento podem se sentir cansadas e sem resistência. Eles podem ter sensibilidade a temperaturas quentes ou frias.
Uma variedade de sintomas psicológicos pode ocorrer, incluindo:
- depressão
- Falta de concentração
- pouca memória
- crises de ansiedade ou sofrimento emocional
Adultos com AGHD normalmente apresentam altos níveis de gordura no sangue e colesterol alto. Isso não se deve à má alimentação, mas às mudanças no metabolismo do corpo causadas por baixos níveis de hormônio do crescimento. Adultos com AGHD correm maior risco de diabetes e doenças cardíacas.
Como é diagnosticada a deficiência de hormônio do crescimento?
O médico do seu filho procurará sinais de GHD se o seu filho não atingir os objetivos de altura e peso. Eles perguntam sobre sua taxa de crescimento quando você se aproximava da puberdade, bem como as taxas de crescimento de seus outros filhos. Se eles suspeitarem de GHD, vários testes podem confirmar o diagnóstico.
Um exame de sangue pode medir o hormônio do crescimento no corpo. No entanto, seus níveis de hormônio do crescimento variam amplamente ao longo do dia e da noite (chamados de "variação diurna"). Um exame de sangue com resultado abaixo do normal não é evidência suficiente para fazer um diagnóstico.
Placas de crescimento são o tecido em desenvolvimento em cada extremidade dos ossos do braço e da perna. Placas de crescimento se fundem quando você termina de desenvolver. Os raios X da mão do seu filho podem indicar o nível de crescimento ósseo.
Os testes de função renal e tireoidiana podem determinar como o corpo está produzindo e usando hormônios.
Se o seu médico suspeitar de um tumor ou outro dano à hipófise, uma ressonância magnética pode fornecer uma visão detalhada do interior do cérebro. Os níveis de hormônio do crescimento costumam ser rastreados em adultos com histórico de distúrbios da hipófise, lesão cerebral ou necessidade de cirurgia cerebral.
O teste pode determinar se a condição da hipófise estava presente no nascimento ou provocada por uma lesão ou tumor.
Como é tratada a deficiência de hormônio do crescimento?
Desde meados da década de 1980, os hormônios sintéticos do crescimento têm sido utilizados com grande sucesso no tratamento de crianças e adultos. Antes dos hormônios de crescimento sintéticos, os hormônios de crescimento natural dos cadáveres eram usados para o tratamento.
O hormônio do crescimento é administrado por injeção, geralmente nos tecidos gordurosos do corpo, como a parte de trás dos braços, coxas ou nádegas. É mais eficaz como tratamento diário.
Os efeitos colaterais são geralmente menores, mas podem incluir:
- vermelhidão no local da injeção
- dores de cabeça
- Dor no quadril
- curvatura da coluna (escoliose)
Em casos raros, as injeções de hormônio do crescimento a longo prazo podem contribuir para o desenvolvimento de diabetes, especialmente em pessoas com histórico familiar dessa doença.
Tratamento a longo prazo
Crianças com GHD congênita são frequentemente tratadas com hormônio do crescimento até atingir a puberdade. Muitas vezes, as crianças que têm muito pouco hormônio do crescimento na juventude naturalmente começam a produzir o suficiente quando entram na idade adulta. No entanto, alguns permanecem em tratamento por toda a vida. O seu médico pode determinar se você precisa de injeções em andamento, monitorando os níveis hormonais no sangue.
Qual é o Outlook de longo prazo para GHD?
Marque uma consulta com seu médico se suspeitar que você ou seu filho sejam deficientes em hormônios do crescimento. Muitas pessoas respondem muito bem ao tratamento. Quanto mais cedo você iniciar o tratamento, melhores serão seus resultados.