Autor: Tamara Smith
Data De Criação: 20 Janeiro 2021
Data De Atualização: 23 Novembro 2024
Anonim
TRANSIÇÃO CAPILAR  CACHOS E CRESPOS - TUDO QUE DEVE SABER | Claudia Amorim
Vídeo: TRANSIÇÃO CAPILAR CACHOS E CRESPOS - TUDO QUE DEVE SABER | Claudia Amorim

Contente

Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.

O que é queda de cabelo?

A American Academy of Dermatology (AAD) observa que 80 milhões de homens e mulheres na América têm perda de cabelo hereditária (alopecia).

Pode afetar apenas os cabelos do couro cabeludo ou todo o corpo. Embora a alopecia seja mais prevalente em adultos mais velhos, a queda excessiva de cabelo também pode ocorrer em crianças.

É normal perder entre 50 e 100 fios de cabelo por dia. Com cerca de 100.000 fios de cabelo em sua cabeça, essa pequena perda não é perceptível.

Cabelo novo normalmente substitui o cabelo perdido, mas isso nem sempre acontece. A perda de cabelo pode se desenvolver gradualmente ao longo dos anos ou acontecer de forma abrupta. A perda de cabelo pode ser permanente ou temporária.

É impossível contar a quantidade de cabelo perdido em um determinado dia. Você pode estar perdendo mais cabelo do que o normal se notar uma grande quantidade de cabelo no ralo após lavar o cabelo ou tufos de cabelo na escova. Você também pode notar manchas de cabelo raras ou calvície.


Se você notar que está perdendo mais cabelo do que o normal, discuta o problema com seu médico. Eles podem determinar a causa subjacente de sua queda de cabelo e sugerir planos de tratamento adequados.

O que causa perda de cabelo?

Em primeiro lugar, seu médico ou dermatologista (especialista em problemas de pele) tentará determinar a causa subjacente de sua queda de cabelo. A causa mais comum de queda de cabelo é a calvície hereditária de padrão masculino ou feminino.

Se você tem histórico familiar de calvície, pode ter esse tipo de queda de cabelo. Certos hormônios sexuais podem desencadear a perda de cabelo hereditária. Pode começar já na puberdade.

Em alguns casos, a queda de cabelo pode ocorrer com uma simples parada no ciclo de crescimento do cabelo. Doenças graves, cirurgias ou eventos traumáticos podem causar queda de cabelo. No entanto, seu cabelo geralmente começa a crescer novamente sem tratamento.

As alterações hormonais podem causar queda temporária de cabelo. Exemplos incluem:

  • gravidez
  • parto
  • descontinuar o uso de pílulas anticoncepcionais
  • menopausa

As condições médicas que podem causar queda de cabelo incluem:


  • doença da tireóide
  • alopecia areata (uma doença autoimune que ataca os folículos capilares)
  • infecções do couro cabeludo como micose

Doenças que causam cicatrizes, como líquen plano e alguns tipos de lúpus, podem resultar em perda permanente de cabelo devido à cicatriz.

A perda de cabelo também pode ser causada por medicamentos usados ​​para tratar:

  • Câncer
  • pressão alta
  • artrite
  • depressão
  • Problemas cardíacos

Um choque físico ou emocional pode causar perda de cabelo perceptível. Exemplos deste tipo de choque incluem:

  • uma morte na familia
  • extrema perda de peso
  • uma febre alta

Pessoas com tricotilomania (transtorno de puxar os cabelos) têm necessidade de arrancar os cabelos, geralmente da cabeça, sobrancelhas ou cílios.

A queda de cabelo por tração pode ser causada por penteados que pressionam os folículos ao puxar o cabelo para trás com muita força.

Uma dieta pobre em proteínas, ferro e outros nutrientes também pode causar queda de cabelo.


Como a queda de cabelo é diagnosticada?

A perda de cabelo persistente geralmente indica um problema de saúde latente.

Seu médico ou dermatologista pode determinar a causa de sua perda de cabelo com base em um exame físico e seu histórico de saúde. Em alguns casos, mudanças simples na dieta podem ajudar. Seu médico também pode alterar seus medicamentos prescritos.

Se o seu dermatologista suspeitar de uma doença autoimune ou cutânea, ele pode fazer uma biópsia da pele do couro cabeludo.

Isso envolverá a remoção cuidadosa de uma pequena seção de pele para testes de laboratório. É importante ter em mente que o crescimento do cabelo é um processo complexo. Pode levar algum tempo para determinar a causa exata de sua queda de cabelo.

Quais são as opções de tratamento para queda de cabelo?

Medicamento

Os medicamentos provavelmente serão o primeiro tratamento para a queda de cabelo. Os medicamentos de venda livre (OTC) geralmente consistem em cremes e géis tópicos que você aplica diretamente no couro cabeludo. Os produtos mais comuns contêm um ingrediente chamado minoxidil (Rogaine).

De acordo com o AAD, seu médico pode recomendar o minoxidil em conjunto com outros tratamentos para queda de cabelo. Os efeitos colaterais do minoxidil incluem irritação do couro cabeludo e crescimento de pelos em áreas adjacentes, como testa ou rosto.

Os medicamentos prescritos também podem tratar a queda de cabelo. Os médicos prescrevem o medicamento oral finasterida (Propecia) para a calvície de padrão masculino. Você toma este medicamento diariamente para retardar a queda de cabelo. Alguns homens experimentam novo crescimento de cabelo quando tomam finasterida.

Os efeitos colaterais raros da finasterida incluem diminuição do desejo sexual e diminuição da função sexual. Pode haver uma ligação entre o uso de finasterida e um tipo mais grave (alto grau) de câncer de próstata, de acordo com a Clínica Mayo.

O médico também prescreve corticosteróides como a prednisona. Indivíduos com alopecia areata podem usar isso para reduzir a inflamação e suprimir o sistema imunológico. Os corticosteróides imitam os hormônios produzidos pelas glândulas supra-renais.

Uma grande quantidade de corticosteróide no corpo reduz a inflamação e suprime o sistema imunológico.

Você deve monitorar os efeitos colaterais desses medicamentos com cuidado. Os possíveis efeitos colaterais incluem:

  • glaucoma, um conjunto de doenças oculares que podem resultar em danos ao nervo óptico e perda de visão
  • retenção de líquidos e inchaço na parte inferior das pernas
  • pressão alta
  • catarata
  • açúcar elevado no sangue

Há evidências de que o uso de corticosteroides também pode colocar você em maior risco para as seguintes condições:

  • infecções
  • perda de cálcio dos ossos, o que pode levar à osteoporose
  • pele fina e fácil de machucar
  • dor de garganta
  • rouquidão

Procedimentos médicos

Às vezes, os medicamentos não são suficientes para parar a queda de cabelo. Existem procedimentos cirúrgicos para tratar a calvície.

Cirurgia de Transplante Capilar

A cirurgia de transplante de cabelo envolve a movimentação de pequenos pedaços de pele, cada um com alguns fios de cabelo, para partes calvas do couro cabeludo.

Isso funciona bem para pessoas com calvície hereditária, pois geralmente perdem cabelo no topo da cabeça. Como esse tipo de queda de cabelo é progressiva, você precisaria de várias cirurgias ao longo do tempo.

Redução do couro cabeludo

Em uma redução do couro cabeludo, o cirurgião remove parte do couro cabeludo que não tem cabelo. O cirurgião então fecha a área com uma parte do couro cabeludo que contém cabelo.Outra opção é um retalho, no qual o cirurgião dobra o couro cabeludo que tem cabelo sobre uma área calva. Este é um tipo de redução do couro cabeludo.

A expansão do tecido também pode cobrir manchas calvas. Requer duas cirurgias. Na primeira cirurgia, o cirurgião coloca um expansor de tecido sob uma parte do couro cabeludo que contém cabelo e fica próxima à calva. Depois de várias semanas, o expansor estica a parte do couro cabeludo que contém cabelo.

Na segunda cirurgia, o cirurgião remove o expansor e puxa a área expandida do couro cabeludo com cabelo sobre a calva.

Esses remédios cirúrgicos para a calvície tendem a ser caros e apresentam riscos. Esses incluem:

  • crescimento de cabelo irregular
  • sangrando
  • cicatrizes largas
  • infecção

Seu enxerto também pode não funcionar, o que significa que você precisará repetir a cirurgia.

Como posso prevenir a queda de cabelo?

Existem coisas que você pode fazer para evitar mais queda de cabelo. Não use penteados apertados como tranças, rabos de cavalo ou coques que colocam muita pressão em seu cabelo. Com o tempo, esses estilos danificam permanentemente os folículos capilares.

Tente não puxar, torcer ou esfregar o cabelo. Certifique-se de ter uma dieta balanceada que inclua quantidades adequadas de ferro e proteína.

Certos regimes de beleza podem piorar ou causar queda de cabelo.

Se você está perdendo cabelo, use um shampoo de bebê suave para lavar o cabelo. A menos que você tenha cabelos extremamente oleosos, considere lavá-los apenas a cada dois dias. Sempre seque o cabelo e evite esfregá-lo.

Produtos e ferramentas de modelagem também são culpados comuns na queda de cabelo. Exemplos de produtos ou ferramentas que podem afetar a queda de cabelo incluem:

  • secadores de cabelo
  • pentes aquecidos
  • alisadores de cabelo
  • produtos de coloração
  • agentes de branqueamento
  • permanentes
  • relaxantes

Se decidir pentear o cabelo com ferramentas aquecidas, faça-o apenas quando o cabelo estiver seco. Além disso, use as configurações mais baixas possíveis.

Qual é a perspectiva de longo prazo?

Você pode parar ou até mesmo reverter a queda de cabelo com um tratamento agressivo, especialmente se for devido a uma condição médica subjacente. A perda de cabelo hereditária pode ser mais difícil de tratar. No entanto, certos procedimentos, como transplantes de cabelo, podem ajudar a reduzir o aparecimento de calvície.

Converse com seu médico para explorar todas as suas opções para diminuir os efeitos da queda de cabelo.

Mais Detalhes

Síndrome de Ehlers-Danlos: o que é e como é tratada?

Síndrome de Ehlers-Danlos: o que é e como é tratada?

O que é a índrome de Ehler-Danlo?A índrome de Ehler-Danlo (ED) é uma doença hereditária que afeta o tecido conjuntivo do corpo. O tecido conjuntivo é reponável...
Tudo o que você precisa saber sobre pressão alta (hipertensão)

Tudo o que você precisa saber sobre pressão alta (hipertensão)

A preão arterial elevada, ou hipertenão, ocorre quando a preão arterial aumenta para nívei prejudiciai à aúde. A medição da preão arterial leva em conidera...