Halle Berry revelou que fazia dieta ceto durante a gravidez - mas isso é seguro?
Contente
Não é segredo que 2018 foi o ano da dieta cetônica. Um ano depois, a tendência não mostra sinais de desaceleração tão cedo. Celebridades como Kourtney Kardashian, Alicia Vikander e Vanessa Hudgens continuam a derramar suas dicas de alimentação com alto teor de gordura e baixo teor de carboidratos em suas histórias de IG. Recentemente, a rainha do fitness Halle Berry acessou o Instagram para mostrar um pouco de sua sabedoria cetônica como parte de sua infame série #FitnessFriday no Instagram.
Para aqueles que podem não estar familiarizados com #FitnessFriday, Berry e seu treinador Peter Lee Thomas se reúnem todas as semanas e compartilham detalhes sobre o IG sobre seu regime de bem-estar. No passado, eles falaram sobre tudo, desde os treinos favoritos de Berry até seus intensos objetivos de condicionamento físico para 2019. O bate-papo da semana passada foi sobre ceto. (Relacionado: Halle Berry admite fazer uma coisa muito questionável quando dá certo)
Sim, Berry é uma grande defensora da dieta ceto. Ela está nisso há anos. Mas ela não pretende "empurrar o estilo de vida cetônico" para ninguém, disse ela em seu último post #FitnessFriday. "É apenas o estilo de vida que adotamos que funciona melhor para nossos corpos", acrescentou Berry. (Aqui está tudo o que você deve saber sobre a dieta ceto.)
Berry e Lee Thomas compartilharam todos os tipos de dicas de ceto, incluindo alguns de seus lanches keto favoritos: TRUWOMEN Plant Fueled Protein Bars (compre, $ 30) e FBOMB Salted Macadamia Nut Butter (Compre, $ 24).
No final da conversa, Berry revelou que ela também manteve a dieta cetônica durante a gravidez. “Eu comia muito ceto, principalmente porque sou diabética e é por isso que escolhi o estilo de vida ceto”, disse ela. (Relacionado: Halle Berry diz que faz jejum intermitente com a dieta Keto - isso é saudável?)
ICYDK, os médicos recomendam a dieta cetônica para uma infinidade de condições médicas, incluindo diabetes, síndrome dos ovários policísticos (SOP) e epilepsia. Mas quão seguro é realmente durante a gravidez?
"Por razões éticas óbvias, não temos nenhum estudo que diga que é seguro estar na dieta cetogênica durante a gravidez, então eu realmente não posso defender isso", disse Christine Greves, MD, uma obstetra certificada da Orlando Health.
Os poucos estudos que estão lá fora especificamente destacam os perigos de não ter ácido fólico suficiente durante a gravidez, explica o Dr. Greves. Ela diz que os carboidratos encontrados em grãos como farinha de trigo, arroz e macarrão (todos grandes proibições na dieta cetônica) são ricos em ácido fólico, que é muito importante para o desenvolvimento fetal, especialmente durante o primeiro trimestre.
Mulheres que comem uma dieta baixa em carboidratos durante a gravidez correm maior risco de ter um bebê com defeitos do tubo neural, o que pode fazer com que a criança desenvolva doenças como anencefalia (um cérebro subdesenvolvido e um crânio incompleto) e espinha bífida, de acordo com um 2018 Estudo Nacional de Prevenção de Defeitos Congênitos. Essa é parte da razão pela qual, em 1998, o FDA exigiu a adição de ácido fólico a muitos pães e cereais: para aumentar a quantidade de ácido fólico na dieta geral das pessoas. Desde então, houve uma redução de cerca de 65 por cento na prevalência de defeitos do tubo neural na população em geral, de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
Apesar dos perigos potenciais de comer pouco carboidrato durante a gravidez, algumas exceções podem ser feitas para mulheres com problemas de saúde como diabetes e epilepsia. “Na medicina, é preciso pesar o risco e os benefícios”, diz o Dr. Greves. "Portanto, se você tem epilepsia ou diabetes, alguns dos medicamentos usados para tratar essas condições podem acabar sendo mais prejudiciais para o feto. Nesses cenários, a dieta cetogênica pode ser uma alternativa não farmacológica aceitável para controlar os sintomas e garantir um tratamento seguro gravidez."
Mas, como algumas pessoas seguem a dieta cetônica para perder peso, o Dr. Greves observa que a perda de peso não é recomendada durante a gravidez, nem fazer uma dieta que você nunca tenha experimentado antes. "Em vez disso, você deve se concentrar em nutrir seu corpo e seu bebê em crescimento", diz ela. "Ao restringir grãos inteiros ricos em carboidratos, feijões, frutas e certos vegetais, você pode facilmente ficar sem fibras, vitaminas e antioxidantes valiosos."
Resultado? Se você tiver alguma dúvida sobre sua dieta durante a gravidez, é sempre uma boa ideia falar primeiro com seu médico. Eles o ajudarão a tomar a decisão certa para seu corpo e seu bebê.