A razão pela qual você se sente ansioso depois de uma noite bebendo pode ser "Hangxiety"
Contente
Já se sentiu culpado, estressado ou extremamente ansioso durante a ressaca? Bem, há um nome para isso - e é chamado ansiedade.
É provável que todo mundo que já teve ressaca tenha experimentado algum grau de ansiedade, mas existe um grupo específico de pessoas que é mais suscetível a ela - possivelmente a um nível debilitante.
Nova pesquisa publicada na revista Personalidade e diferenças individuais mostra que pessoas muito tímidas têm maior probabilidade de sofrer de ansiedade causada pelo álcool, em comparação com pessoas que são socialmente mais extrovertidas.
A timidez, observaram os autores do estudo, pode ser um sintoma de transtorno de ansiedade social (TAS), uma ansiedade intensa ou medo de ser julgado ou rejeitado em uma situação social. Eles também apontaram que, muitas vezes, as pessoas que sofrem de TAS usam álcool para lidar com seus sintomas. Isso pode levar ao transtorno de uso de álcool (AUD), o uso compulsivo de álcool em que uma pessoa perde o controle sobre seu consumo. (Relacionado: Quanto álcool você pode beber antes de começar a bagunçar sua boa forma?)
Para realizar o estudo, os pesquisadores escolheram 97 voluntários - 62 mulheres e 35 homens entre 18 e 53 anos - com vários graus de timidez autoidentificados. (Nenhuma dessas pessoas, no entanto, foi diagnosticada com qualquer tipo de transtorno de ansiedade.) Quarenta e sete dessas pessoas foram convidadas a permanecer sóbrias, enquanto 50 foram solicitados a beber como normalmente fariam em um evento social - isso acabou sendo uma média de seis unidades para o grupo que bebe. (Uma unidade de álcool equivale a cerca de 8 onças de cerveja ABV 4 por cento.)
Os pesquisadores então mediram o nível individual de timidez de cada um e se eles mostraram sinais de AUD antes e depois de uma noite de bebedeira. Os participantes também relataram seus níveis de ansiedade - a quantidade de ansiedade que sentiram durante a ressaca.
Depois de comparar os dados, eles descobriram que as pessoas mais tímidas por natureza sentiam que sua ansiedade diminuía mais quando bebiam álcool. No dia seguinte, no entanto, o mesmo grupo de pessoas disse que seus níveis de ansiedade aumentaram mais em comparação com o resto do grupo. E eles pontuaram mais alto em um teste usado para diagnosticar AUD. (Para sua informação, veja como saber se você está sofrendo de ansiedade temporária ou de um transtorno de ansiedade.)
Então o que isso significa exatamente? "Sabemos que muitas pessoas bebem para aliviar a ansiedade sentida em situações sociais. Mas esta pesquisa sugere que isso pode ter consequências de repercussão no dia seguinte, com indivíduos mais tímidos mais propensos a experimentar este aspecto às vezes debilitante de uma ressaca", a coautora do estudo Celia Morgan disse em uma história da Universidade de Exeter.
E essa ansiedade pode estar ligada às chances de alguém desenvolver um problema real com o álcool. De acordo com os autores, "Este estudo sugere que a ansiedade durante as ressacas está ligada a sintomas de AUD em indivíduos altamente tímidos, fornecendo um marcador potencial para risco aumentado de AUD, que pode informar a prevenção e o tratamento."
Conclusão: Morgan encoraja as pessoas que são tímidas a possuirem seus traços de personalidade únicos, em vez de tentar "consertá-los" por meio do álcool. “Trata-se de aceitar ser tímida ou introvertida”, diz ela. "Isso pode ajudar a fazer a transição das pessoas para longe do uso pesado de álcool. É uma característica positiva. É normal ficar quieto."
No final do dia, se você está usando o álcool como um mecanismo de enfrentamento para "se soltar" em situações sociais, é importante notar que pode não ser a melhor ideia para sua saúde mental. Além disso, considerando o fato de que o AUD está em alta entre as mulheres, vale a pena prestar um pouco mais de atenção aos seus hábitos de beber, especialmente à medida que nos preparamos para a temporada de festas de fim de ano movidas a álcool que se avizinha.