Como Criar um Plano de Ação para Asma
Contente
- O que é um plano de ação para asma?
- Planos para crianças
- Planos para adultos
- Exemplos
- Quem deve ter um?
- Onde você deve colocá-los?
- Por que é importante ter um
- Quando falar com um médico
- O resultado final
Um plano de ação para asma é um guia individualizado onde uma pessoa identifica:
- como eles tratam sua asma atualmente
- sinais de que seus sintomas estão piorando
- o que fazer se os sintomas piorarem
- quando procurar tratamento médico
Se você ou um ente querido tem asma, ter um plano de ação em vigor pode ajudar a responder a muitas perguntas e a cumprir as metas do tratamento.
Continue lendo para descobrir tudo o que você precisa saber para criar seu plano.
O que é um plano de ação para asma?
Existem vários componentes que todo plano de ação deve ter em comum. Esses incluem:
- fatores que desencadeiam ou pioram sua asma
- nomes específicos dos medicamentos que você toma para asma e para que os usa, como medicamentos de ação curta ou longa
- sintomas que indicam que sua asma está piorando, incluindo medições de fluxo de pico
- quais medicamentos você deve tomar com base no nível de seus sintomas
- sintomas que indicam quando você deve procurar atendimento médico imediato
- números de telefone de contato de emergência, incluindo seu médico de atenção primária, hospital local e membros importantes da família para entrar em contato se você tiver um ataque de asma
Seu médico pode recomendar que seu plano de ação tenha três zonas principais de ação, como:
- Verde. Verde é a zona “boa”. É quando você está bem e sua asma não costuma limitar seu nível de atividade. Esta seção do seu plano inclui sua meta de fluxo de pico, os medicamentos que você toma todos os dias e quando os toma e se você usa algum medicamento especial antes do exercício.
- Amarelo. Amarelo é a zona de “cautela”. É quando a sua asma começa a apresentar sinais de agravamento. Esta seção inclui os sintomas que você experimenta na zona amarela, seus fluxos máximos na zona amarela, etapas ou medicamentos adicionais a serem tomados quando você está nesta zona e os sintomas que indicam que você pode precisar chamar seu médico.
- Vermelho. Vermelho é a zona de “alerta” ou “perigo”. É quando você está tendo sintomas graves associados à asma, como falta de ar, limitações significativas de atividades ou necessidade de usar medicamentos de alívio rápido com frequência. Incluídos nesta seção estão sinais de perigo, como lábios tingidos de azul; medicamentos para tomar; e quando ligar para seu médico ou procurar atendimento médico de emergência.
Planos para crianças
Os planos de asma para crianças incluem todas as informações listadas acima. Porém, algumas modificações podem ajudar a tornar o plano mais amigável para crianças e cuidadores. Esses incluem:
- Fotos, quando possível. Você pode incluir fotos de cada medicamento ou inalador, bem como fotos das zonas verdes, amarelas e vermelhas identificadas no medidor de fluxo máximo.
- Consentimento para tratamento: Os planos de ação para a asma de muitas crianças incluem uma declaração de consentimento que os pais assinam para permitir que uma escola ou cuidador dê medicamentos, como medicamentos de ação rápida.
- Sintomas nas palavras de uma criança. As crianças podem não descrever “chiado” nesses termos exatos. Pergunte ao seu filho o que certos sintomas significam para ele. Escreva essas descrições para ajudar você e outras pessoas a entender melhor quais sintomas seu filho está apresentando.
Estas são algumas das modificações que você pode fazer para garantir que o plano de ação para a asma do seu filho seja o mais amigável possível.
Planos para adultos
Um plano de ação para a asma para adultos deve incluir as informações listadas acima, mas com considerações para quando você precisar de ajuda e pode não ser capaz de direcionar as pessoas para o que você precisa. Considere incluir o seguinte:
- Forneça instruções sobre onde uma pessoa pode encontrar seu medicamento em sua casa se sua respiração estiver tão afetada que você não pode direcioná-la a ela.
- Liste um contato de emergência ou profissional de saúde para ligar se precisar de atenção médica imediata e estiver no hospital ou no consultório médico.
Você pode dar uma cópia do seu plano de ação para a asma ao seu chefe ou gerente de recursos humanos em seu local de trabalho para garantir que alguém possa ajudá-lo, se necessário.
Exemplos
Você não precisa começar do zero ao criar um plano de ação para a asma. Existem muitos recursos online que podem ajudá-lo a criar um plano em papel ou baseado na web. Aqui estão alguns lugares para começar:
- American Lung Association (ALA). Esta página ALA inclui planos de ação para download em inglês e espanhol. Existem planos para casa e escola.
- Fundação da Asma e Alergia da América (AAFA). Esta página AAFA oferece planos para download de casa, creche e escola.
- Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC). fornece planos para impressão, online e interativos, incluindo aqueles traduzidos para o espanhol.
O consultório do seu médico também é um bom recurso para planos de ação para a asma. Eles podem trabalhar com você para criar o melhor plano para você.
Quem deve ter um?
Um plano de ação é uma boa ideia para qualquer pessoa com diagnóstico de asma. Ter um plano em vigor pode eliminar as suposições sobre o que fazer se a sua asma piorar. Também pode ajudar a identificar quando você está gerenciando bem sua asma.
Onde você deve colocá-los?
Um plano de ação para a asma deve ser facilmente acessível a qualquer pessoa que precise utilizá-lo. Depois de criar um, é uma boa ideia fazer várias cópias e distribuí-las aos responsáveis. Considere fazer o seguinte:
- Mantenha um afixado em um local de fácil acesso em sua casa, como a geladeira ou um quadro de mensagens.
- Mantenha um perto de onde você armazena seus medicamentos para asma.
- Mantenha uma cópia em sua carteira ou bolsa.
- Distribua um para o professor do seu filho e adicione um aos registros escolares do seu filho.
- Dê um a qualquer membro da família que possa cuidar de você ou de seu filho, caso seja necessária atenção médica de emergência.
Além disso, você pode querer tirar fotos de cada página do plano e salvá-las em seu telefone como “favoritos”. Você também pode enviar o plano por e-mail para si mesmo, para que sempre tenha uma cópia à mão.
Por que é importante ter um
Um plano de ação para a asma traz os seguintes benefícios:
- Ajuda a identificar quando sua asma é bem controlada e quando não é.
- Ele fornece um guia fácil de seguir sobre quais medicamentos tomar quando você tem certos sintomas.
- Isso elimina o trabalho de adivinhação de ajudar você ou um ente querido em um ambiente escolar ou quando um zelador está em sua casa.
- Ele garante que você entenda o que cada medicamento prescrito faz e quando deve usá-los.
Quando você ou um ente querido tem asma, às vezes é fácil ficar em pânico ou sem saber o que fazer. Um plano de ação para a asma pode lhe dar mais confiança, pois tem respostas sobre o que e quando fazer exatamente.
Quando falar com um médico
Converse com seu médico ao estabelecer seu plano de ação para a asma. Eles devem revisar o plano e adicionar sugestões. Certifique-se de levar o plano para exames regulares.
Outras vezes, quando você deve consultar seu médico e considerar atualizar seu plano, incluem:
- se você está tendo problemas para manter sua asma, como se você costuma estar nas zonas amarelas ou vermelhas de seu plano
- se você está tendo problemas para seguir seu plano
- se você não sente que seus medicamentos estão funcionando tão bem quanto antes
- se você está tendo efeitos colaterais aos medicamentos prescritos
Se você tiver dúvidas sobre sua asma e plano de ação, ligue para seu médico. Tomar medidas para prevenir um ataque de asma e observar o agravamento dos sintomas é a chave para controlar sua asma.
O resultado final
Um plano de ação para a asma pode ser vital para ajudar você, seus cuidadores e seu médico a controlar sua asma. Muitos recursos online podem ajudá-lo a estabelecer seu plano. Você também pode conversar com seu médico sobre maneiras exclusivas de modificar o plano.
Sempre procure atendimento médico imediato se estiver apresentando sintomas graves de asma.