Por que tenho movimentos intestinais duros e como faço para tratá-los?
Contente
- Fezes duras causam
- Causas relacionadas a medicamentos
- Causas relacionadas à dieta e estilo de vida
- Causas médicas
- Fezes duras com sangue
- Sintomas de fezes duras
- Complicações
- Tratamento de fezes duras
- Remédios caseiros
- Tratamento médico de cocô forte
- Quando ver um médico
- Leve embora
visão global
Em um mundo perfeito, suas fezes seriam moles e fáceis de evacuar sempre que você precisar evacuar. No entanto, é provável que de vez em quando você tenha movimentos intestinais duros.
São mais difíceis de eliminar do que evacuações moles e podem variar de difíceis a totalmente dolorosas. Os médicos podem chamar de constipação intestinal.
Embora movimentos intestinais duros ocorram com qualquer pessoa de vez em quando, eles também podem ser um sintoma de uma condição médica latente.
Exemplos de condições que causam evacuações endurecidas incluem doença diverticular, obstruções intestinais ou hipotireoidismo. Se você tem fezes duras, existem maneiras de facilitar a passagem das fezes em casa.
Fezes duras causam
Você pode ter fezes duras por vários motivos. Às vezes, a culpa é de uma combinação de fatores. Normalmente, as fezes de uma pessoa são feitas de produtos residuais e alimentos não digeridos que se combinam com a água para serem eliminados pelos intestinos.
Isso também requer motilidade, ou movimento gastrointestinal, para ajudar as fezes a se moverem ao longo do trato digestivo para eliminação.
Um problema com qualquer um ou vários desses processos digestivos pode causar fezes duras.
Causas relacionadas a medicamentos
Às vezes, fezes duras são devido a algo que você comeu (ou não), bem como aos medicamentos que toma. Exemplos incluem:
- antiácidos contendo alumínio e cálcio
- anticolinérgicos
- anticonvulsivantes para prevenir convulsões
- antiespasmódicos
- bloqueadores dos canais de cálcio
- diuréticos
- suplementos de ferro
- medicamentos usados para tratar a depressão
- medicamentos usados para tratar a doença de Parkinson
- medicamentos para a dor narcótica
Causas relacionadas à dieta e estilo de vida
As causas de fezes duras relacionadas à dieta incluem desidratação (não beber água suficiente) e uma dieta pobre em fibras. Algumas causas potenciais de fezes duras relacionadas ao estilo de vida incluem:
- mudanças na dieta de alguém
- mudar medicamentos
- não praticar atividade física regular
- viajando
Se uma pessoa freqüentemente ignora o desejo de evacuar, isso pode fazer com que as fezes se tornem mais difíceis de evacuar. Isso ocorre porque a restrição dos movimentos intestinais pode causar alterações no cérebro que afetam a necessidade futura de evacuar.
Suas fezes podem se acumular dentro do trato digestivo e ficar mais difíceis de passar.
Causas médicas
Às vezes, uma condição médica subjacente pode causar fezes duras. Exemplos dessas condições incluem:
- envelhecimento
- problemas anatômicos com o trato digestivo
- lesões cerebrais
- doença celíaca
- diverticulite
- condições relacionadas a hormônios, como hipotireoidismo
- obstruções intestinais
- tumores intestinais
- Mal de Parkinson
- gravidez
- proctite, uma inflamação da próstata
- lesões da medula espinhal
Algumas dessas condições, como obstrução intestinal, podem ser uma emergência médica. Como as fezes não podem sair, uma pessoa pode experimentar complicações fatais se o intestino vazar para o revestimento intestinal.
Fezes duras com sangue
Se as fezes forem especialmente difíceis de evacuar, não é incomum ver algumas listras de sangue presentes nas fezes. As fezes duras podem causar irritação e microrragias no revestimento intestinal que causam sangramento. Além disso, você pode ter sangramento em algum lugar do trato gastrointestinal, o que pode significar que você vê sangue nas fezes.
Se o sangue estiver mais do que raiando ou continuar além de um dia, consulte um médico para se certificar de que as fezes com sangue não são um sinal de uma condição médica subjacente
Banco duro preto
Às vezes, fezes duras podem parecer pretas e alcatroadas. Isso pode indicar a presença de sangramento em uma área superior do trato digestivo, como o estômago ou esôfago. Alguns medicamentos que você toma, como suplementos de ferro, também podem causar fezes escuras.
Sintomas de fezes duras
Os sintomas mais graves das fezes duras são sangramento retal ou sangue nas fezes. Isso pode exigir atenção médica de emergência se a pessoa continuar sangrando.
Outros sintomas de fezes duras incluem:
- dor abdominal
- dificuldade em passar gás
- dor passando fezes
- esforço ao passar fezes
Muitos desses sintomas podem causar medo de evacuar outras fezes. Esse medo pode piorar a constipação.
Complicações
As fezes duras podem se acumular no trato digestivo, causando danos ao seu revestimento. As complicações de fezes duras podem incluir:
- fissuras anais
- impactação fecal
- hemorróidas
- bloqueio intestinal
- prolapso retal
Pode ajudar a prevenir a ocorrência destes, mantendo as fezes o mais moles possível.
Tratamento de fezes duras
Se você não tem sangue nas fezes ou dor forte, pode começar tentando amolecer as fezes em casa.
Remédios caseiros
Exemplos de remédios caseiros para amolecer fezes incluem:
- Massagem abdominal. Às vezes, uma massagem no estômago pode ajudar a estimular os intestinos se eles não estiverem se movendo o suficiente para ajudar na digestão das fezes mais rapidamente. Esfregar o estômago em movimentos circulares pode ajudar.
- Beba mais água. O aumento de água no trato digestivo pode tornar as fezes mais macias e fáceis de evacuar. Um bom sinal de que você está bebendo água suficiente é se sua urina for de cor amarela pálida.
- Coma mais fibras. As fibras podem adicionar volume às fezes, o que pode estimular os intestinos e ajudar a mover as fezes através do trato digestivo. No entanto, adicionar muita fibra de uma vez pode ter o efeito oposto e causar inchaço e desconforto abdominal. Exemplos de excelentes fontes de fibras incluem pão integral, feijão preto, frutas vermelhas ou maçãs com casca, cenouras, ervilhas, brócolis, amêndoas e amendoim.
- Evite alimentos com baixo teor de fibras e calorias vazias. Muitos alimentos com baixo teor de fibras não agregam muito valor nutricional à sua dieta. Evite fast food, alimentos processados e batatas fritas.
- Exercício. A atividade física pode ter um efeito estimulante do intestino no corpo.
Tratamento médico de cocô forte
Exemplos de medicamentos que um médico pode prescrever ou recomendar incluem:
- Agentes formadores de massa. Os exemplos incluem Citrucel ou FiberCon. Esses medicamentos ajudam a aumentar o volume das fezes, tornando-as mais fáceis de passar.
- Agentes osmóticos. Os exemplos incluem MiraLAX. Esses medicamentos atraem água para as fezes, facilitando sua passagem.
- Amaciantes de fezes.Os exemplos incluem docusato de sódio (Colace). Isso ajuda a amolecer fezes duras para que não fiquem tão difíceis de passar.
Idealmente, esses métodos são uma solução de curto prazo. Se suas fezes duras causar problemas médicos significativos, como bloqueio intestinal ou prolapso retal, você pode precisar de cirurgia. Geralmente é a última tentativa de corrigir um problema subjacente.
Quando ver um médico
Consulte um médico se você não tiver evacuado em quatro dias. Pode ser necessário procurar atendimento médico de emergência se observar sangue nas fezes que parece estar aumentando.
Caso contrário, você deve procurar ajuda médica se as fezes duras o incomodarem. Se você estiver tendo sintomas como inchaço, dor e desconforto, conversar com um médico pode ajudar.
Leve embora
O cocô forte pode ser um sintoma de fatores de estilo de vida, medicamentos tomados ou uma condição médica subjacente. Existem várias abordagens diferentes de tratamento que podem facilitar a evacuação das fezes.
Começar mais cedo ou mais tarde pode ajudar a prevenir problemas médicos graves, como obstrução intestinal.