Como identificar, tratar e prevenir um resfriado
Contente
- Qual é a diferença entre um resfriado e um resfriado no peito?
- Sintomas de resfriado
- Resfriado vs. infecção sinusal
- O que causa um resfriado?
- Quando você deve consultar um médico?
- Tratamento
- Outlook
- Dicas para prevenção
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.
visão global
O resfriado, também conhecido como resfriado comum, geralmente é uma doença leve, mas pode afetar sua vida diária. Além de espirros, fungadelas, tosses e dor de garganta, um resfriado pode deixá-lo com uma sensação de cansaço, enfraquecimento e indisposição geral por vários dias.
Os adultos ficam resfriados a cada ano. As crianças podem pegar oito ou mais dessas doenças anualmente. Resfriados são a principal razão pela qual as crianças não vão à escola e os adultos faltam ao trabalho.
A maioria dos resfriados é leve e dura cerca de uma semana. Mas algumas pessoas, especialmente aquelas com um sistema imunológico enfraquecido, podem desenvolver doenças mais graves como uma complicação de um resfriado, como bronquite, infecção sinusal ou pneumonia.
Aprenda a identificar os sintomas de um resfriado e descubra como tratá-los se você pegar um resfriado.
Qual é a diferença entre um resfriado e um resfriado no peito?
Você deve ter ouvido os termos "resfriado na cabeça" e "resfriado no peito". Todos os resfriados são basicamente infecções respiratórias causadas por um vírus. A diferença em termos geralmente se refere à localização dos seus sintomas.
Um “resfriado” envolve sintomas em sua cabeça, como nariz entupido e coriza e olhos lacrimejantes. Com um "resfriado no peito", você terá congestão no peito e tosse. A bronquite viral é às vezes chamada de "resfriado no peito". Assim como os resfriados, os vírus também causam bronquite viral.
Sintomas de resfriado
Uma maneira de saber se você pegou um resfriado é pelos sintomas. Esses incluem:
- nariz entupido ou escorrendo
- espirros
- dor de garganta
- tosse
- febre baixa
- mal-estar geral
- dores leves no corpo ou dor de cabeça
Os sintomas de resfriado geralmente aparecem um a três dias depois de você ter sido exposto ao vírus. Seus sintomas devem durar por.
Resfriado vs. infecção sinusal
Um resfriado e uma infecção sinusal compartilham muitos dos mesmos sintomas, incluindo:
- congestionamento
- nariz escorrendo
- dor de cabeça
- tosse
- dor de garganta
No entanto, suas causas são diferentes. Os vírus causam resfriados. Embora os vírus possam causar infecções nos seios da face, muitas vezes essas doenças são causadas por bactérias.
Você pega uma infecção sinusal quando bactérias ou outros germes crescem nos espaços cheios de ar atrás de suas bochechas, testa e nariz. Os sintomas adicionais incluem:
- secreção do nariz, que pode ser uma cor esverdeada
- gotejamento pós-nasal, que é o muco que desce pela parte de trás da garganta
- dor ou sensibilidade no rosto, especialmente ao redor dos olhos, nariz, bochechas e testa
- dor ou dor nos dentes
- sentido de olfato reduzido
- febre
- fadiga
- mal hálito
O que causa um resfriado?
Os resfriados são causados por vírus, mais comumente. Outros vírus responsáveis por resfriados incluem:
- metapneumovírus humano
- vírus parainfluenza humano
- vírus sincicial respiratório (RSV)
As bactérias não causam resfriados. É por isso que os antibióticos não funcionam para tratar um resfriado.
Quando você deve consultar um médico?
Resfriados geralmente são doenças leves. Você não deve precisar consultar um médico para sintomas gerais de resfriados, como nariz entupido, espirros e tosse. Consulte um médico se tiver estes sintomas mais graves:
- dificuldade para respirar ou chiado
- uma febre superior a 101,3 ° F (38,5 ° C)
- uma forte dor de garganta
- uma forte dor de cabeça, especialmente com febre
- uma tosse que é difícil de parar ou que não passa
- dor de ouvido
- dor ao redor do nariz, olhos ou testa que não passa
- erupção cutânea
- fadiga extrema
- confusão
Chame seu médico se seus sintomas não melhorarem após sete dias, ou se piorarem. Você pode ter uma dessas complicações, que se desenvolve em um pequeno número de pessoas que ficam resfriadas:
- bronquite
- infecção na orelha
- pneumonia
- infecção sinusal (sinusite)
Tratamento
Você não pode curar um resfriado. Os antibióticos matam as bactérias, não os vírus que causam resfriados.
Seus sintomas devem melhorar em alguns dias. Até então, aqui estão algumas coisas que você pode fazer para se sentir mais confortável:
- Se acalme. Descanse o máximo que puder para dar ao seu corpo tempo para se recuperar.
- Beba muito líquido, de preferência água e sucos de frutas. Fique longe de bebidas com cafeína, como refrigerantes e café.Eles vão desidratar você ainda mais. Além disso, evite álcool até se sentir melhor.
- Acalme sua garganta. Gargareje com uma mistura de 1/2 colher de chá de sal e 8 onças de água algumas vezes ao dia. Chupe um losango. Beba chá quente ou caldo de sopa. Ou use um spray para dor de garganta.
- Abra as passagens nasais obstruídas. Um spray salino pode ajudar a liberar o muco do nariz. Você também pode tentar um spray descongestionante, mas pare de usá-lo após três dias. Usar sprays descongestionantes por mais de três dias pode levar ao rebote de entupimento.
- Use um vaporizador ou umidificador em seu quarto enquanto dorme para aliviar o congestionamento.
- Tome um analgésico. Para dores leves, você pode tentar um analgésico de venda livre (OTC), como paracetamol (Tylenol) ou ibuprofeno (Advil, Motrin). A aspirina (Bufferin, Bayer Aspirin) é boa para adultos, mas evite seu uso em crianças e adolescentes. Pode causar uma doença rara, mas grave, chamada síndrome de Reye.
Se você usar um remédio para resfriado OTC, marque a caixa. Certifique-se de que toma apenas medicamentos que tratam os seus sintomas. Não dê remédios para resfriado a crianças menores de 6 anos.
Outlook
Normalmente, os resfriados desaparecem em uma semana a 10 dias. Com menos frequência, um resfriado pode evoluir para uma infecção mais séria, como pneumonia ou bronquite. Se os seus sintomas persistirem por mais de 10 dias, ou se estiverem piorando, consulte o seu médico.
Dicas para prevenção
Principalmente durante a estação fria, que ocorre no outono e no inverno, siga estas etapas para evitar adoecer:
- Evite qualquer pessoa que pareça doente. Peça-lhes que espirrem e tossam na altura do cotovelo, em vez de no ar.
- Lave as mãos. Depois de apertar as mãos ou tocar em superfícies comuns, lave as mãos com água morna e sabão. Ou use um desinfetante para as mãos à base de álcool para matar os germes.
- Mantenha as mãos longe do rosto. Não toque nos olhos, nariz ou boca, áreas onde os germes podem entrar facilmente em seu corpo.
- Não compartilhe. Use seus próprios óculos, utensílios, toalhas e outros itens pessoais.
- Aumente sua imunidade. Você terá menos probabilidade de pegar um resfriado se seu sistema imunológico estiver funcionando em sua capacidade máxima. Faça uma dieta equilibrada, durma de sete a nove horas por noite, faça exercícios e controle o estresse para se manter saudável.