10 causas de dor de cabeça e febre e o que fazer
Contente
- Febre e dor de cabeça
- Causas
- 1. Alergias
- 2. Resfriados e gripes
- 3. Infecções bacterianas
- 4. Infecção de ouvido
- 5. Meningite
- 6. Insolação
- 7. Artrite reumatóide
- 8. Medicamentos
- 9. Vacinações
- 10. Câncer
- Tratamento
- Remédios caseiros
- Considerações para crianças
- Prevenção
- Quando ver um médico
- O resultado final
Dor de cabeça e febre são sintomas comuns de vários tipos de doenças. Tipos leves, como o vírus da gripe sazonal e alergias, podem causar esses sintomas. Às vezes, ficar com febre pode causar dor de cabeça.
Dor de cabeça e febre são comuns em adultos e crianças. Em alguns casos, eles podem sinalizar que seu corpo está lutando contra uma infecção ou doença mais grave. Leia as diferentes causas de dor de cabeça e febre.
Febre e dor de cabeça
A febre é o aumento da temperatura do corpo. Isso pode acontecer quando seu corpo está lutando contra uma infecção. Vírus, bactérias, fungos e parasitas podem causar infecções.
Outras doenças e inflamações também podem causar febre. Você pode ter febre se a temperatura do seu corpo for superior a 98,6 ° F (37 ° C). A febre pode causar alterações em seu corpo que podem causar dor de cabeça.
Causas
1. Alergias
Se você é alérgico a pólen, poeira, pêlos de animais ou outros gatilhos, pode ter dor de cabeça. Dois tipos de dor de cabeça estão ligados a alergias: crises de enxaqueca e dores de cabeça nos seios da face.
As alergias podem causar dores de cabeça devido à congestão nasal ou sinusal. Isso acontece quando uma reação alérgica torna as passagens internas e ao redor do nariz e da boca inflamadas e inchadas.
Os sintomas de dor de cabeça de alergia podem incluir:
- dor e pressão em torno de seus seios da face e olhos
- dor latejante em um lado da cabeça
As alergias normalmente não causam febre. No entanto, eles podem aumentar a probabilidade de você pegar uma infecção viral ou bacteriana. Isso pode causar febre e mais dor de cabeça.
2. Resfriados e gripes
Resfriados e gripes são causados por vírus. Uma infecção viral pode causar febre e dores de cabeça. Pegar uma gripe ou resfriado também pode piorar as crises de enxaqueca e as cefaléias em salvas.
Os vírus do resfriado e da gripe podem causar inflamação, inchaço e acúmulo de líquido no nariz e nos seios da face. Isso leva à dor de cabeça. Você também pode ter outros sintomas de resfriado e gripe, como:
- coriza
- dor de garganta
- arrepios
- fadiga
- náusea
- vomitando
- perda de apetite
- olhos doloridos
- pressão ao redor dos olhos
- sensibilidade ao som ou luz
3. Infecções bacterianas
Alguns tipos de bactérias podem causar infecções nos pulmões, vias respiratórias, seios da face ao redor do nariz, rins, trato urinário e outras áreas.
As infecções bacterianas também podem acontecer através de uma ferida ou cavidade no dente. Algumas infecções bacterianas podem se espalhar por todo o corpo. Isso pode ser fatal e requer tratamento urgente.
Os sintomas de uma infecção bacteriana dependem da área do corpo em que ela se encontra. Os sintomas comuns incluem febre e dores de cabeça. Os sintomas de uma infecção bacteriana nos pulmões também incluem:
- tosse
- produção de catarro
- falta de ar
- arrepios e tremores
- dor no peito
- suando
- fadiga
- dor muscular
4. Infecção de ouvido
As infecções de ouvido podem ser causadas por uma infecção bacteriana ou viral. Eles são mais comuns em crianças do que em adolescentes e adultos.
Eles podem causar o acúmulo de líquido dentro do ouvido médio. Isso causa pressão e dor dentro e ao redor da orelha.
As infecções de ouvido podem causar dores de cabeça e febre. Consulte seu médico se você ou seu filho tiver uma infecção no ouvido. Alguns casos podem causar danos permanentes às orelhas. Os sintomas incluem:
- dor de ouvido
- febre de 100 ° F (37,8 ° C) ou superior
- perda de apetite
- irritabilidade
- perda de equilíbrio
- Dificuldade em dormir
5. Meningite
Febre e dor de cabeça estão entre os primeiros sintomas da meningite. Essa doença grave ocorre quando uma infecção ataca o revestimento ao redor do cérebro e da medula espinhal. Uma infecção de meningite geralmente é causada por um vírus, embora infecções bacterianas e fúngicas também possam ser a causa.
A meningite pode ocorrer tanto em crianças quanto em adultos. Pode ser fatal e requer tratamento médico urgente. Procure estes sintomas de meningite:
- febre alta
- dor de cabeça severa
- torcicolo
- náusea
- vomitando
- sonolência
- sensibilidade à luz
- apatia
- dificuldade em acordar
- falta de apetite e sede
- erupção cutânea
- convulsão
6. Insolação
A insolação também é chamada de insolação. A insolação ocorre quando seu corpo superaquece. Isso pode acontecer se você ficar em um local muito quente por muito tempo. Praticar exercícios demais por vez em clima quente também pode causar insolação.
Uma insolação é uma condição de emergência. Se não for tratado, pode causar danos a:
- cérebro
- coração
- rim
- músculo
Febre de 40 ° C (104 ° F) ou mais é o principal sintoma da insolação. Você também pode ter uma dor de cabeça latejante. Outros sintomas de insolação incluem:
- náusea
- vomitando
- pele corada
- pele quente, seca ou úmida
- respiração rápida e superficial
- freqüência cardíaca acelerada
- confusão
- fala arrastada
- delírio
- apreensões
- desmaio
7. Artrite reumatóide
A artrite reumatóide (AR) e outros tipos de condições inflamatórias podem desencadear febres e dores de cabeça. Esse tipo de artrite ocorre quando seu corpo ataca por engano suas articulações e outros tecidos.
Cerca de 40 por cento das pessoas com AR também apresentam dor e outros sintomas em áreas como:
- olhos
- pulmões
- coração
- rins
- nervos
- veias de sangue
Se você tem AR, pode ter um risco maior de infecções. Alguns medicamentos para tratar a AR e outras doenças auto-imunes também podem aumentar o risco. Isso ocorre porque eles atuam diminuindo a atividade do sistema imunológico.
Infecções, medicamentos e estresse devido à AR podem causar febre e dores de cabeça indiretamente. Outros sintomas de AR incluem:
- rigidez
- dor
- inchaço nas articulaçoes
- juntas quentes e sensíveis
- fadiga
- perda de apetite
8. Medicamentos
Certos medicamentos podem causar febre e dor de cabeça. Esses incluem:
- antibióticos
- medicamentos para redução da pressão arterial
- medicamentos para apreensão
Tomar muitos medicamentos para aliviar a dor ou tomá-los com muita frequência também pode causar dores de cabeça e outros sintomas. Isso inclui medicamentos para enxaqueca, opioides e medicamentos de venda livre para o alívio da dor.
Se você tem dor de cabeça por uso excessivo de medicamentos, também pode ter:
- náusea
- inquietação
- irritabilidade
- Dificuldade de concentração
- problemas de memória
9. Vacinações
Febre e dor de cabeça podem ocorrer após a vacinação. A maioria das vacinas pode causar febre leve em 24 horas e durar de um a dois dias. Algumas imunizações podem causar uma reação retardada.
As vacinas MMR e catapora podem causar febre uma a quatro semanas após serem tomadas. Você pode ter febre e dor de cabeça porque seu corpo está reagindo à vacina, pois ela cria imunidade contra doenças. Outros sintomas incluem:
- erupção cutânea
- fadiga
- náusea
- vomitando
- perda de apetite
10. Câncer
O câncer e outras doenças graves podem causar febre e dor de cabeça. A American Cancer Society observa que é comum que pessoas com qualquer tipo de câncer tenham febres. Às vezes, isso é um sinal de que você também tem uma infecção.
Em outros casos, mudanças no corpo causadas por doenças ou tumor podem causar febre. Tratamentos de câncer, como quimioterapia e radioterapia, também podem causar febre e dores de cabeça.
Outros efeitos colaterais incluem náuseas, vômitos e perda de apetite. Isso pode causar desidratação e envolver comer muito pouco. Esses efeitos também podem desencadear febre e dor de cabeça.
Tratamento
O tratamento para dores de cabeça e febre depende da causa. As infecções bacterianas podem exigir antibióticos. Os vírus da gripe e resfriados geralmente não requerem tratamento e desaparecem por conta própria.
Seu médico pode recomendar repouso e medicamentos sem receita para sintomas de resfriados, gripes, outras infecções e alergias. Esses incluem:
- analgésicos
- supressores de tosse
- descongestionantes
- anti-histamínicos
- sprays nasais de solução salina ou corticosteroide
Em alguns casos, seu médico pode prescrever:
- injeções de alergia
- medicamentos antifúngicos
- medicamentos antivirais
- medicação para enxaqueca
Remédios caseiros
Os tratamentos caseiros podem ajudar a aliviar os sintomas de resfriado, gripe e alergia. Isso pode ajudar a aliviar as dores de cabeça e reduzir as febres.
- descanse bastante
- beber bebidas quentes e muitos líquidos para diluir o muco
- aplique um pano úmido frio nos olhos, rosto e pescoço
- inalação de vapor
- sente-se em um banho quente
- tome um banho de esponja fresco
- beber caldo quente ou canja de galinha
- comer iogurte congelado ou um picolé
- óleos essenciais como eucalipto e óleo da árvore do chá
- aplique óleo de hortelã-pimenta em suas têmporas
Considerações para crianças
Consulte o pediatra do seu filho antes de usar óleos essenciais. Alguns óleos essenciais não são seguros para crianças. Se você estiver grávida ou amamentando, verifique também com seu médico antes de tentar óleos essenciais e outros remédios naturais.
Prevenção
Ajude a prevenir infecções e alergias para reduzir dores de cabeça e febres. Algumas dicas para você e seu filho incluem:
- evitando alérgenos que desencadeiam reações alérgicas
- revestindo suas narinas com uma camada muito fina de vaselina para ajudar a bloquear os alérgenos
- lavar o rosto várias vezes ao dia
- enxaguando sua boca e narinas
- aplicar uma toalha úmida quente ou fria no rosto várias vezes ao dia
- ensinando seu filho a evitar compartilhar garrafas e bebidas com outras crianças
- ensinando as crianças a lavar corretamente as mãos
- lavar brinquedos e outros itens com água morna e sabão, especialmente se seu filho tiver estado doente
- tomando uma vacina contra a gripe
Quando ver um médico
Em alguns casos, você pode precisar de tratamento se tiver febre, dores de cabeça ou outros sintomas. Obtenha atenção médica se tiver:
- uma temperatura de 103 ° F (39,4 ° C) ou superior
- uma forte dor de cabeça
- erupção cutânea
- rigidez do pescoço ou dor no pescoço
- dificuldade ao respirar
- dor abdominal
- dor ao urinar
- névoa ou confusão mental
- vômito frequente
- convulsões ou desmaios
Se o seu filho tiver febre e dor de cabeça após receber as vacinas, o Hospital Infantil de Seattle aconselha que você procure ajuda médica urgente se:
- têm menos de 12 semanas
- tem um pescoço rígido
- não estão movendo o pescoço normalmente
- estão chorando por mais de três horas
- choro estridente por mais de uma hora
- não estão chorando ou respondendo a você
Leve seu filho ao pediatra se:
- uma febre dura mais de três dias
- vermelhidão em torno do local da injeção de imunização é maior do que sete centímetros
- vermelhidão ou estrias vermelhas na pele acontecem mais de dois dias após a vacinação
- eles estão tocando ou puxando sua orelha
- eles ficam com bolhas ou caroços em qualquer lugar
O resultado final
As dores de cabeça e a febre são causadas por uma série de doenças. Isso inclui infecções comuns e leves. A maioria dessas doenças melhora por conta própria. Infecções virais como resfriado ou gripe não podem ser curadas com antibióticos.
Em alguns casos, dor de cabeça e febre podem ser sinais de doenças mais graves. Consulte o seu médico se as suas dores de cabeça forem mais intensas ou se sentirem diferentes do normal. Também obtenha ajuda médica se sua febre estiver acima de 103 ° F (39,4 ° C) ou não melhorar com terapia medicamentosa.
Procure sinais de infecções graves como meningite em crianças. As infecções bacterianas podem precisar de tratamento com antibióticos. Deixá-los sem tratamento pode levar a complicações com risco de vida.