Dor de cabeça de longa duração: o que significa e o que você pode fazer
Contente
- Quando procurar atendimento médico imediato
- O que causa uma dor de cabeça que não passa?
- Dores de cabeça de rebote
- Enxaqueca
- Dores de cabeça relacionadas ao estresse ou transtornos do humor
- Dores de cabeça cervicogênicas
- Concussões e outros ferimentos na cabeça
- Tratamento para uma dor de cabeça que não passa
- Dores de cabeça de rebote
- Enxaqueca
- Dores de cabeça relacionadas ao estresse ou transtornos do humor
- Dores de cabeça cervicogênicas
- Concussões e outros ferimentos na cabeça
- Dores de cabeça inexplicáveis ou gerais
- Prevenindo dores de cabeça duradouras
- O takeaway
visão global
Todo mundo tem dor de cabeça de vez em quando. É até possível ter uma dor de cabeça que dura mais de um dia. Existem muitas razões pelas quais uma dor de cabeça pode durar um certo tempo, desde alterações hormonais até condições subjacentes mais graves.
Embora possa ser alarmante para uma dor de cabeça durar muito tempo - tanto tempo que você pode não conseguir dormir - a maioria das dores de cabeça não é fatal.Mas não é divertido quando uma dor de cabeça persistente afeta sua capacidade de fazer as coisas que você gosta.
Vamos dar uma olhada no que pode causar essas dores de cabeça e como você pode obter alívio.
Quando procurar atendimento médico imediato
Se você está sentindo a mesma dor de cabeça há mais de um dia, é possível que você tenha uma condição subjacente mais séria que requer cuidados médicos de emergência. Procure atendimento médico imediatamente se tiver:
- uma forte dor de cabeça que começou abruptamente (dentro de alguns segundos)
- uma enxaqueca que dura vários dias ou até semanas
- quaisquer novos sintomas que você não experimentou anteriormente junto com a dor de cabeça (desorientação, perda de visão ou alterações na visão, fadiga ou febre)
- doença renal, cardíaca ou hepática com dor de cabeça
- uma dor de cabeça grave ou contínua na gravidez, o que pode indicar complicações como pré-eclâmpsia
- HIV ou outro distúrbio do sistema imunológico junto com uma dor de cabeça
O que causa uma dor de cabeça que não passa?
Existem várias condições que podem causar uma dor de cabeça persistente que dura mais de um dia. Alguns deles incluem:
Dores de cabeça de rebote
Tomar regularmente analgésicos de venda livre (OTC) para suas dores de cabeça pode realmente causar doer na cabeça entre as doses. Embora esse tipo de dor de cabeça muitas vezes não permaneça, pode ocorrer ao longo de um dia ou mais.
Enxaqueca
A enxaqueca é um tipo severo de dor de cabeça que pode durar dias, ou mesmo semanas, de cada vez. Eles começam com uma sensação de doença geral que se instala um ou dois dias antes do início da dor de cabeça. Algumas pessoas experimentam aura, ou mudanças de visão brilhantes e intermitentes, antes que a dor comece.
Então, há a própria dor de cabeça, com sintomas que podem incluir:
- dor latejante em qualquer lado (ou ambos os lados) da sua cabeça
- dor atrás de seus olhos
- náusea
- vomitando
- sensibilidade à luz e som
- sensibilidade a odores e fragrâncias
Depois que a enxaqueca passar, você poderá sentir uma sensação de fadiga e exaustão semelhante à ressaca.
Dores de cabeça relacionadas ao estresse ou transtornos do humor
Ansiedade, estresse e transtornos do humor podem desencadear dores de cabeça que duram mais de um dia. Especificamente, aqueles com transtorno do pânico ou transtorno de ansiedade generalizada tendem a sentir dores de cabeça prolongadas com mais freqüência do que aqueles sem.
Dores de cabeça cervicogênicas
Às vezes, suas dores de cabeça realmente não vêm de sua cabeça. Eles estão vindo do seu pescoço.
Nas dores de cabeça cervicogênicas, a dor se refere à cabeça a partir de uma área do pescoço. Você pode nem perceber de onde vem. E se a causa subjacente - o problema em seu pescoço - não for tratada, sua dor de cabeça não vai embora.
As dores de cabeça cervicogênicas podem ser causadas por lesões, artrite, fraturas ósseas, tumores ou infecções. Sua postura ou adormecer em uma posição inadequada pode causar uma dor de cabeça cervicogênica. Também é possível que o desgaste relacionado ao disco também possa causar esses tipos de dores de cabeça.
Concussões e outros ferimentos na cabeça
Se você experimentou recentemente uma concussão ou traumatismo craniano semelhante, pode estar lidando com uma dor de cabeça contínua. Isso é chamado de síndrome pós-concussão, e é uma lesão leve em seu cérebro causada pelo trauma inicial. Pode durar meses após uma concussão - possivelmente até um ano.
Os sintomas da síndrome pós-concussão incluem:
- dores de cabeça recorrentes ou contínuas
- fadiga
- tontura
- períodos de irritabilidade
- Dificuldade de concentração
- problemas de memória de curto prazo
- sentimentos ansiosos
- uma sensação de zumbido nos ouvidos
- Dificuldade em dormir
- sensibilidade ao som e luz
- visão embaçada
- distúrbios sensoriais, como olfato e paladar diminuídos
Tratamento para uma dor de cabeça que não passa
Uma variedade de opções de tratamento, incluindo tratamentos caseiros e cuidados médicos, pode ajudar a aliviar os sintomas de uma dor de cabeça prolongada.
Dores de cabeça de rebote
O uso excessivo de analgésicos OTC pode realmente causar dores de cabeça. Se você está experimentando cefaleias de rebote contínuas, pode começar a tratar seus sintomas em casa reduzindo a quantidade de medicamentos OTC que toma.
Você não deve tomar remédios para dor por mais de 15 dias de cada mês, e medicamentos para dor de prescrição não devem ser usados por mais de 10 dias de cada mês.
O seu médico ou farmacêutico pode orientá-lo sobre os ingredientes dos medicamentos e possíveis efeitos colaterais.
Se você continuar sentindo dor de cabeça crônica, seu médico poderá ajudá-lo. Marque uma consulta para falar com eles sobre medicamentos preventivos.
Pergunte ao seu médico opções alternativas de tratamento para dores de cabeça e enxaquecas, como antidepressivos para dores de cabeça causadas por tensão crônica.
Esperar até que sua dor de cabeça comece pode mantê-lo em um ciclo de tratamento OTC, então a prevenção é fundamental.
Enxaqueca
Para lidar com os sintomas da enxaqueca em casa, considere a criação de um cronograma previsível que minimize o estresse e o mantenha na rotina. Concentre-se em seguir horários regulares para as refeições e uma programação de sono sólida.
O exercício pode ajudar a prevenir enxaquecas, mas certifique-se de aquecer lentamente antes de mergulhar de cabeça, pois exercícios extenuantes em excesso podem causar dor de cabeça.
Receitas contendo estrogênio, como a pílula anticoncepcional, também podem contribuir para as enxaquecas. Você pode precisar falar com seu médico sobre como interromper ou alterar esses medicamentos.
Seu médico pode prescrever medicamentos especificamente para enxaquecas que podem prevenir a ocorrência de dores de cabeça. Eles também podem prescrever medicamentos para a dor que são mais fortes do que as opções OTC para interromper seus sintomas assim que eles começarem.
Medicamentos anti-náusea, opioides ou tratamentos com corticosteroides às vezes também são prescritos pelos médicos para os sintomas da enxaqueca.
Dores de cabeça relacionadas ao estresse ou transtornos do humor
Trabalhe para reduzir o estresse e promover relaxamento em seu ambiente. A automassagem ou massagem terapêutica podem ajudar a aliviar a tensão que causa dores de cabeça contínuas. Você também pode se beneficiar reduzindo os estímulos e descansando em um quarto escuro e silencioso.
Seu médico pode ajudá-lo a lidar com seu estresse, ansiedade ou transtorno de humor por meio de uma combinação de terapia cognitivo-comportamental e medicamentos.
Seu médico pode prescrever antidepressivos ou medicamentos ansiolíticos que podem ajudar a aliviar a tensão e o estresse que causam dores de cabeça prolongadas. Alguns medicamentos para ansiedade também reduzem a dor de cabeça.
Dores de cabeça cervicogênicas
Como as dores de cabeça cervicogênicas podem ser causadas por lesões ou problemas no pescoço, a causa subjacente deve ser tratada para aliviar sua dor de cabeça. Seu médico irá examiná-lo para descartar outros tipos de dores de cabeça decorrentes de outras fontes, como dores de cabeça tensionais.
Assim que a causa da dor for identificada, seu médico pode prescrever analgésicos ou bloqueios de nervos para controlar a dor. Eles também podem recomendar fisioterapia ou uma rotina de exercícios terapêuticos para o controle da dor.
Concussões e outros ferimentos na cabeça
Embora a síndrome pós-concussão não tenha um regime de tratamento específico, seu médico trabalhará com você para tratar de seus sintomas específicos. Você também pode tomar medidas de conforto em casa para reduzir sua dor, como descansar e limitar os estímulos quando você está sofrendo.
Seu médico pode aconselhá-lo a tomar medicamentos de venda livre para dores leves, ou podem prescrever medicamentos mais fortes para o controle da dor para dores de cabeça.
No entanto, lembre-se de que o uso excessivo de analgésicos pode contribuir para o rebote das dores de cabeça. Portanto, converse com seu médico se achar que está tomando muito.
Dores de cabeça inexplicáveis ou gerais
Para dores de cabeça contínuas e inexplicáveis, você pode controlar ou aliviar seus sintomas em casa por meio de medidas de conforto, descanso e uso responsável de medicamentos.
A massagem terapêutica pode aliviar a tensão muscular que contribui para as dores de cabeça, ou você pode realizar técnicas de automassagem em casa.
Gerenciar seu estresse pode ajudar a reduzir sua dor. Considere também reduzir a intensidade de sua programação de exercícios ou concentrar-se em sua forma durante o exercício.
Se a dor de cabeça persistir, consulte seu médico. Você pode ter uma condição subjacente que eles podem diagnosticar. Com o tratamento adequado, você será capaz de lidar com sua dor de cabeça persistente e retornar à sua qualidade de vida normal.
Prevenindo dores de cabeça duradouras
Você pode evitar as dores de cabeça persistentes antes que elas comecem, dando alguns passos todos os dias. Esses incluem:
- beber muita água para evitar a desidratação
- exercitando regularmente
- evitando gatilhos ambientais
- obtendo o suporte necessário para sua saúde mental
- buscando suporte hormonal, especialmente se você estiver na pré-menopausa ou na menopausa
- reduzindo o estresse
O takeaway
Dores de cabeça que não passam são alarmantes, mas geralmente não são graves. É importante discutir seus sintomas com seu médico.
Com o diagnóstico apropriado e a abordagem certa para o tratamento, você pode obter alívio para sua dor de cabeça persistente e retornar à sua qualidade de vida normal.