Glicopirrolato
![Incorporación del glicopirrolato en formas tópicas](https://i.ytimg.com/vi/4rhhrSFDTDs/hqdefault.jpg)
Contente
- Antes de tomar glicopirrolato,
- O glicopirrolato pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Os seguintes sintomas são incomuns, mas se você sentir algum deles, chame seu médico imediatamente:
O glicopirrolato é usado em combinação com outros medicamentos para tratar úlceras em adultos e crianças com 12 anos de idade ou mais. O glicopirrolato (Cuvposa) é usado para reduzir a saliva e a salivação em crianças entre 3 e 16 anos de idade que apresentam certas condições médicas que causam salivação. O glicopirrolato está em uma classe de medicamentos chamados anticolinérgicos. Ele diminui a produção de ácido estomacal e saliva, bloqueando a atividade de uma determinada substância natural no corpo.
O glicopirrolato é apresentado na forma de comprimido e solução (líquido) para administração oral. Para o tratamento de úlceras, o comprimido é geralmente tomado 2 ou 3 vezes ao dia. Para reduzir a saliva e a baba em crianças com certas condições médicas, a solução é geralmente administrada 3 vezes ao dia. Tome a solução com o estômago vazio (pelo menos 1 hora antes ou 2 horas depois de uma refeição). Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome glicopirrolato exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
O seu médico irá provavelmente iniciar o seu filho com uma dose baixa da solução e aumentar gradualmente a dose ao longo de um período de 4 semanas.
Se você estiver dando a solução para uma criança, não use uma colher doméstica para medir a dose. Use uma seringa para uso oral feita especialmente para medir medicamentos líquidos.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de tomar glicopirrolato,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico ao glicopirrolato, qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes dos comprimidos ou solução de glicopirrolato. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- informe o seu médico se estiver tomando comprimidos ou cápsulas de cloreto de potássio de liberação prolongada (ação prolongada). O seu médico pode dizer-lhe para não tomar glicopirrolato se estiver a tomar este medicamento.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: amantadina (Symmetrel); atenolol (Tenormin, em Tenorético); digoxina (Lanoxin); levodopa (em Rytary, em Sinemet, em Stavelo); ipratrópio (Atrovent); mediações para ansiedade, doença do intestino irritável, doença mental, enjôo, doença de Parkinson, convulsões, úlceras ou problemas urinários; sedativos; tranquilizantes; e antidepressivos tricíclicos, como amitriptilina, amoxapina (Asendin), clomipramina (Anafranil), desipramina (Norpramina), doxepina (Sinequan), imipramina (Tofranil), nortriptilina (Aventipramina (Vivactil) Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais. Muitos outros medicamentos também podem interagir com o glicopirrolato, portanto, certifique-se de informar seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, mesmo aqueles que não aparecem nesta lista.
- informe o seu médico se você tem ou já teve glaucoma; dificuldade em urinar; um bloqueio ou estreitamento do estômago ou intestinos, íleo paralítico (condição em que o alimento digerido não se move através dos intestinos) megacólon tóxico (um alargamento grave ou com risco de vida do intestino) ou miastenia gravis (um distúrbio do sistema nervoso que causa fraqueza muscular). O seu médico pode dizer-lhe para não tomar glicopirrolato.
- informe o seu médico se você tem ou já teve aumento da próstata, colite ulcerosa (uma condição que causa inchaço e feridas no revestimento do cólon [intestino grosso] e reto), tireoide hiperativa, pressão alta, insuficiência cardíaca, irregular ou taquicardia, doença arterial coronariana, hérnia hiatal com refluxo, distúrbios do sistema nervoso ou doença renal ou hepática.
- informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se estiver amamentando. Se você engravidar enquanto toma glicopirrolato, chame seu médico.
- se vai fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a tomar glicopirrolato.
- você deve saber que o glicopirrolato pode deixá-lo sonolento ou causar visão turva. Não dirija um carro ou opere máquinas até saber como este medicamento o afeta.
- você deve saber que o glicopirrolato reduz a capacidade do corpo de esfriar pelo suor. Evite estar em temperaturas quentes ou muito quentes. Se você tiver algum dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente: falta de suor em climas quentes; pele quente e vermelha; diminuição do estado de alerta; perda de consciência; pulso rápido e fraco; respiração rápida e superficial; ou febre.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.
O glicopirrolato pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- boca seca
- visão embaçada
- problemas de visão
- perda de sabor
- dor de cabeça
- nervosismo
- confusão
- sonolência
- fraqueza
- tontura
- dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido
- dor de estômago
- náusea
- vomitando
- Prisão de ventre
- sensação de inchaço
- congestão nasal
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Os seguintes sintomas são incomuns, mas se você sentir algum deles, chame seu médico imediatamente:
- diarréia
- irritação na pele
- urticária
- dificuldade em respirar ou engolir
- dificuldade em urinar ou incapaz de urinar
O glicopirrolato pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Mantenha todas as consultas com o seu médico.
Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Cuvposa®
- Robinul®¶
- Robinul® Forte¶
¶ Este produto de marca não está mais no mercado. Alternativas genéricas podem estar disponíveis.
Última revisão - 15/10/2018