O que causa a paralisia cerebral?
Contente
- visão global
- Qual é a principal causa da paralisia cerebral?
- Causas congênitas de CP
- Causas adquiridas de CP
- Perguntas comuns sobre causas de PC
- Os adultos podem ter paralisia cerebral?
- A síndrome do bebê sacudido pode causar paralisia cerebral?
- A paralisia cerebral é genética?
- Fumar durante a gravidez causa paralisia cerebral?
- Um derrame pode causar paralisia cerebral?
- A paralisia cerebral é degenerativa?
- Tipos de paralisia cerebral
- Paralisia cerebral espástica
- Paralisia cerebral discinética
- Paralisia cerebral hipotônica
- Paralisia cerebral atáxica
- Paralisia cerebral mista
- Possíveis complicações da paralisia cerebral
- Gerenciando paralisia cerebral
- Leve embora
visão global
A paralisia cerebral (PC) é um grupo de distúrbios de movimento e coordenação causados por desenvolvimento anormal do cérebro ou lesão cerebral.
É o distúrbio neurológico mais comum em crianças e afeta crianças de cerca de 8 anos, de acordo com um estudo de 2014.
Os sintomas da PC variam em gravidade, mas geralmente aparecem nos primeiros 2 anos de vida.
Os sintomas comuns de PC incluem:
- reflexos anormais
- músculos fortes
- tronco e membros flexíveis ou rígidos
- problemas para andar
- postura anormal
- problemas de engolir
- desequilíbrios musculares oculares
- tremores e movimentos involuntários
- problemas com habilidades motoras finas
- dificuldades de aprendizagem
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a PC se desenvolve antes do nascimento, mas também pode ser adquirida durante a primeira infância.
A condição não piora com o tempo e muitas crianças com paralisia cerebral vivem vidas independentes. Mais do que crianças com PC podem andar sem ajuda, de acordo com o CDC.
Neste artigo, examinaremos as causas mais comuns de CP. Também responderemos a perguntas que você possa ter sobre esse distúrbio de movimento comum.
Qual é a principal causa da paralisia cerebral?
A PC que se desenvolve antes, durante ou nas 4 semanas após o nascimento é conhecida como PC congênita.
Cerca de 1 dos casos de PC são congênitos, de acordo com o CDC. A PC que se desenvolve mais de 28 dias após o nascimento é chamada de PC adquirida.
Causas congênitas de CP
Em muitos casos, a causa exata da PC congênita geralmente não é conhecida. No entanto, qualquer uma das seguintes condições são causas possíveis.
- Asfixia neonatorum. Asfixia neonatal é a falta de oxigênio para o cérebro durante o trabalho de parto e o parto e pode causar danos cerebrais que levam à PC.
- Mutações genéticas. Mutações genéticas podem levar ao desenvolvimento anormal do cérebro.
- Infecções durante a gravidez. Uma infecção que passa da mãe para o feto pode causar danos cerebrais e paralisia cerebral. Os tipos de infecções associadas à PC incluem varicela, sarampo alemão (rubéola) e infecções bacterianas.
- Sangramento no cérebro. Um derrame fetal pode causar danos cerebrais e paralisia cerebral. Os derrames fetais podem ser causados por vasos sanguíneos com formação anormal, coágulos sanguíneos e defeitos cardíacos.
- Desenvolvimento anormal do cérebro. Infecções, febres e traumas podem causar crescimento anormal do cérebro que leva à PC.
Causas adquiridas de CP
A PC é conhecida como PC adquirida quando se desenvolve mais de 28 dias após o nascimento. A PC adquirida geralmente se desenvolve nos primeiros 2 anos de vida.
- Trauma na cabeça. Um ferimento sério na cabeça pode causar danos cerebrais permanentes. As causas comuns de traumatismo craniano incluem colisões de automóveis, quedas e agressão.
- Infecções. Meningite, encefalite e outras infecções podem causar danos cerebrais permanentes.
- Icterícia. A icterícia não tratada pode causar um tipo de dano cerebral denominado. O kernicterus pode causar paralisia cerebral, problemas de visão e perda de audição.
Perguntas comuns sobre causas de PC
Os adultos podem ter paralisia cerebral?
Adultos não podem desenvolver paralisia cerebral. Acontece apenas durante os primeiros 2 anos de vida. No entanto, muitos adultos vivem com paralisia cerebral que se desenvolveu durante a primeira infância ou antes do nascimento.
A síndrome do bebê sacudido pode causar paralisia cerebral?
A síndrome do bebê sacudido é um traumatismo cranioencefálico causado quando um bebê é sacudido com muita força ou bate a cabeça. A síndrome do bebê sacudido pode causar danos cerebrais que podem levar à paralisia cerebral.
A paralisia cerebral é genética?
A pesquisa ainda não descobriu que a CP é uma doença genética. No entanto, de acordo com uma revisão de 2017, alguns pesquisadores suspeitam que pode ser possível que a genética seja um fator contribuinte para o desenvolvimento de paralisia cerebral.
Fumar durante a gravidez causa paralisia cerebral?
Fumar durante a gravidez aumenta as chances de o feto apresentar desenvolvimento anormal do cérebro.
Este desenvolvimento cerebral anormal pode contribuir para condições como paralisia cerebral ou convulsões, conforme observado em um estudo de 2017.
Um derrame pode causar paralisia cerebral?
Os acidentes vasculares cerebrais na infância podem causar paralisia cerebral em crianças. Um derrame é um bloqueio do fluxo sanguíneo no cérebro que pode causar danos aos tecidos circundantes.
A paralisia cerebral é degenerativa?
A paralisia cerebral não é degenerativa e não piora com o tempo. Um plano de tratamento adequado que inclui exercícios e sessões com especialistas de saúde pode ajudar a controlar e melhorar os sintomas.
Tipos de paralisia cerebral
Existem quatro tipos de PC clinicamente reconhecidos. Também é possível ter uma mistura de sintomas de diferentes tipos de PC.
Paralisia cerebral espástica
A paralisia cerebral espástica é a forma mais comum. Cerca de 80 por cento com CP têm essa variação. A paralisia cerebral espástica causa músculos rígidos e movimentos bruscos.
Muitas pessoas com esse distúrbio apresentam padrões anormais de caminhada. Pessoas com PC espástica grave podem não ser capazes de andar.
Paralisia cerebral discinética
A paralisia cerebral discinética causa movimentos anormais e involuntários dos membros. Também pode afetar os movimentos da língua.
Pessoas com paralisia cerebral discinética geralmente têm dificuldade para andar, falar e engolir. Seus movimentos podem ser lentos e tortuosos ou rápidos e espasmódicos.
Paralisia cerebral hipotônica
A paralisia cerebral hipotônica faz com que os músculos fiquem excessivamente relaxados. Freqüentemente, uma pessoa com PC hipotônica tem membros que parecem moles.
Bebês com essa condição geralmente têm problemas para sustentar a cabeça. As crianças mais velhas podem ter problemas para falar, reflexos e andar.
Paralisia cerebral atáxica
A paralisia cerebral atáxica causa movimentos voluntários dos membros que levam a problemas de equilíbrio e coordenação. Pessoas com esse tipo de PC também podem ter problemas com os movimentos motores finos.
Paralisia cerebral mista
Algumas pessoas com PC podem apresentar sintomas de mais de um tipo de PC. Muitas pessoas com PC mista têm uma mistura de PC espástica e discinética.
Possíveis complicações da paralisia cerebral
A CP pode causar uma variedade de problemas físicos devido a anormalidades no movimento. Pessoas com paralisia cerebral também podem se sentir isoladas, o que pode levar a problemas de saúde mental, como depressão ou ansiedade.
A seguir estão as complicações potenciais da paralisia cerebral:
- Envelhecimento prematuro
- desnutrição
- depressão
- ansiedade
- doenças cardíacas e pulmonares
- osteoartrite
- dor crônica
- escoliose
Pessoas com paralisia cerebral também apresentam taxas mais altas de várias doenças, como:
- pressão alta (hipertensão)
- artrite
- dor nas articulações
- golpes
- problemas de fala
- dificuldade para engolir
- diabetes
- Problemas de coração
- apreensões
Gerenciando paralisia cerebral
A PC não é degenerativa e não piora com a idade. Os sintomas geralmente melhoram com um programa de tratamento adequado.
O tratamento envolve fisioterapia, medicamentos e, ocasionalmente, cirurgia para ajudar a controlar problemas de movimento. Os tipos de tratamento incluem:
- fisioterapia
- terapia ocupacional
- terapia de fala
- terapia recreativa
- relaxantes musculares
- injeções musculares
- cirurgia ortopédica
- cortando seletivamente as fibras nervosas (em casos raros)
Leve embora
O início da paralisia cerebral ocorre antes do nascimento ou na primeira infância. Com diagnóstico e tratamento adequados, muitas pessoas com paralisia cerebral podem viver uma vida plena e independente.