Piolhos
Contente
- Resumo
- O que são piolhos?
- Como os piolhos se espalham?
- Quem corre risco de contrair piolhos?
- Quais são os sintomas dos piolhos?
- Como saber se você tem piolhos?
- Quais são os tratamentos para os piolhos?
- Os piolhos podem ser prevenidos?
Resumo
O que são piolhos?
Os piolhos são pequenos insetos que vivem na cabeça das pessoas. Os piolhos adultos são aproximadamente do tamanho de sementes de gergelim. Os ovos, chamados de lêndeas, são ainda menores - aproximadamente do tamanho de um floco de caspa. Piolhos e lêndeas são encontrados no couro cabeludo ou próximo a ele, mais frequentemente no pescoço e atrás das orelhas.
Os piolhos são parasitas e precisam se alimentar de sangue humano para sobreviver. Eles são um dos três tipos de piolhos que vivem em humanos. Os outros dois tipos são piolhos corporais e piolhos púbicos. Cada tipo de piolho é diferente e obter um tipo não significa que obterá outro tipo.
Como os piolhos se espalham?
Os piolhos se movem rastejando, porque não podem pular ou voar. Eles se espalham pelo contato pessoal próximo. Raramente, eles podem se espalhar por meio do compartilhamento de pertences pessoais, como chapéus ou escovas de cabelo. A higiene pessoal e a limpeza não têm nada a ver com apanhar piolhos. Você também não pode pegar piolhos púbicos de animais. Os piolhos não transmitem doenças.
Quem corre risco de contrair piolhos?
Crianças de 3 a 11 anos e suas famílias pegam piolhos com mais frequência. Isso ocorre porque as crianças pequenas costumam ter contato frente a frente enquanto brincam juntas.
Quais são os sintomas dos piolhos?
Os sintomas dos piolhos incluem
- Sensação de cócegas no cabelo
- Coceira frequente, que é causada por uma reação alérgica às picadas
- Feridas de coçar. Às vezes, as feridas podem infectar-se com bactérias.
- Problemas para dormir, porque os piolhos são mais ativos no escuro
Como saber se você tem piolhos?
O diagnóstico de piolhos geralmente vem de ver um piolho ou lêndea. Como eles são muito pequenos e se movem rapidamente, você pode precisar usar uma lente de aumento e um pente de dentes finos para localizar piolhos ou lêndeas.
Quais são os tratamentos para os piolhos?
Os tratamentos para piolhos incluem xampus, cremes e loções de venda livre e prescritos. Se você deseja usar um tratamento sem receita e não tem certeza de qual usar ou como usar, pergunte ao seu médico ou farmacêutico. Você também deve verificar primeiro com seu médico se estiver grávida ou amamentando, ou se quiser fazer um tratamento em uma criança pequena.
Siga estas etapas ao usar um tratamento para piolhos:
- Aplique o produto de acordo com as instruções. Aplique-o apenas no couro cabeludo e nos cabelos presos ao couro cabeludo. Você não deve usá-lo em outros pelos do corpo.
- Use apenas um produto de cada vez, a menos que seu médico diga para você usar dois tipos diferentes ao mesmo tempo
- Preste atenção ao que as instruções dizem sobre quanto tempo você deve deixar o remédio no cabelo e como você deve enxaguá-lo
- Após o enxágue, use um pente de dentes finos ou um "pente para lêndeas" especial para remover piolhos mortos e lêndeas
- Após cada tratamento, verifique se há piolhos e lêndeas no cabelo. Você deve pentear o cabelo para remover lêndeas e piolhos a cada 2-3 dias. Faça isso por 2 a 3 semanas para ter certeza de que todos os piolhos e lêndeas sumiram.
Todos os membros da família e outros contatos próximos devem ser verificados e tratados, se necessário. Se um tratamento sem prescrição médica não funcionar para você, peça um produto com receita ao seu médico.
Os piolhos podem ser prevenidos?
Existem etapas que você pode seguir para evitar a propagação dos piolhos. Se você já tem piolhos, além do tratamento, você deve
- Lave suas roupas, roupas de cama e toalhas com água quente e seque-as usando o ciclo quente da secadora
- Mergulhe seus pentes e escovas em água quente por 5-10 minutos
- Aspire o chão e os móveis, especialmente onde você se sentou ou deitou
- Se houver itens que você não pode lavar, sele-os em um saco plástico por duas semanas
Para evitar que seus filhos espalhem piolhos:
- Ensine as crianças a evitar o contato direto durante as brincadeiras e outras atividades
- Ensine as crianças a não compartilharem roupas e outros itens que colocam na cabeça, como fones de ouvido, laços de cabelo e capacetes
- Se seu filho tiver piolhos, certifique-se de verificar as políticas da escola e / ou creche. Seu filho pode não conseguir voltar até que os piolhos tenham sido completamente tratados.
Não há evidências científicas claras de que os piolhos possam ser sufocados por remédios caseiros, como maionese, azeite de oliva ou substâncias semelhantes. Você também não deve usar querosene ou gasolina; eles são perigosos e inflamáveis.
Centros de Controle e Prevenção de Doenças