O que você precisa saber sobre azia
Contente
- O que é azia?
- O que causa azia?
- Quando devo consultar meu médico sobre azia?
- Quais são as opções de tratamento para azia?
- Quais são as complicações associadas à azia?
- Como posso prevenir azia?
O que é azia?
A azia é uma sensação de queimação no peito que geralmente ocorre com um gosto amargo na garganta ou na boca. Os sintomas da azia podem piorar depois que você faz uma refeição grande ou quando está deitado.
Em geral, você pode tratar com sucesso os sintomas de azia em casa. No entanto, se a azia frequente dificultar a ingestão ou ingestão, seus sintomas podem ser um sinal de uma condição médica mais séria.
O que causa azia?
Azia geralmente ocorre quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago. O esôfago é um tubo que transporta alimentos e líquidos da boca para o estômago.
Seu esôfago se conecta ao estômago em uma conjuntura conhecida como esfíncter cardíaco ou esofágico inferior. Se o esfíncter cardíaco estiver funcionando adequadamente, ele fecha quando o alimento sai do esôfago e entra no estômago.
Em algumas pessoas, o esfíncter cardíaco não funciona corretamente ou fica enfraquecido. Isso faz com que o conteúdo do estômago volte ao esôfago. Os ácidos do estômago podem irritar o esôfago e causar sintomas de azia. Esta condição é conhecida como refluxo.
Azia também pode ser o resultado de uma hérnia hiatal. Isso acontece quando parte do estômago empurra o diafragma para o peito.
Azia também é uma condição comum durante a gravidez. Quando uma mulher está grávida, o hormônio progesterona pode fazer com que o esfíncter inferior do esôfago relaxe. Isso permite que o conteúdo do estômago viaje para o esôfago, causando irritação.
Outras condições de saúde ou estilo de vida podem piorar sua azia, incluindo
- fumar
- estar acima do peso ou obeso
- consumir cafeína, chocolate ou álcool
- comer alimentos picantes
- deitado imediatamente após comer
- tomar certos medicamentos, como aspirina ou ibuprofeno
Quando devo consultar meu médico sobre azia?
Muitas pessoas ocasionalmente experimentam azia. No entanto, você deve entrar em contato com seu médico se sentir azia mais de duas vezes por semana ou azia que não melhora com o tratamento. Isso pode ser um sinal de uma condição mais séria.
A azia geralmente ocorre ao lado de outras condições gastrointestinais, como úlceras, que são feridas no revestimento do esôfago e do estômago, ou doença do refluxo gastroesofágico. Contacte o seu médico se tiver azia e desenvolver:
- dificuldade em engolir
- dor com a deglutição
- fezes escuras, alcatroadas ou com sangue
- falta de ar
- dor que irradia das costas para o ombro
- tontura
- tontura
- suando enquanto tem dor no peito
Azia não está associada a um ataque cardíaco. No entanto, muitas pessoas que sofrem de azia acreditam estar tendo um ataque cardíaco porque os sintomas podem ser muito semelhantes. Você pode estar tendo um ataque cardíaco se tiver:
- dor no peito severa ou esmagadora
- dificuldade para respirar
- dor na mandíbula
- dor no braço
Quais são as opções de tratamento para azia?
Se você sentir azia ocasional, existem vários remédios caseiros e mudanças no estilo de vida que podem ajudar a aliviar seus sintomas. Mudanças no estilo de vida, como manter um peso saudável, podem ajudar a reduzir seus sintomas. Você também deve evitar:
- deitado após as refeições
- usando produtos de tabaco
- consumindo chocolate
- consumir álcool
- consumir bebidas com cafeína
Certos alimentos podem aumentar a probabilidade de sofrer azia. Esses incluem:
- bebidas carbonatadas
- frutas cítricas
- tomates
- hortelã-pimenta
- comidas fritas
Evitar esses alimentos pode ajudar a diminuir a frequência com que você sofre de azia.
Se esses tratamentos não melhorarem seus sintomas, talvez você precise consultar seu médico. O seu médico analisará seu histórico médico e perguntará sobre seus sintomas. Seu médico também pode solicitar vários testes para descobrir o que está causando sua azia. Os testes podem incluir:
- um raio X do estômago ou abdômen
- uma endoscopia para verificar uma úlcera ou irritação do esôfago ou revestimento do estômago, que envolve a passagem de um pequeno tubo equipado com uma câmera pela garganta e pelo estômago
- no teste de pH para determinar a quantidade de ácido no seu esôfago
Dependendo do seu diagnóstico, seu médico poderá fornecer opções de tratamento para ajudar a reduzir ou eliminar seus sintomas.
Os medicamentos para o tratamento de azia ocasional incluem antiácidos, antagonistas do receptor H2 para reduzir a produção de ácido no estômago, como Pepcid, e inibidores da bomba de prótons que bloqueiam a produção de ácido, como:
- Prilosec
- Prevacid
- Protonix
- Nexium
Embora esses medicamentos possam ser úteis, eles têm efeitos colaterais. Os antiácidos podem causar constipação ou diarréia. Converse com seu médico sobre qualquer medicamento que você já esteja tomando para verificar se corre o risco de ter interações medicamentosas.
Quais são as complicações associadas à azia?
Azia ocasional não costuma ser motivo de preocupação. No entanto, se você receber esse sintoma com frequência, poderá ter um sério problema de saúde que requer tratamento.
Se você não receber tratamento para azia grave, poderá desenvolver problemas de saúde adicionais, como uma inflamação do esôfago, chamada esofagite, ou esôfago de Barrett. O esôfago de Barrett causa alterações no revestimento do esôfago que podem aumentar o risco de câncer de esôfago.
Azia a longo prazo também pode afetar sua qualidade de vida. Consulte o seu médico para determinar um curso de tratamento se tiver dificuldade em continuar sua vida diária ou estiver severamente limitado em suas atividades devido a azia.
Como posso prevenir azia?
Siga estas dicas para evitar azia:
- Evite alimentos ou atividades que possam causar seus sintomas.
- Você também pode tomar um medicamento sem receita, como um comprimido antiácido para mastigar, antes de comer para evitar azia antes do início dos sintomas.
- Lanches de gengibre ou chá de gengibre também são remédios caseiros úteis que você pode comprar em muitas lojas.
- Tenha um estilo de vida saudável e evite álcool e tabaco.
- Tente evitar lanches tarde da noite. Em vez disso, pare de comer pelo menos quatro horas antes de dormir.
- Em vez de duas ou três refeições grandes, faça refeições menores com mais frequência para aliviar o impacto no seu sistema digestivo.