8 exercícios para aliviar a dor no esporão do calcanhar
![8 exercícios para aliviar a dor no esporão do calcanhar - Bem Estar 8 exercícios para aliviar a dor no esporão do calcanhar - Bem Estar](https://a.svetzdravlja.org/health/8-exercises-to-ease-heel-spur-pain.webp)
Contente
- Link da fascite plantar
- Exercícios
- 1. Flexão do pé
- 2. Alongamento da panturrilha em um degrau
- 3. Agarrar toalha de dedo do pé
- 4. Alongamento da panturrilha
- 5. Alongamento da panturrilha para agachamento na parede
- 6. Alongamento da panturrilha com faixa
- 7. Rolamento da bola de golfe
- 8. Passeando com o cachorro
- Outros tratamentos
- Quando ver um médico
- O resultado final
Os esporões do calcanhar são formados por depósitos de cálcio na parte inferior do osso do calcanhar. Esses depósitos causam um crescimento ósseo que começa na frente do osso do calcanhar e se estende em direção ao arco ou aos dedos dos pés.
É possível que o esporão do calcanhar cause dor e desconforto, mas muitas pessoas têm o esporão do calcanhar sem apresentar nenhum sintoma.
De acordo com a Cleveland Clinic, os esporões do calcanhar causam dor apenas na metade do tempo. Às vezes, você terá um esporão no calcanhar e não sentirá nenhuma dor, e às vezes a dor no calcanhar pode ter outras causas.
Link da fascite plantar
Muitas pessoas com esporão do calcanhar também têm fascite plantar, o que pode contribuir para a dor. Essa condição ocorre quando o tecido conjuntivo, conhecido como fáscia plantar, fica inflamado e dolorido. A fáscia plantar vai do calcanhar aos dedos dos pés e apóia o arco do pé.
Embora o esporão do calcanhar possa exigir cirurgia em alguns casos, você pode fazer alongamentos para ajudar a aliviar a dor e o desconforto. Esses alongamentos também podem aliviar a dor e a inflamação causadas pela fascite plantar. Além disso, eles ajudam a reduzir a rigidez nas panturrilhas, o que pode contribuir para a dor no calcanhar, causando tensão na fáscia plantar.
Exercícios
Aqui estão oito exercícios simples que você pode fazer para ajudar a aliviar seus sintomas. Eles podem ser feitos de uma vez ou algumas vezes ao longo do dia.
1. Flexão do pé
Esse alongamento simples é especialmente benéfico quando você acorda quando está sentado na cama. Ele alonga a fáscia plantar que se contrai enquanto você dorme.
- Use a mão para puxar os dedos dos pés de volta para a canela.
- Segure esta posição por cerca de 30 segundos.
- Faça cada lado duas a três vezes.
2. Alongamento da panturrilha em um degrau
Este exercício proporciona um alongamento profundo das panturrilhas. Isso alivia a tensão nos pés e melhora a mobilidade.
- Fique sobre a planta do pé direito na ponta de um degrau, com o calcanhar pendurado para fora do degrau.
- Lentamente, abaixe o calcanhar o máximo que puder.
- Mantenha esta posição por 15 a 30 segundos.
- Repita com o pé esquerdo. Faça cada lado duas a quatro vezes.
3. Agarrar toalha de dedo do pé
Este alongamento fortalece e alonga os arcos dos pés e melhora a flexibilidade.
- Coloque uma pequena toalha sob seu pé.
- Curve os dedos dos pés para segurar a toalha.
- Levante a frente do pé do chão.
- Mantenha esta posição por alguns segundos.
- Solte a toalha ao levantar os dedos dos pés e afaste-os o máximo possível.
4. Alongamento da panturrilha
Este alongamento alonga profundamente suas panturrilhas e calcanhares. Isso ajuda a aliviar a tensão e a dor nas pernas e pés, o que aumenta a mobilidade.
- Fique a poucos metros de uma parede com o pé esquerdo na frente do pé direito.
- Incline-se em direção à parede enquanto dobra ligeiramente o joelho esquerdo.
- Lentamente, coloque seu peso no pé esquerdo.
- Mantenha o joelho direito reto ao levantar o calcanhar direito do chão. Sinta o alongamento ao longo da panturrilha.
- Mantenha esta posição por 15 a 30 segundos.
- Faça cada lado duas a cinco vezes.
5. Alongamento da panturrilha para agachamento na parede
Este exercício visa os músculos da panturrilha e ajuda a aumentar a flexibilidade e aumentar a força.
- Fique de cócoras com as costas firmemente contra a parede. Seus quadris devem estar alinhados com os joelhos, com os tornozelos diretamente abaixo.
- Levante lentamente os dois calcanhares do chão.
- Mantenha essa posição por alguns segundos e, em seguida, retorne os pés à posição inicial.
- Faça 2 a 3 séries de 8 a 12 repetições.
Para os próximos três exercícios, você pode acompanhar este vídeo útil que encontramos ou usar as instruções abaixo:
6. Alongamento da panturrilha com faixa
Para este alongamento, você precisará de uma alça de ioga ou faixa de exercícios. Você também pode usar uma toalha dobrada no sentido do comprimento para fazer uma alça. Este exercício alonga as panturrilhas, o que ajuda a evitar que o músculo estique a fáscia plantar.
- Sente-se em uma cadeira ou deite-se de costas.
- Coloque a tira sob o arco do pé direito, usando as duas mãos para segurar as pontas.
- Use a alça para puxar a parte superior do pé em sua direção, flexionando o pé em direção à canela.
- Segure esta posição por 15 a 30 segundos.
- Faça cada lado três a cinco vezes.
7. Rolamento da bola de golfe
Esse alongamento afrouxa a fáscia ao longo da planta dos pés, ajudando a aliviar a dor no calcanhar.
- Role uma bola de golfe sob o pé direito.
- Continue por até 1 minuto.
- Faça cada pé duas a três vezes.
8. Passeando com o cachorro
Este exercício proporciona um alongamento profundo da panturrilha e do tendão de Aquiles. Isso afrouxa as pernas e libera a tensão nas pernas e na coluna.
- Entre no Cão voltado para baixo com os calcanhares levantados.
- Um de cada vez, pressione o calcanhar no chão, dobrando o joelho oposto.
- Alterne entre os lados a cada poucos segundos e segure cada lado por cerca de 30 segundos.
Outros tratamentos
Existem vários tratamentos conservadores e remédios caseiros que você pode fazer para controlar seus sintomas, como dor e inflamação. Medicamentos de venda livre para a dor, como ibuprofeno ou aspirina, podem ser tomados para aliviar os sintomas. Suplementos para reduzir a inflamação também estão disponíveis.
Aqui estão algumas maneiras de tratar as esporas do calcanhar:
- Gelo. Use uma bolsa de gelo ou compressa fria no pé por 10 a 15 minutos de cada vez. Isso é especialmente benéfico no final de um longo dia ou quando você passa muito tempo em pé. Ou role uma garrafa de água congelada sob os pés. Este método incorpora um pouco de massagem, aliviando a tensão na planta do pé.
- Massagem. Massagear o arco do pé ajuda a aliviar a dor e a promover a mobilidade. Use os dedos e as juntas para massagear profundamente o pé por 1 a 5 minutos de cada vez. Uma técnica é colocar os dois polegares na linha central do arco e movê-los para as bordas externas dos pés.
- Inserções. Use inserções de almofada em seus sapatos para suporte adicional e amortecimento. Opções baratas podem ser adquiridas na prateleira. Use sapatos de apoio com solas mais grossas e amortecimento extra para suporte adicional que pode ajudar a reduzir a tensão na fáscia plantar. A fita cinesiológica pode ser usada para melhorar o suporte do arco e do calcanhar.
- Talas noturnas. Muitas pessoas encontram resultados rápidos e eficazes usando talas noturnas. Eles podem ser usados durante o sono para alongar a fáscia plantar. Eles ajudam a manter a fáscia plantar relaxada e evitam que você aponte os pés para baixo.
- Injeções. As injeções de cortisona na fáscia plantar podem ser usadas para reduzir a dor e a inflamação.
- Terapia por ondas de choque extracorpórea (ESWT). Este é um tratamento não invasivo que usa impulsos de ondas de choque de alta energia para reparar o tecido da fáscia plantar. Embora os resultados não sejam consistentes, às vezes é usado para ver se a cirurgia pode ser evitada.
- Terapia de crio-som. A terapia com cri-ultrassom pode ajudar a tratar a dor em pessoas com fascite plantar e esporão do calcanhar. Esta técnica usa energia eletromagnética e terapia fria para aliviar a dor.
- Cirurgia. A cirurgia é recomendada como último recurso e somente após um ano inteiro de tratamento conservador.
Quando ver um médico
Consulte seu médico se você tiver dor forte ou dor que não melhora após algumas semanas de tratamento. É possível que a dor no calcanhar seja causada por uma condição como artrite ou tendinite. Ou pode ser algum tipo de fratura por estresse. Pode ser prescrita fisioterapia, tratamento quiroprático ou massagem terapêutica.
Mesmo que seus sintomas sejam leves, você pode querer consultar seu médico para avaliar sua condição e certificar-se de que está no caminho da recuperação. Isso é especialmente importante se você tomar algum medicamento ou tiver qualquer outro problema de saúde que possa ser afetado por esses alongamentos ou tratamentos.
O resultado final
Fazer alongamentos e exercícios de maneira consistente pode ajudar a reduzir a dor e a inflamação das esporas do calcanhar e da fascite plantar. É uma boa ideia continuar fazendo os alongamentos, mesmo quando seus pés estiverem melhor, para evitar a recorrência. Se seus sintomas não melhorarem com o tempo ou se intensificarem, você deve procurar tratamento médico. Consulte seu médico se a dor persistir, piorar ou se agravar.