Entendendo a heliofobia: medo da luz solar
Contente
- Quais são os sintomas da heliofobia?
- Quando ficar fora do sol NÃO é uma fobia?
- O que causa a heliofobia?
- Como é diagnosticada a heliofobia?
- Existe um tratamento para a heliofobia?
- Terapia exposta
- Terapia cognitiva comportamental
- Medicamento
- A linha inferior
Heliofobia refere-se ao medo intenso, às vezes irracional, do sol. Algumas pessoas com essa condição também têm medo de luz interna brilhante. A palavra heliofobia tem sua raiz na palavra grega helios, que significa sol.
Para algumas pessoas, a heliofobia pode ser causada por extrema ansiedade sobre o câncer de pele. Outros podem ter um medo profundo e esmagador de rugas e fotoenvelhecimento.
Existem dois tipos de fobias, simples e complexas. Fobias simples também são conhecidas como fobias específicas. Heliofobia é uma fobia específica. Como todas as fobias, a heliofobia é um distúrbio de ansiedade.
Todas as fobias são marcadas por um medo ou ansiedade debilitantes e extremos, que às vezes levam a ataques de pânico. Alguém com uma fobia pode fazer grandes esforços para evitar encontrar a causa de seu medo. Até a antecipação do objeto também pode causar um ataque de pânico.
As fobias podem interferir na sua capacidade de participar plenamente das atividades, reduzindo a qualidade de vida. Para alguém com heliofobia, isso pode significar nunca se aventurar fora durante o dia. Outros podem precisar usar muitas roupas, deixar a pele exposta com filtro solar e proteger os olhos com óculos escuros antes de se aventurarem do lado de fora.
Quais são os sintomas da heliofobia?
O objeto que provoca medo e ansiedade difere de fobia para fobia. No entanto, os sintomas são os mesmos em todas as fobias. Os sintomas da heliofobia incluem:
- perturbação imediata e intensa quando confrontada com a necessidade de sair durante a luz solar
- ansiedade aumentada ao pensar em sair ou ficar ao sol
- incapacidade de superar esses sentimentos, mesmo diante da eliminação de atividades importantes, como levar as crianças para a escola ou ir ao trabalho
- ataque de pânico
- batimento cardíaco acelerado
- respiração rápida ou falta de ar
- sensação de pancada no peito
- palmas das mãos suadas ou suar todo
- com calor
- tremendo
- náusea ou enjoo
- aumento da pressão arterial
Quando ficar fora do sol NÃO é uma fobia?
Em alguns casos, você pode ter uma condição médica que exige que você limite ou evite a exposição ao sol. Isso não é o mesmo que heliofobia, uma vez que evitar o sol nesses casos não é irracional ou causado por um medo exagerado. Essas condições incluem:
- Fotossensibilidade química (alergia ao sol). Medicamentos orais ou tópicos, assim como algumas loções para a pele, podem tornar a pele hipersensível quando expostos aos raios UV, causando reações fototóxicas. Nem todas as pessoas têm reações fotossensíveis. Os medicamentos que causam fotosensibilidade incluem antibióticos, como tetraciclina e alguns antidepressivos tricíclicos.
- Condições auto-imunes. Pessoas com condições auto-imunes, como lúpus e esclerodermia, podem ter fotosensibilidade (maior sensibilidade ao sol).
- Fotodermatoses hereditárias. Algumas formas de fotosensibilidade têm um link herdável e são causadas por um único defeito genético. Essas doenças são raras. Eles incluem:
- Xeroderma pigmentoso (XP), uma condição genética autossômica recessiva que causa extrema sensibilidade aos efeitos danosos ao DNA da luz solar. Pessoas com XP devem proteger a pele da luz solar o tempo todo. Muitas pessoas com essa condição só saem após o anoitecer. Outros usam roupas de proteção e protetor solar. O XP pode danificar a pele, as pálpebras e a ponta da língua não protegidas, dificultando o controle.
- Porfirias, um distúrbio sanguíneo raro e herdado.
O que causa a heliofobia?
Como todas as fobias, a heliofobia pode se desenvolver na infância ou na idade adulta. Não se entende completamente por que as pessoas adquirem fobias específicas, incluindo a heliofobia.
- Em alguns casos, um evento traumático pode aumentar a probabilidade de ocorrência de heliofobia. Por exemplo, uma pessoa que sofreu uma queimadura solar muito grave na infância pode ficar com medo de que isso aconteça novamente, mesmo com exposição solar limitada.
- A heliofobia também pode ser uma resposta aprendida. Se um dos pais ou outro adulto tiver heliofobia, eles podem transmitir esse medo às crianças sob seus cuidados.
- Como em qualquer transtorno de ansiedade, as fobias podem ter um vínculo genético ou hereditário. Isso pode causar ou piorar a heliofobia.
- A exposição à mídia também pode causar ou agravar a heliofobia. Ler ou ouvir constantemente notícias sobre os efeitos do envelhecimento da luz solar pode causar medo do sol em algumas pessoas.
Como é diagnosticada a heliofobia?
Seu médico ou terapeuta pode diagnosticar heliofobia conversando com você e fazendo perguntas sobre seus sintomas físicos e mentais. Eles também avaliarão seu nível geral de ansiedade.
Seu histórico médico, social e psiquiátrico será levado em consideração. O seu médico também pode querer saber se fobias ou distúrbios de ansiedade ocorrem em sua família.
Existe um tratamento para a heliofobia?
Fobias são altamente tratáveis. Se a heliofobia está interferindo na sua capacidade de aproveitar a vida, existem vários tratamentos que podem ajudar. Eles incluem:
Terapia exposta
Essa forma de psicoterapia requer exposição consistente e repetida à luz solar até que o medo se dissipe completamente.
A terapia de exposição é normalmente supervisionada. Seu terapeuta pode começar a terapia fazendo você pensar em estar ao sol. Eventualmente, quando estiver pronto, pode ser solicitado que você experimente rajadas muito curtas de exposição ao sol. Às vezes, o diário é dobrado em terapia de exposição.
Terapia cognitiva comportamental
A terapia cognitivo-comportamental (TCC) usa alguns elementos da terapia de exposição, juntamente com técnicas projetadas para ajudá-lo a entender melhor seus pensamentos, emoções e comportamentos.
Seu terapeuta fornecerá uma estrutura para vários exercícios projetados para erradicar sua fobia e reduzir a ansiedade.
Medicamento
Medicamentos projetados para tratar a ansiedade podem ser benéficos para a heliofobia. Estes podem ser prescritos sem tratamento auxiliar ou podem ser utilizados em conjunto com psicoterapia.
Os medicamentos prescritos podem incluir betabloqueadores, sedativos ou inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRSs). Às vezes, os sedativos podem levar à dependência, portanto, geralmente não são um tratamento de primeira linha.
Onde encontrar ajuda para fobiasEssas organizações são especializadas em tratamento de saúde mental. Visite os sites deles para obter mais informações sobre as opções de tratamento de fobia na sua área:
- Associação Americana de Psiquiatria
- Associação de Ansiedade e Depressão da América
- Saúde Mental América
- Aliança Nacional sobre Doenças Mentais (NAMI)
A linha inferior
A heliofobia é um distúrbio de ansiedade, marcado pelo extremo medo da luz solar. Sua causa raiz não é completamente compreendida, embora algumas pessoas creditem uma experiência traumática precoce em relação ao sol como sua causa.
A heliofobia é altamente tratável. Pessoas com heliofobia podem se beneficiar de práticas psicoterapêuticas, como TCC e terapia de exposição. Medicamentos para ansiedade também podem ajudar.