Mitomicina
Contente
- Antes de receber mitomicina,
- A mitomicina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
A mitomicina pode causar uma redução grave no número de células sanguíneas na medula óssea. Isso pode causar alguns sintomas e aumentar o risco de desenvolver uma infecção grave ou sangramento.Se você tiver algum dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente: febre, dor de garganta, tosse e congestão contínuas ou outros sinais de infecção; sangramento ou hematomas incomuns.
A mitomicina pode causar síndrome hemolítico-urêmica (uma condição potencialmente fatal que envolve lesão dos glóbulos vermelhos, causando anemia e problemas renais). Se sentir algum dos seguintes sintomas, informe o seu médico imediatamente: fezes vermelhas ou com sangue ou diarreia; diminuição da micção; inchaço da face, braços, mãos, pés, tornozelos ou pernas; ou cansaço ou fraqueza incomum.
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. O seu médico pedirá alguns testes antes e durante o seu tratamento para ver se é seguro para você receber a injeção de mitomicina e para verificar a resposta do seu corpo à injeção de mitomicina.
A injeção de mitomicina deve ser administrada em um hospital ou centro médico sob a supervisão de um médico com experiência em administração de medicamentos quimioterápicos para o câncer.
A mitomicina é usada em combinação com outros medicamentos para tratar o câncer de estômago ou pâncreas que se espalhou para outras partes do corpo e não melhorou ou piorou após o tratamento com outros medicamentos, cirurgia ou radioterapia. A mitomicina é um tipo de antibiótico usado apenas na quimioterapia do câncer. Ele retarda ou interrompe o crescimento das células cancerosas em seu corpo.
A mitomicina é fornecida como um pó para ser misturado com um líquido e injetado por via intravenosa (em uma veia) por um médico ou enfermeiro em um centro médico. Geralmente é injetado uma vez a cada 6 a 8 semanas.
O seu médico pode necessitar de atrasar o seu tratamento ou alterar a sua dose se sentir alguns efeitos secundários. É importante que informe o seu médico como se sente durante o tratamento com injeção de mitomicina.
Peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.
A mitomicina às vezes também é usada para tratar câncer anal (câncer que começa no ânus), câncer cervical, um tipo de câncer de pulmão (câncer de pulmão de células não pequenas; NSCLC) e mesotelioma maligno (câncer no revestimento do tórax ou abdômen ) A mitomicina às vezes também é usada por via intravesical (infundida diretamente na bexiga) para tratar o câncer de bexiga. Converse com seu médico sobre os riscos do uso deste medicamento para sua condição.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de receber mitomicina,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico à mitomicina, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes da injeção de mitomicina. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Não se esqueça de mencionar se você já recebeu doxorrubicina (Adriamicina, Rubex). Seu médico pode precisar monitorá-lo cuidadosamente quanto a efeitos colaterais.
- informe o seu médico se você tiver um problema de sangue ou sangramento ou se notou recentemente qualquer hematoma ou sangramento incomum. Seu médico pode não querer que você receba injeção de mitomicina.
- Informe o seu médico se você tem ou já teve doença renal.
- Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Não deve amamentar durante o tratamento com mitomicina.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
A mitomicina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- náusea
- vomitando
- perda de apetite ou peso
- feridas na boca e garganta
- dor de cabeça
- desmaio
- visão embaçada
- perda de cabelo
- perda de força e energia
- irritação na pele
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- dor, coceira, vermelhidão, inchaço, bolhas ou feridas na pele, especialmente perto do local da injeção
- falta de ar
- dificuldade ao respirar
- batimento cardíaco rápido, irregular ou acelerado
A mitomicina pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver recebendo este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Mitosol®
- Mutamicina®¶
- Mitomicina-C
¶ Este produto de marca não está mais no mercado. Alternativas genéricas podem estar disponíveis.
Última revisão - 15/03/2013