Cirurgia de hemorróida
Contente
- Complicações de hemorróidas
- Sintomas de hemorróidas
- Cirurgias sem anestésico
- Banding
- Escleroterapia
- Terapia de coagulação
- Ligadura da artéria hemorroidária
- Cirurgias com anestésico
- Hemorroidectomia
- Hemorroidopexia
- Cuidados posteriores
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.
As hemorróidas são veias inchadas que podem ser internas, o que significa que estão dentro do reto. Ou podem ser externos, o que significa que estão fora do reto.
A maioria dos surtos hemorroidais param de doer em duas semanas sem tratamento. Comer uma dieta rica em fibras e beber de 8 a 10 copos de água por dia geralmente pode ajudar a controlar os sintomas, promovendo movimentos intestinais mais suaves e regulares.
Você também pode precisar usar amaciantes de fezes para reduzir o esforço durante a evacuação, pois o esforço piora as hemorróidas. Seu médico pode recomendar pomadas de venda livre para aliviar coceira, dor ou inchaço ocasionais.
Complicações de hemorróidas
Às vezes, as hemorróidas podem levar a outras complicações.
Hemorróidas externas podem desenvolver coágulos sanguíneos dolorosos. Se isso acontecer, são chamadas de hemorróidas trombosadas.
As hemorróidas internas podem prolapso, o que significa que caem pelo reto e se projetam no ânus.
Hemorróidas externas ou prolapsadas podem ficar irritadas ou infectadas e podem exigir cirurgia. A Sociedade Americana de Cirurgiões do Cólon e Retal estima que menos de 10 por cento dos casos de hemorróidas requerem cirurgia.
Sintomas de hemorróidas
As hemorróidas internas geralmente não causam desconforto. Eles podem sangrar sem dor após uma evacuação. Eles se tornam um problema se sangrarem muito ou prolapso. É comum ver sangue após evacuar quando você tem uma hemorróida.
As hemorróidas externas também podem sangrar após as evacuações. Por estarem expostos, costumam ficar irritados e podem coçar ou ficar doloridos.
Outra complicação comum das hemorróidas externas é a formação de coágulos sanguíneos dentro do vaso, ou uma hemorróida trombosada. Embora esses coágulos geralmente não sejam uma ameaça à vida, eles podem causar dor aguda e intensa.
O tratamento adequado para essas hemorróidas trombosadas consiste em um procedimento de “incisão e drenagem”. Um cirurgião ou médico em uma sala de emergência pode realizar este procedimento.
Cirurgias sem anestésico
Alguns tipos de cirurgia de hemorróida podem ser feitos no consultório do seu médico sem anestesia.
Banding
Bandagem é um procedimento de escritório usado para tratar hemorróidas internas. Também chamada de ligadura elástica, esse procedimento envolve o uso de uma faixa apertada ao redor da base da hemorróida para interromper seu suprimento de sangue.
A bandagem geralmente requer dois ou mais procedimentos que ocorrem com um intervalo de cerca de dois meses. Não é doloroso, mas você pode sentir pressão ou um leve desconforto.
Bandagem não é recomendada para aqueles que tomam anticoagulantes devido ao alto risco de complicações hemorrágicas.
Escleroterapia
Este procedimento envolve a injeção de uma substância química na hemorróida. O produto químico faz com que a hemorróida encolha e impede o sangramento. A maioria das pessoas sente pouca ou nenhuma dor com a injeção.
A escleroterapia é feita no consultório médico. Existem poucos riscos conhecidos. Esta pode ser uma opção melhor se você estiver tomando anticoagulantes, porque sua pele não é cortada.
A escleroterapia tende a ter as melhores taxas de sucesso para pequenas hemorróidas internas.
Terapia de coagulação
A terapia de coagulação também é chamada de fotocoagulação infravermelha. Este tratamento usa luz infravermelha, calor ou frio extremo para fazer a hemorróida retrair e encolher. É outro tipo de procedimento que é feito no consultório do seu médico e geralmente é realizado junto com uma anuscopia.
Uma anuscopia é um procedimento de visualização em que uma luneta é inserida vários centímetros em seu reto. O alcance permite que o médico veja. A maioria das pessoas sente apenas um leve desconforto ou cólicas durante o tratamento.
Ligadura da artéria hemorroidária
A ligadura da artéria hemorroidal (HAL), também conhecida como desarterialização hemorroidária transanal (THD), é outra opção para remover uma hemorróida. Esse método localiza os vasos sanguíneos que causam a hemorróida usando um ultrassom e liga ou fecha esses vasos sanguíneos. É mais eficaz do que o elástico, mas também custa mais e resulta em dor mais duradoura. Dependendo do tipo de hemorróida, é uma opção se o primeiro elástico falhar.
Cirurgias com anestésico
Outros tipos de cirurgia precisam ser realizados em um hospital.
Hemorroidectomia
A hemorroidectomia é usada para grandes hemorróidas externas e internas que prolapsaram ou estão causando problemas e não respondem ao tratamento não cirúrgico.
Esse procedimento geralmente ocorre em um hospital. Você e seu cirurgião decidirão a melhor anestesia a ser usada durante a cirurgia. As opções incluem:
- anestesia geral, que o coloca em um sono profundo durante a cirurgia
- anestesia regional, que envolve medicamentos que anestesiam seu corpo da cintura para baixo, sendo administrados com um tiro nas costas
- anestesia local, que entorpece apenas o ânus e o reto
Você também pode receber um sedativo para ajudá-lo a relaxar durante o procedimento, caso receba anestesia local ou regional.
Assim que a anestesia entrar em vigor, seu cirurgião cortará as hemorróidas grandes. Quando a operação terminar, você será levado a uma sala de recuperação para um breve período de observação. Assim que a equipe médica tiver certeza de que seus sinais vitais estão estáveis, você poderá voltar para casa.
Dor e infecção são os riscos mais comuns associados a esse tipo de cirurgia.
Hemorroidopexia
A hemorroidopexia às vezes é chamada de grampeamento. Geralmente é tratada como uma cirurgia no mesmo dia em um hospital e requer anestesia geral, regional ou local.
Grampeamento é usado para tratar hemorróidas prolapsadas. Um grampo cirúrgico corrige a hemorróida prolapsada de volta ao seu reto e corta o suprimento de sangue para que o tecido encolha e seja reabsorvido.
A recuperação do grampeamento leva menos tempo e é menos dolorosa do que a recuperação de uma hemorroidectomia.
Cuidados posteriores
Você pode esperar dor retal e anal após a cirurgia de hemorróida. Seu médico provavelmente irá prescrever um analgésico para aliviar o desconforto.
Você pode ajudar na sua própria recuperação:
- comendo uma dieta rica em fibras
- manter-se hidratado bebendo 8 a 10 copos de água por dia
- usando um amaciante de fezes para que você não tenha que fazer força durante as evacuações
Evite quaisquer atividades que envolvam levantamento de peso ou puxões.
Algumas pessoas acham que os banhos de assento ajudam a aliviar o desconforto pós-cirúrgico. Um banho de assento envolve mergulhar a região anal em alguns centímetros de água salgada morna várias vezes ao dia.
Embora os tempos de recuperação individuais variem, muitas pessoas podem esperar uma recuperação completa em cerca de 10 a 14 dias. As complicações são raras, mas procure ajuda médica se tiver febre, não conseguir urinar, tiver dor ao urinar ou tonturas.
Quando você fizer o acompanhamento com seu médico, ele provavelmente recomendará:
- mudanças na dieta, como comer alimentos ricos em fibras e manter-se hidratado
- fazendo mudanças no estilo de vida, como perder peso
- adotando um programa regular de exercícios
Esses ajustes reduzirão a probabilidade de recorrência de hemorróidas.
Loja de amaciantes de fezes.