Autor: Roger Morrison
Data De Criação: 3 Setembro 2021
Data De Atualização: 15 Novembro 2024
Anonim
Recorrência da hepatite C: quais são os riscos? - Bem Estar
Recorrência da hepatite C: quais são os riscos? - Bem Estar

Contente

visão global

A hepatite C pode ser aguda ou crônica. Neste último caso, o vírus da hepatite C (HCV) permanece no corpo e pode levar a infecções que podem durar ao longo da vida.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), entre as pessoas que contraem o HCV desenvolvem hepatite crônica.

A boa notícia é que o HCV está mais tratável agora do que nunca, o que explica sua alta taxa de cura. Na verdade, uma vez que você é considerado curado, o risco médio de recorrência é inferior a um por cento.

Embora os tratamentos sejam melhores, ainda é possível contrair uma nova infecção no futuro. Quer você tenha ou não histórico de hepatite C, é importante tomar precauções para prevenir o HCV.

Tratamento para HCV

A hepatite C é tratada com medicamentos antivirais chamados medicamentos inibidores da protease. Tomados por via oral, esses medicamentos já percorreram um longo caminho em termos de eficácia e facilidade de uso.

Os medicamentos para hepatite C atuam impedindo que o HCV se replique no corpo. Com o tempo, o vírus se extinguirá para que a infecção possa ser eliminada posteriormente.


O curso médio de tratamento para a hepatite C é um medicamento antiviral oral usado pelo menos. Às vezes, o tratamento pode durar até 6 meses. Após este ponto, seu médico fará testes periódicos para confirmar que o HCV desapareceu completamente.

Para que seu médico considere você “curado” da hepatite C, você deve atingir um estado imunológico conhecido como resposta virológica sustentada (RVS). Isso se refere à quantidade de HCV em seu sistema.

O vírus precisa atingir níveis baixos o suficiente para que os testes não consigam detectá-lo no sangue por 12 semanas após a conclusão do tratamento. Quando isso acontece, você é considerado em SVR ou está curado.

Assim que seu médico determinar que você atingiu a RVS, eles continuarão a monitorar seu sangue por pelo menos um ano. Isso é feito para garantir que a infecção não tenha retornado. Exames de sangue regulares também podem verificar possíveis danos ao fígado.

Recorrência de hepatite C

Aproximadamente 99% das pessoas que atingem a RVS são curadas da hepatite C para o resto da vida. O risco de retorno da hepatite C após a RVS é extremamente raro. Além disso, ao atingir o SVR, você não corre o risco de transmitir o HCV para outras pessoas.


Em alguns casos, os sintomas da hepatite C podem reaparecer antes de você atingir a RVS. Mas isso não é considerado uma recorrência porque a infecção não está curada para começar. Uma explicação mais provável para a recorrência é uma infecção completamente nova.

Fatores de risco para reinfecção

Mesmo que você esteja curado ou tenha entrado em RVS devido ao tratamento anterior para hepatite C, isso não significa que você está imune a novas infecções no futuro. Os antivirais ajudam a eliminar apenas as infecções existentes por HCV. Ao contrário de alguns outros tipos de vírus, ter hepatite C no passado não significa que você estará imune ao HCV para o resto de sua vida.

Você pode ter um risco maior de contrair HCV se:

  • nasceram entre 1945 e 1965
  • recebeu uma transfusão de sangue ou um transplante de órgão antes de 1992
  • nasceram de uma mãe com hepatite C
  • tem HIV
  • trabalhar em um ambiente de saúde onde você pode ser exposto ao sangue de outras pessoas
  • tem uma história de prisão
  • usaram, ou estão usando, drogas ilícitas

Prevenção

Atualmente, não há vacina disponível para hepatite C. A única maneira de evitar a contração do HCV é por meio de medidas preventivas.


Você pode ajudar a prevenir novas infecções por hepatite C evitando o seguinte:

  • ter relações sexuais sem preservativo ou outro método de barreira
  • compartilhando agulhas e seringas
  • usando drogas injetáveis
  • obtendo tatuagens ou piercings caseiros
  • compartilhando lâminas e escovas de dente
  • ferimentos por agulhas em consultórios médicos e hospitais

O HCV pode causar alguns sintomas. Mas a maioria dos casos de hepatite C não são detectáveis ​​até que a infecção alcance um estágio avançado e comece a afetar o fígado.

Pode demorar para um teste de anticorpos HCV tornar-se positivo após a exposição inicial. Isso significa que você pode, sem saber, transmitir o HCV a outras pessoas antes de saber da sua própria infecção.

Lembre-se de que o SVR não o protege de nenhum dano ao fígado que você sofra como resultado de sua infecção inicial pelo HCV. Se você tiver cirrose subjacente (cicatrizes no fígado), seu médico pode precisar monitorar a função do fígado para detectar outros sinais de doença. Um transplante de fígado também não impedirá futuras infecções.

Leve embora

Os tratamentos da hepatite C que os pesquisadores desenvolveram na última década são muito mais eficazes do que nunca. A maioria das pessoas pode ser curada de sua condição em alguns meses. Além disso, o risco de recorrência após atingir a RVS é raro.

Mas ainda é possível contrair uma nova infecção por HCV no futuro. É por isso que é importante ajudar a reduzir o risco de contrair o vírus. Se você tiver algum dos fatores de risco acima, converse com seu médico sobre o que você pode fazer para ajudar a prevenir a hepatite C no futuro.

Recomendamos Você

6 trechos para alívio da dor ciática

6 trechos para alívio da dor ciática

Incluímo produto que conideramo útei para noo leitore. e você comprar o link deta página, podemo receber uma pequena comião. Aqui etá o noo proceo.A dor no nervo ciá...
A ligação entre esclerose múltipla e perda de memória

A ligação entre esclerose múltipla e perda de memória

A ecleroe múltipla (EM) pode cauar intoma cognitivo, incluindo perda de memória. A perda de memória relacionada à EM tende a er batante leve e gerenciável. Em algun cao, pode ...