Alimentos com alto teor de colesterol estão fora da lista de acertos da dieta
Contente
Mova a gordura! A partir de hoje, há um novo grupo de alimentos injustamente condenado na cidade: alimentos ricos em colesterol não serão mais considerados um perigo para a saúde, de acordo com um relatório preliminar do Dietary Guidelines Advisory Committee. (Devemos realmente encerrar a guerra contra a gordura?)
"O comitê não está necessariamente revertendo seus conselhos sobre os riscos de altos níveis de colesterol LDL, mas está revisando o colesterol dietético como um 'nutriente de preocupação'", explica Penny Kris-Etherton, Ph.D., RD, professor de nutrição em Pennsylvania State University e porta-voz da American Heart Association.
Em primeiro lugar, estamos falando de dois tipos diferentes de colesterol. O colesterol sangüíneo (tanto HDL, ou colesterol "bom", quanto LDL, ou colesterol "ruim"), é encontrado na corrente sangüínea, e níveis prejudiciais à saúde podem causar ataques cardíacos ou derrames. Isso é diferente do colesterol da dieta, que é um composto encontrado em alimentos como gema de ovo, carne vermelha e queijo.
É um grande equívoco que o colesterol da dieta afete os níveis de colesterol no sangue - estudo após estudo refutou isso, explica Jonny Bowden, Ph.D., autor de O Grande Mito do Colesterol. (O que mais foi condenado injustamente? Estes 11 alimentos ruins para você que não são tão ruins para você.)> Na verdade, há evidências mais fortes ligando a gordura saturada e a gordura trans a níveis elevados de colesterol no sangue - o suficiente para justificar a recomendação dietética atual diminuir esses dois para manter o coração saudável, explica Kris-Etherton. (Pergunte ao médico de dieta: quanta gordura saturada devo comer?)
Na verdade, retirar os alimentos com alto teor de colesterol da lista de acertos pode ajudar na saúde. “O colesterol dietético tende a ser encontrado em alimentos não processados e ricos em nutrientes, o que os torna muito bons para você”, acrescenta Bowden. Os ovos, por exemplo, têm inúmeros nutrientes que ajudam a saúde do cérebro e dos olhos, sem falar que são uma ótima fonte de proteína.
Embora o painel ainda não tenha divulgado seu relatório final, muito provavelmente incluirá a mesma postura do rascunho, de acordo com The Washington Post. O comitê enviará suas recomendações finais ao Departamento de Saúde e Serviços Humanos e ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, que emitirá a palavra dietética final ainda este ano.
Até então, qual é a melhor maneira de manter níveis saudáveis de colesterol no sangue? “As pessoas ainda devem planejar uma dieta saudável com uma ampla variedade de alimentos de todos os grupos alimentares, incluindo alimentos com alto teor de colesterol - mas, assim como todos os grupos alimentares, não em quantidades excessivas”, diz Kris-Etherton. (E coma mais das melhores frutas para uma dieta saudável para o coração.) Olhe além de sua dieta também: estresse, tabagismo e obesidade são os grandes culpados do colesterol alto - muito mais do que o colesterol alimentar injustamente condenado, acrescenta Bowden.
A justiça é servida - agora com uma omelete de ovo e queijo. (Para mais atualizações sobre alimentação saudável, baixe a última edição especial de nossa revista digital grátis!)