Bedaquiline
Contente
- Antes de tomar bedaquilina,
- A bedaquilina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
A bedaquilina só deve ser usada para tratar pessoas com tuberculose multirresistente (MDR-TB; uma infecção grave que afeta os pulmões e outras partes do corpo e que não pode ser tratada com pelo menos dois dos medicamentos normalmente usados para tratar a doença) quando outros tratamentos não puderem ser usados. Em um estudo clínico, houve mais mortes entre pessoas que tomaram bedaquilina do que entre pessoas que não tomaram o medicamento. No entanto, MDR-TB é uma doença com risco de vida, então você e seu médico podem decidir que você deve ser tratado com bedaquilina se outros tratamentos não puderem ser usados.
A bedaquilina pode causar alterações graves ou com risco de vida no ritmo cardíaco. Você precisará fazer um eletrocardiograma (ECG; um teste que mede a atividade elétrica do coração) antes do tratamento e várias vezes durante o tratamento para ver como este medicamento afeta o seu ritmo cardíaco. Informe o seu médico se você ou alguém de sua família tem síndrome QT prolongada (um problema cardíaco raro que pode causar batimento cardíaco irregular, desmaios ou morte súbita) e se você tem ou já teve batimento cardíaco lento ou irregular, uma glândula tireoide hipoativa, níveis baixos de cálcio, magnésio ou potássio no sangue, insuficiência cardíaca ou um ataque cardíaco recente. Informe o seu médico e farmacêutico se você estiver tomando algum dos seguintes medicamentos: azitromicina (Zithromax), ciprofloxacina (Cipro), claritromicina (Biaxina), clofazimina (Lamprene), eritromicina (EES, E-Mycin, Eritrocina), gemifloxacina (Factive) , levofloxacina (Levaquin), moxifloxacina (Avelox) e telitromicina (Ketek). Se você desenvolver batimentos cardíacos rápidos ou irregulares ou se desmaiar, chame seu médico imediatamente.
O seu médico ou farmacêutico fornecerá a folha de informações do fabricante do paciente (Guia de Medicação) quando você iniciar o tratamento com bedaquilina e cada vez que você reabastecer sua receita. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode visitar o site da Food and Drug Administration (FDA) (http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/ucm085729.htm) ou o site do fabricante para obter o Guia de Medicação.
Converse com seu médico sobre os riscos de tomar bedaquilina.
A bedaquilina é usada junto com pelo menos três outros medicamentos para tratar a tuberculose multirresistente (MDR-TB; uma infecção grave que afeta os pulmões e outras partes do corpo e que não pode ser tratada com outros medicamentos que geralmente são usados para tratar a condição) em adultos e crianças com 5 anos e mais velhos que pesam pelo menos 33 lbs (15 kg) que afetou os pulmões. A bedaquilina não deve ser usada para tratar a tuberculose que afeta principalmente outras partes do corpo. A bedaquilina está em uma classe de medicamentos chamados antimicobacterianos. Ele age matando a bactéria que causa a MDR-TB.
Bedaquiline é apresentado na forma de comprimido para tomar por via oral com água. Geralmente é tomado com alimentos uma vez por dia durante 2 semanas e, em seguida, três vezes por semana durante 22 semanas. Quando estiver a tomar bedaquilina três vezes por semana, espere pelo menos 48 horas entre as doses. Tome a bedaquilina à mesma hora do dia e nos mesmos dias da semana todas as semanas. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome bedaquilina exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
Se você ou o seu filho não conseguirem engolir o comprimido de 20 mg inteiro, você pode quebrá-lo ao meio na pontuação.
Se você ou seu filho não conseguirem engolir os comprimidos de 20 mg inteiros ou pela metade, os comprimidos podem ser dissolvidos em 1 colher de chá (5 mL) de água em um copo (não mais do que 5 comprimidos). Você pode beber esta mistura imediatamente ou para tornar mais fácil, adicione pelo menos 1 colher de chá (5 mL) de água adicional, produto lácteo, suco de maçã, suco de laranja, suco de cranberry ou uma bebida carbonatada ou, alternativamente, um alimento macio pode ser adicionado. Em seguida, engula toda a mistura imediatamente. Depois de tomar a dose, enxágue o copo com uma pequena quantidade adicional de líquido ou alimento macio e tome-o imediatamente para ter certeza de que receberá a dose completa. Se precisar de mais de cinco comprimidos de 20 mg de bedaquilina, repita os passos acima até atingir a dose prescrita.
Como alternativa, para tornar mais fácil de engolir, você também pode esmagar os comprimidos de 20 mg e adicionar a um alimento macio como iogurte, purê de maçã, banana amassada ou farinha de aveia e engolir a mistura inteira imediatamente. Depois de tomar a dose, adicione uma pequena quantidade de alimento mole adicional e tome-o imediatamente para se certificar de que recebe a dose completa.
Se você tiver uma sonda nasogástrica (NG), seu médico ou farmacêutico explicará como preparar bedaquilina para administração por meio de uma sonda NG.
Continue a tomar bedaquilina até terminar a prescrição e não se esqueça de tomar as doses, mesmo que se sinta melhor. Se você parar de tomar bedaquilina muito cedo ou pular doses, sua infecção pode não ser completamente tratada e a bactéria pode se tornar resistente aos antibióticos. Isso tornará sua infecção mais difícil de tratar no futuro. Para tornar mais fácil tomar todos os seus medicamentos conforme as instruções, você pode participar de um programa de terapia diretamente observado. Neste programa, um profissional de saúde dará a você cada dose de medicamento e observará enquanto você engole o medicamento.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de tomar bedaquilina,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico à bedaquilina, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes dos comprimidos de bedaquilina. Pergunte ao seu farmacêutico ou verifique o Guia de Medicação para obter uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas e suplementos nutricionais você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar os medicamentos listados na seção AVISO IMPORTANTE e qualquer um dos seguintes: carbamazepina (Equetro, Tegretol, Teril, outros); certos medicamentos para a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), incluindo efavirenz (Sustiva, em Atripla), indinavir (Crixivan), lopinavir (em Kaletra), nelfinavir (Viracept), ritonavir (Norvir, em Kaletra, em Viekira Pak); itraconazol (Onmel, Sporanox); cetoconazol (Nizoral); nefazodona; fenobarbital; fenitoína (Dilantin); rifabutina (micobutina); rifampicina (Rifadin, Rimactane, em Rifamate, em Rifater); e rifapentina (Priftin). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais. Muitos outros medicamentos também podem interagir com a bedaquilina, portanto, certifique-se de informar seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, mesmo aqueles que não aparecem nesta lista.
- diga ao seu médico quais produtos à base de plantas você está tomando, especialmente erva de São João.
- Informe o seu médico se você tem ou já teve HIV, ou doença hepática ou renal.
- informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se estiver amamentando. Se você engravidar enquanto estiver tomando bedaquilina, chame seu médico. Se estiver a amamentar, informe o seu médico se o seu filho tem olhos ou pele amarelados ou alterações na cor da urina ou das fezes.
- evite beber bebidas alcoólicas enquanto estiver tomando bedaquilina. O consumo de álcool aumenta o risco de efeitos colaterais graves com a bedaquilina.
Converse com seu médico sobre comer toranja e beber suco de toranja enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você esquecer de uma dose durante as primeiras 2 semanas de seu tratamento, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.
Se você esquecer de uma dose da semana 3 ao longo das semanas restantes de seu tratamento, tome a dose esquecida com alimentos assim que se lembrar e continue seu esquema posológico de 3 vezes por semana. Certifique-se de que haja pelo menos 24 horas entre tomar a dose esquecida e a próxima dose programada. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar ou tome mais do que a sua dose semanal num período de 7 dias.
A bedaquilina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- dor nas articulações
- dor de cabeça
- irritação na pele
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- cansaço excessivo
- perda de apetite
- náusea
- amarelecimento da pele ou olhos
- urina de cor escura
- evacuações de cor clara
- dor na área superior direita do estômago
- febre
- tossindo sangue
- dor no peito
A bedaquilina pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe da luz, excesso de calor e umidade (não no banheiro). Mantenha o pacote do dessecante (agente de secagem) no frasco do medicamento para manter os comprimidos secos.
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pedirá alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo à bedaquilina.
Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Sirturo®