Como 2 horas por dia de condução regula sua saúde
Contente
Carros: Sua jornada para a morte prematura? Você sabe que acidentes são um grande risco ao sentar-se ao volante. Mas um novo estudo da Austrália também relaciona dirigir à obesidade, sono insatisfatório, estresse e outros problemas de saúde que encurtam a vida.
A equipe do estudo australiano pediu a cerca de 37.000 pessoas que respondessem a perguntas sobre seus horários diários de condução, horários de sono, rotinas de exercícios e um punhado de outros fatores de saúde. Em comparação com os não motoristas, as pessoas que passam duas horas (ou mais) na estrada todos os dias foram:
- 78 por cento mais probabilidade de ser obeso
- 86 por cento mais probabilidade de dormir mal (menos de sete horas)
- 33 por cento mais probabilidade de relatar se sentir psicologicamente angustiado
- 43 por cento mais probabilidade de dizer que sua qualidade de vida era ruim
Os guerreiros de estrada regulares também eram muito mais propensos a fumar e ficar aquém das metas de exercícios semanais, mostram os dados do estudo.
Mas não fique preso no limite de duas horas; Mesmo 30 minutos diários de condução aumentam o risco de todos esses problemas de saúde negativos, mostra a pesquisa.
Então, o que há de tão ruim em dirigir? "Neste ponto, podemos apenas especular", diz a co-autora do estudo Melody Ding, Ph.D., pesquisadora da Universidade de Sydney. Mas aqui estão seus três melhores palpites, que, sozinhos ou combinados, podem explicar como dirigir prejudica sua saúde. E saiba disso:
1. Sentar-se muito é ruim para você. "Especialmente sentado sem interrupções, onde você não fica em pé por longos períodos", diz Ding. Há evidências de que sentar prejudica a capacidade do corpo de queimar gordura, o que pode explicar os riscos à saúde decorrentes. Ding diz que alguns cientistas acreditam que sentar por longos períodos encurta sua vida, independentemente de seus níveis de atividade física (embora isso ainda esteja sendo muito debatido).
2. Dirigir é estressante. Estudo após estudo relaciona o estresse ao câncer, doenças cardíacas e muitos outros problemas de saúde assustadores. E os pesquisadores descobriram que dirigir é uma das atividades mais estressantes que as pessoas fazem diariamente. “O estresse relacionado à direção pode explicar alguns dos riscos à saúde mental que observamos”, acrescenta Ding. A pesquisa sugere que o controle do estresse pode ajudar a compensar alguns dos riscos à saúde ao dirigir.
3. O tempo na estrada é tempo perdido. Existem apenas 24 horas em um dia. E se você está gastando alguns deles na estrada, pode não ter tempo sobrando para fazer exercícios, dormir, preparar refeições saudáveis e outros comportamentos benéficos, diz Ding. O transporte público também pode ser uma opção mais segura porque envolve mais andar e ficar em pé do que dirigir, acrescenta ela.