Exatamente o quão contagiosa é a gripe?

Contente

Você provavelmente já ouviu algumas coisas assustadoras sobre a gripe este ano. Isso porque há uma atividade generalizada da gripe em todos os Estados Unidos continentais pela primeira vez em 13 anos, de acordo com os Centros de Controle de Doenças (CDC). Mesmo que você tenha tomado a vacina contra a gripe (pulou? Não é tarde demais para a vacina contra a gripe), que o CDC diz ter sido cerca de 39 por cento eficaz este ano, você ainda corre o risco de pegar uma versão diferente ou mutante do vírus. Isso também torna possível pegar a gripe duas vezes em uma temporada. Influenza A, ou H3N2, tem sido a forma mais comum de influenza nesta temporada, relata o CDC. No geral, houve quase 12.000 hospitalizações relacionadas à gripe confirmadas em laboratório nos Estados Unidos entre 1º de outubro de 2017 e 20 de janeiro de 2018. E, infelizmente, até pessoas jovens e saudáveis morreram de gripe nesta temporada.
Então, quão alto é o risco de pegar o vírus? Você deveria ter medo de tocar em corrimãos, alças de carrinhos de supermercado, botões de elevadores, maçanetas ...?
"Os vírus da gripe são transmitidos principalmente por gotículas produzidas quando as pessoas com gripe tossem, espirram ou falam", diz Angela Campbell, M.D., médica da divisão de influenza do CDC. "Essas gotículas podem cair na boca ou nariz de pessoas que estão próximas ou possivelmente ser inaladas para os pulmões. Pessoas com gripe podem espalhar para outras pessoas a até cerca de 2 metros de distância. Com menos frequência, uma pessoa pode pegar a gripe ao tocar em um superfície ou objeto que contém o vírus da gripe e, em seguida, tocando a própria boca, nariz ou olhos. "
Para simplificar, a gripe é "bastante contagiosa", diz Julie Mangino, M.D., professora de medicina interna no departamento de doenças infecciosas do Centro Médico Wexner da Universidade Estadual de Ohio. Uma coisa importante que você pode fazer para se proteger: mantenha as mãos longe do rosto. “Você nunca deve tocar seu rosto, seus olhos, seu nariz e sua boca, porque tudo o que está em suas mãos agora está atingindo o nariz e a garganta”, diz o Dr. Mangino.
Lave regularmente as mãos, especialmente antes de preparar ou comer alimentos. Evite pessoas doentes sempre que possível. E se você mora na mesma casa que alguém que está gripado, "faça tudo o que puder para evitar a troca de saliva", diz o Dr. Mangino.
Se você pegar gripe, existem maneiras de limitar a probabilidade de transmiti-la a outras pessoas. Se você estiver claramente doente com febre e sintomas de gripe, você deve não vá para o trabalho, escola, academia ou outros locais públicos. Se você mora com outras pessoas, mantenha lenços por perto para não espirrar acidentalmente em alguém e transmitir o vírus. Limite o quanto você toca outras pessoas. Você também pode tentar usar uma máscara cirúrgica pela casa. E, o mais importante, lave as mãos com frequência com água e sabão ou com álcool e desinfetante. (Relacionado: Desinfetante para as mãos é ruim para sua pele?)
"Lençóis, talheres e pratos pertencentes aos doentes não devem ser compartilhados sem antes lavar bem", sugere o Dr. Campbell. "Os talheres podem ser lavados na máquina de lavar louça ou à mão com água e sabão e não precisam ser limpos separadamente. As superfícies tocadas com frequência devem ser limpas e desinfetadas."
Se você teve a infelicidade de pegar uma gripe, como saber quando é seguro voltar ao trabalho ou à sua rotina regular de ginástica? Bem, a gripe afeta as pessoas de maneiras diferentes, por isso não existe um cronograma único em relação a quando o vírus passará pelo seu sistema e deixará de ser contagioso. “Você provavelmente pode esperar ficar fora de serviço por alguns dias, e a maioria das pessoas que pegam a gripe não precisará ir ao hospital ou tomar medicamentos antivirais”, disse o Dr. Campbell. Se os seus sintomas forem realmente ruins ou você estiver sob alto risco de complicações, peça ao seu médico uma receita de um medicamento antiviral como o Tamiflu, mas saiba que ele funciona melhor se tomado dentro de 48 horas após o primeiro sinal de doença.
Pessoas de alto risco incluem crianças com menos de 2 anos, adultos com 65 anos ou mais, mulheres grávidas e pessoas com condições médicas subjacentes, como doenças pulmonares (incluindo asma), doenças cardíacas, diabetes e outras condições médicas crônicas, diz o Dr. Campbell .
O Dr. Mangino diz que você deve verificar regularmente sua temperatura para ver se sua doença está progredindo. "Se você ainda está tossindo como um louco, assoando o nariz várias vezes a cada hora, não está pronto para voltar ao trabalho", diz o Dr. Mangino. Mas quando você chega ao ponto em que não tem febre há 24 horas - e não está tomando aspirina ou outro medicamento que possa mascarar a febre -, geralmente é seguro sair de casa novamente. Dito isso, use o bom senso e ouça o seu corpo.
Quando se trata de voltar à academia depois de ficar doente, aplicam-se diretrizes semelhantes. Todo mundo é diferente, mas, "em geral, você vai querer dormir bastante, beber muitos líquidos e lembrar de esperar até estar pelo menos 24 horas sem febre antes de treinar perto de outras pessoas", diz o Dr. Campbell. "Nem todos os treinos são iguais, e seu retorno à atividade física pode depender de quão doente você estava com a gripe."