Qual é a eficácia do método pull-out, realmente?
Contente
- O que é o método pull-out?
- Qual é a eficácia do método pull-out?
- Quão eficaz é o método de retirada quando feito Perfeitamente?
- Como o método pull-out se compara a outras formas de controle de natalidade?
- Lembrete: o método de retirada não é eficaz contra DSTs
- Como tornar o método de retirada mais eficaz
- O Resultado do Método de Retirada
- Revisão para
Às vezes, quando duas pessoas se amam muito (ou ambas trocaram o dedo da direita) ...
Ok, você entendeu. Esta é uma versão desajeitada de The Sex Talk com o objetivo de trazer à tona algo um pouco questionável que adultos adultos estão fazendo no quarto: usando o método pull-out.
Dependendo da sua experiência pessoal, você pode jurar por isso - ou jurar que nunca mais fará isso. Mas quão eficaz é o método pull-out, de acordo com especialistas e ciência? Aqui está o furo.
O que é o método pull-out?
Uma pequena atualização: o método de arrancamento ocorre quando, durante o sexo pênis na vagina, a pessoa com o pênis puxa para fora da vagina antes da ejaculação.
"Os médicos também costumam se referir a essa forma de contracepção como 'coito interrompido' ou 'método de retirada'", diz Mary Jacobson, M.D., diretora médica da Alpha Medical, um serviço de saúde especializado em saúde feminina. A teoria é que puxar para fora antes da ejaculação impede que o homem polinize a mulher, evitando assim a gravidez.
Acontece que é muito comum: "A porcentagem de mulheres que já usaram o método de retirada é de cerca de 65 por cento", diz o Dr. Jacobson.
Por que tantas pessoas estão usando o método pull-out? Se você faz parte desses 65 por cento, provavelmente já sabe. “Talvez um ou ambos os parceiros não queiram usar preservativo ou tenham a percepção de que isso interfere no prazer, ou talvez o casal esteja em um relacionamento monogâmico e tenha feito essa escolha”, especula o Dr. Jacobson. Ou pode ser simplesmente porque "parece mais conveniente e / ou facilmente disponível do que outras formas de contracepção". (Lembrete amigável: se você estiver preocupado com o pagamento de anticoncepcionais, pode visitar o centro de saúde local para Paternidade Planejada e obter preservativos e represas dentais gratuitamente.)
Mas só porque ~ todo mundo está fazendo isso ~ não significa que seja uma boa ideia.
Qual é a eficácia do método pull-out?
Vamos direto aos números: "O método pull-out é cerca de 70 a 80 por cento eficaz", diz Adeeti Gupta, M.D., fundador do Walk In GYN Care na cidade de Nova York. O Center for Disease Control também relata que a taxa de falha do método pull-out é de cerca de 22 por cento. Uma taxa de sucesso do método pull-out de 78 por cento sons muito alto - mas tenha em mente que isso significa que cerca de 22 em cada 100 pessoas engravidarão usando o método pull-out como sua única forma de contracepção.
Parece arriscado? Isto é. Embora retirar o pré-depósito pareça fácil, na verdade requer um pouco de sutileza. "Isso requer controle e tempo; se seu parceiro for pego no momento, ele pode não sair a tempo", diz Anna Klepchukova, M.D., diretora científica da Flo Health, um preditor digital de gravidez para mulheres.
"Curiosamente, posso dizer que alguns homens realmente sabem quando estão prestes a ejacular, e outros, nem tanto", disse Jen Gunter, M.D., que é regularmente referida como obstetra residente do Twitter. "E aqueles queFaz sabe que pode perder essa habilidade se ficar chapado ou tomar um ou dois drinques. "Bom ponto.
E mesmo se alguém for realmente bom em sua técnica de método de retirada, basta uma retirada lenta para causar uma gravidez. Para engravidar, você precisa de apenas um espermatozóide viável e saudável para aguardar a trompa de Falópio (que conecta o útero ao ovário) quando ocorre a ovulação, de acordo com a American Pregnancy Association. Porque o tempo de ovulação pode variar (pode acontecer em qualquer lugar entre o dia 11 e o dia 21 do seu ciclo menstrual) e porque os espermatozoides podem viver por um máximo de cinco dias no trato reprodutivo feminino, de acordo com a APA, isso significa que há uma janela muito grande para que a concepção ocorra. Isso significa que flertar com o método pull-out durante a ovulação é especialmente arriscado, do ponto de vista da gravidez. (Além disso, você sabia que suas chances de engravidar são maiores com um novo parceiro?)
Quão eficaz é o método de retirada quando feito Perfeitamente?
Mesmo que o método de retirada seja executado perfeitamente todas as vezes, de acordo com o Dr. Gunter, a taxa de sucesso do método de retirada ainda é de apenas 96%, ou seja, ainda há 4% de chance de você engravidar.
Isso porque, mesmo que o parceiro se retraia bem antes de ejacular, existe uma coisinha chamada pré-sêmen (também conhecida como pré-ejaculação), que é liberada antes da ejaculação oficial, explica a Dra. Gupta. "Estudos mostram que, embora o número de espermatozoides no pré-sêmen seja menor do que na ejaculação, os espermatozoides ainda estão presentes - o que significa que você posso engravidar ", diz ela.
No entanto, faltam pesquisas sobre esse assunto, então não sabemos exatamente quão "potente" é o pré-sêmen. No momento, não há como saber se os casais que engravidaram com o método de retirada engravidaram do pré-sêmen em si ou de erro humano (também conhecido como retardo da retirada). Seja qual for a causa raiz, porém, gravidez é gravidez.
Como o método pull-out se compara a outras formas de controle de natalidade?
"A maioria dos casais (e seus médicos) ficam surpresos com a eficácia do método de arrancamento", diz Rob Huizenga, M.D., médico famoso e autor deSexo, mentiras e doenças sexualmente transmissíveis. "Mas é perfeito? Não. E para casais que realmente não desejam uma gravidez, as chances são algo para se manter em mente."
Especialmente porque, fora deallll nas outras opções de controle de natalidade, a Planned Parenthood enumera como formas viáveis de contracepção (18 no total), o método pull-out é classificado em último lugar. "É menos eficaz do que outras formas populares de controle de natalidade", diz o Dr. Jacobson. Para contexto:
"Há uma taxa de falha de 18% para preservativos, 9% para a pílula, adesivo e anel e menos de 1% para o DIU, implante, laqueadura tubária bilateral e vasectomia."
Mary Jacobson, M.D., diretora médica da Alpha Medical
Lado a lado, comparar a taxa de falha do preservativo com a taxa de falha na retirada pode fazer você querer se livrar das borrachas - mas tenha em mente que, quando usado corretamente e todas as vezes, os preservativos são altamente (98 por cento) eficazes. (Você está usando preservativos corretamente? Verifique esses erros assustadores de preservativos que você pode estar cometendo.)
Lembrete: o método de retirada não é eficaz contra DSTs
Mesmo que você esteja de acordo com a eficácia do método pull-out para prevenir a gravidez, há outras coisas com que se preocupar também. Ou seja, "o método pull-out não protege contra infecções sexualmente transmissíveis (DSTs)", diz o Dr. Jacobson. "DSTs (como HIV, clamídia, gonorréia e sífilis) podem ser transmitidas via fluido pré-ejaculado." (Relacionado: Você pode dar a si mesmo uma DST?)
Além disso, o contato genital direto pele a pele (mesmo que não haja penetração) pode transmitir outros vírus, como herpes genital, HPV e piolhos púbicos, diz ela. (Se você estiver usando um anticoncepcional que não seja um preservativo, como um DIU ou pílulas anticoncepcionais, lembre-se de que ainda pode contrair essas DSTs também.)
"Também existe uma tendência frequente de as pessoas subestimarem o risco de contrair DSTs e até mesmo nutrirem uma falsa sensação de invencibilidade quando se trata do risco de exposição a infecções", disse Nesochi Okeke-Igbokwe, MD, MS, um New York Médico da cidade e especialista em saúde da mulher.
É por isso que é importante que ambas as partes estejam na mesma página em relação à monogamia e ao estado de saúde. “Comunique-se e faça o teste antes de tentar o método de retirada para que ambas as partes concordem com a situação e não haja surpresas”, disse o Dr. Gupta. Caso contrário, você deve fazer sua devida diligência e usar uma barreira protetora durante o sexo. (Relacionado: Veja como falar com seu parceiro sobre como fazer o teste)
Como tornar o método de retirada mais eficaz
Embora uma taxa de falha de 22% não seja a ideal, o método de retirada não é totalmente ineficaz. Por esse motivo, o Dr. Gunter diz que muitas pessoas podem usar o método pull-outmais outras formas de controle de natalidade para reduzir ainda mais as chances de gravidez.
Na verdade, cerca de 24 por cento das mulheres usam o método pull-out junto com um preservativo ou hormônio ou anticoncepcional de longa duração, de acordo com um estudo publicado no jornalContracepção. Embora isso seja ótimo do ponto de vista da prevenção da gravidez, ainda é importante lembrar que o método de retirada, hormonal e outras formas de controle de natalidade de longa duração não protegem contra DSTs, diz o Dr. Gunter. (O sêmen também pode alterar seu pH vaginal, então o método de retirada pode valer a pena para evitar coisas como infecções por fungos e vaginose bacteriana - que são influenciadas por mudanças em seu ambiente vaginal - também.)
“Também vemos muitas pessoas combinando o método pull-out com o controle de natalidade cronometrado, ou o método de gráficos”, diz o Dr. Gunter. Basicamente, isso envolve o uso de um aplicativo de monitoramento de período, calendário de papel, contas de ciclo ou o aplicativo Natural Cycles para monitorar seu ciclo e risco de gravidez. ICYDK, você é mais fértil no meio do seu ciclo, quando está ovulando. (Isso pode variar dependendo de quão regular ou irregular é seu ciclo.) Com o método de gráficos, você pode decidir não fazer sexo com penetração nessa época do mês (ei, outras coisas como coisas para as mãos ou sexo oral estão em jogo! ), ou usar preservativos além do método pull-out para ajudar a prevenir a gravidez. Uma grande desvantagem da técnica de mapeamento é que eles não são infalíveis: "Ela depende da abstinência periódica para ser eficaz, o que as pessoas podem ou não estar dispostas a fazer", diz o Dr. Gunter. "Além disso, alguns desses aplicativos podem ser imprecisos e exigir um alto nível de diligência humana." Verdade - embora as pílulas anticoncepcionais exijam diligência para serem eficazes também. (Relacionado: Por que todo mundo está abandonando o controle da natalidade, RN?)
Sobre o tema das formas duplas de controle de natalidade: Dr. Gunter sugere que se sua parceira desistir tarde demais e você não estiver tentando engravidar, você pode considerar tomar um anticoncepcional de emergência. "Mas se você está tendo que tomar Ella ou o plano B uma vez por mês, você realmente pode pensar se esta é uma forma viável de controle de natalidade para você." Além disso, há o fato de que os anticoncepcionais de emergêncianão são cem por cento eficaz também. (Relacionado: Quão ruim é seguir o Plano B como uma forma regular de anticoncepcional?)
O Resultado do Método de Retirada
Então, quão eficaz é retirar? Tudo se resume à taxa de sucesso e à taxa de falha do método de retirada: funciona cerca de 78% das vezes, mas ainda há cerca de 22% de chance de você engravidar.
“No geral, não é muito confiável e não a protege de DSTs, mas se você não quer engravidar, é melhor do que nada”, diz o Dr. Klepchukova. "Ainda assim, eu recomendaria às pessoas que considerassem outra forma mais confiável."
E vale a pena mencionar explicitamente: como depende do parceiro com o pênis puxando a tempo, a outra pessoa tem controle zero sobre se o parceiro se retira ou não a tempo - uma grande desvantagem que todos os especialistas enfatizam repetidamente. (#yourbodyourchoice)
Se você quiser saber mais sobre outros métodos anticoncepcionais, consulte este guia de DIUs e essas informações sobre como encontrar o melhor método anticoncepcional para você.