Como encontrar um terapeuta para lidar com seus problemas
Contente
Quando você fica com dor de garganta, dor de dente ou problema de barriga, sabe exatamente que tipo de médico precisa consultar. Mas e se você estiver se sentindo ansioso ou deprimido? É o suficiente para desabafar com um amigo ou você deveria falar com um profissional? E como você mesmo achar um terapeuta?
Vamos enfrentá-lo: você já está sobrecarregado e deprimido. A ideia de descobrir o tipo de profissional de saúde mental certo para você pode parecer mais do que você pode (ou deseja) lidar. Nós entendemos, e é por isso que fizemos o trabalho para você. Continue lendo para obter o guia passo a passo para obter a ajuda de que você precisa. (P.S. até o seu telefone pode pegar na depressão.)
Passo 1: Conte a alguém, a qualquer pessoa.
Saber quando procurar ajuda também é fundamental. Há dois sinais importantes de que é hora de obter ajuda de um profissional de saúde mental, diz Dan Reidenberg, Psy.D., diretor executivo da Suicide Awareness Voices of Education (SAVE). “A primeira é quando você não consegue funcionar como antes e nada do que está tentando está ajudando”, diz ele. A segunda é quando outras pessoas percebem que algo não está certo. "Se alguém está dando um passo para dizer algo a você, então foi mais longe e durou mais tempo - e provavelmente é mais sério - do que você pode imaginar", diz ele.
Quer seja uma pessoa importante, amigo, membro da família ou colega de trabalho, pedir ajuda é a coisa mais importante. Freqüentemente, doenças mentais - mesmo depressão leve ou ansiedade - podem tornar difícil para você determinar o quão grave ela se tornou, diz Reidenberg. "Deixar alguém saber que você está lutando pode fazer uma grande diferença."
Etapa 2: Visite seu médico.
Você não precisa iniciar uma busca por um psiquiatra. Sua primeira consulta pode ser com seu médico de atenção primária regular ou obstetra. "Pode haver fatores biológicos, médicos ou hormonais que podem ser detectados em um teste de laboratório", diz ele. Por exemplo, problemas de tireoide estão associados a sintomas de depressão e ansiedade, e o tratamento do problema subjacente pode ajudá-lo a se sentir melhor. "Seu médico pode sugerir que você converse com alguém enquanto os medicamentos começam a fazer efeito ou caso não funcionem", acrescenta Reidenberg. Se o seu médico descartar uma condição médica, ele provavelmente irá encaminhá-lo a um psicólogo. (Descubra: a ansiedade está nos seus genes?)
Etapa 3: consulte um psicólogo.
"Um psicólogo é a melhor pessoa a quem recorrer se você está lutando com mudanças em suas emoções ou humor, não está interessado nas coisas que antes era, nada parece te fazer mais feliz, ou seu humor está subindo e para baixo ou está constantemente para baixo ", diz ele. "Um psicólogo pode ajudá-lo a aprender como trabalhar com seus pensamentos e comportamentos para ajustá-los de volta a um lugar mais gerenciável."
Os psicólogos não prescrevem medicamentos (os psiquiatras, que são médicos, o fazem). "Um psicólogo é treinado em muitas abordagens diferentes", diz Reidenberg. "Quando as pessoas simplesmente se sentam e conversam em um ambiente seguro e sem julgamentos, pode ser incrivelmente útil para classificar os pensamentos e sentimentos. Reduz o nível de ansiedade."
Etapa 4: Seu psicólogo pode encaminhá-lo a um psiquiatra.
Em quase todos os casos, você não verá um psiquiatra, a menos que seu psicologista ache necessário, se você não estiver melhorando ou tiver muita dor para lidar sozinho. O maior benefício provavelmente será trabalhar com os dois, acrescenta Reidenberg. “Cada médico vai querer saber se você experimenta algum efeito colateral, mas por razões diferentes”. Um psiquiatra vai querer saber se uma dosagem ou medicamento está errado, enquanto um psicólogo pode ajudá-lo a lidar com os efeitos colaterais ajustando sua vida e perspectiva, diz Reidenberg. "Trabalhando juntos, eles compartilharão informações sobre seu progresso para que você possa voltar aos trilhos o mais rápido possível." (Mas esteja avisado: o diagnóstico incorreto de depressão pode atrapalhar seriamente o seu cérebro.)