Quantas vezes você deve tomar banho?
![BAITA ROLÊ 234| Nos cobraram $U 450 por um banho 😱](https://i.ytimg.com/vi/mCvkmWSSSxM/hqdefault.jpg)
Contente
- visão global
- Quanto é muito?
- O que acontece se você não tomar banho o suficiente?
- Como tomar banho?
- O resultado final
visão global
Algumas pessoas não tomam banho todos os dias. Embora existam muitos conselhos conflitantes sobre a frequência com que você deve tomar banho, este grupo pode estar certo.
Pode parecer contraproducente, mas um banho todos os dias pode ser prejudicial para a pele. Alguns dermatologistas recomendam apenas um banho em dias alternados, ou duas a três vezes por semana.
Muitas pessoas tomam banho pelo menos uma vez por dia, de manhã ou à noite, antes de dormir. Dependendo do dia e do seu nível de atividade, você pode até tomar dois ou três banhos.
Não há como discutir a importância da higiene pessoal. Mas, embora algumas pessoas tomem banho diariamente, em muitos casos, ele não precisa fazer parte de sua rotina diária.
Não está convencido de que pode pular o banho diário e ficar limpo? Aqui está o que você precisa saber sobre tomar banho demais, bem como não tomar banho o suficiente.
Quanto é muito?
A recomendação acima de dermatologistas não significa que você tenha que diminuir sua rotina de banho. A pele de cada pessoa é diferente e a pele de cada pessoa pode mudar de estação para estação.
Por exemplo, sua pele pode ficar mais seca no inverno; nesse caso, muitos chuveiros podem causar secura extrema. No entanto, um banho todos os dias no verão pode não afetar negativamente a sua pele.
Como não existem regras rígidas ou rápidas sobre o quanto é demais, é importante que você conheça seu corpo e determine o que sua pele pode tolerar.
se você toma banho muito frequentementeSe você tomar banho demais, pode causar desconforto e você pode sentir:
- coceira
- pele seca e escamosa
- surtos de doenças de pele como eczema e psoríase
- cabelo seco e quebradiço
Devido à preferência pessoal, você pode não querer pular um banho diário. Se isso se aplica a você, tome apenas um banho por dia, de acordo com especialistas.
Mais um pouco e você pode potencialmente retirar os óleos essenciais de sua pele. Isso causa ressecamento, que pode causar inflamação da pele ou eczema. Sua pele pode coçar e pode rachar, descamar e ficar vermelha.
Se você tem uma doença de pele como a psoríase, mais de um banho por dia pode até provocar um surto. Além disso, muitos chuveiros podem enxaguar as bactérias “boas” de sua pele, colocando você em risco de infecções.
A saúde da pele não é a única razão para tomar menos banho. Os chuveiros usam muita água, mas você pode não perceber a quantidade.
economize águaTomar banhos mais curtos ou reduzir o número de chuveiros pode diminuir drasticamente o consumo de água da sua família. Você não só conservará recursos, mas também reduzirá sua conta de serviços públicos.
A Alliance for Water Efficiency estima que o banho médio dura cerca de 8,2 minutos e consome cerca de 17,2 litros de água.
O que acontece se você não tomar banho o suficiente?
Assim como você pode tomar banho demais, também pode tomar banho de menos. Portanto, embora menos chuveiros possam melhorar a saúde da pele, você ainda deve manter a higiene pessoal em mente.
As glândulas sudoríparas cobrem grande parte do seu corpo e produzem suor quando você está superaquecido, estressado, hormonal ou fisicamente ativo. O suor em si é inodoro - até que se combine com as bactérias que normalmente estão presentes na pele.
Uma chuveirada aqui ou ali provavelmente não causará odor corporal, especialmente se você não fez exercícios. No entanto, o odor corporal é inevitável quanto mais tempo você fica sem tomar banho, principalmente nas axilas e virilha.
Claro, o risco de odor corporal não é a única razão para tomar banho ou tomar banho regularmente. A higiene inadequada ou chuveiros raros podem causar um acúmulo de células mortas da pele, sujeira e suor na pele. Isso pode desencadear acne e possivelmente agravar condições como psoríase, dermatite e eczema.
Tomar banho muito pouco também pode desencadear um desequilíbrio de bactérias boas e más em sua pele. O excesso de bactérias nocivas na pele também o coloca em risco de infecções cutâneas. Isso pode levar à dermatite neglecta, em que manchas de placa se desenvolvem na pele devido à limpeza inadequada.
O banho também remove as células mortas da pele. Quando você não toma banho o suficiente, essas células podem aderir à sua pele e causar hiperpigmentação. Retomar uma boa higiene pode corrigir essa condição.
se você não toma banho o suficienteSe você passar muito tempo entre os chuveiros, poderá experimentar:
- aumento do odor corporal
- acne
- surtos de doenças de pele como eczema, psoríase e dermatite
- infecções de pele
- áreas de pele escura ou descolorida
- em casos extremos, dermatite neglecta, manchas espessas de pele escamosa
Como tomar banho?
Se você se exercita, pratica esportes, tem um trabalho difícil ou simplesmente prefere um banho todos os dias, existem maneiras de ajudar a manter sua pele saudável.
dicas para um banho saudávelAqui estão algumas dicas para tomar banho corretamente e proteger a pele.
- Tome apenas um banho por dia (em dias alternados, se possível). Nos dias em que você não toma banho, tome um banho de esponja. Lave o rosto, as axilas e a virilha com uma toalha.
- Não tome banho em água quente. Em vez disso, use água morna.
- Limite os chuveiros a 5 a 10 minutos.
- Use um sabonete ou limpador suave e enxágue bem o sabão antes de sair do chuveiro.
- Não esfregue sua pele com uma toalha. Seque a pele para reter a umidade.
- Evite produtos de limpeza e sabonetes com fragrâncias ou desodorantes. Esses produtos podem irritar sua pele.
- Aplique hidratante na pele após cada banho.
O resultado final
Embora a higiene pessoal seja importante para sua saúde, é possível tomar banho com muita frequência. Banhos diários podem fazer parte da sua programação, mas no final do dia, você precisa fazer o que é melhor para sua pele.
Se você está sofrendo de pele seca e está procurando uma maneira de parar a inflamação e irritação da pele, experimente menos banhos. Ou, pelo menos, limite seus banhos a cinco minutos e evite a água quente.