Como Apimentar Sua Vida Sexual
Contente
- Se você quer acreditar em seu marido ou naquele colega tagarela, você precisa melhorar sua vida sexual.
- P. Sou casado e feliz há 11 anos e tenho três filhos, mas nos últimos seis meses não tive nenhum interesse por sexo. Há algo de errado comigo?
- P. Meu namorado sempre quer fazer isso de manhã, mas eu prefiro à noite. Como podemos sincronizar nossa vida sexual?
- Q. Sexo dói, então eu praticamente parei de ter. O que está acontecendo? Por que estou sofrendo de uma relação sexual tão dolorosa?
- P. Eu não faço sexo desde o rompimento de um relacionamento há um ano, e não sinto mais falta disso. Minha viagem foi embora para sempre?
- P. Eu anseio por sexo muito mais do que meu marido. Será que sua baixa libido significa que ele simplesmente não está mais atraído por mim?
- P. Recentemente comecei a tomar pílula para poder fazer sexo sem me preocupar em engravidar, mas agora nunca estou com vontade. Será que minha baixa libido pode ser parte dos efeitos colaterais do controle de natalidade?
- P. Os caras tomam Viagra. Existe algo que pode aumentar a libido feminina?
- P. Por anos eu tive uma vida sexual alucinante com caras pelos quais não estava apaixonada. Agora estou com um homem que amo e com quem quero me casar, mas não quero arrancar suas roupas. Este relacionamento está condenado?
- P. Eu não me sinto excitado até fazer sexo. Isso é normal?
- Contar com Forma para obter todas as informações de que você precisa para aprender como apimentar sua vida sexual e ter relacionamentos gratificantes.
- Revisão para
Se você quer acreditar em seu marido ou naquele colega tagarela, você precisa melhorar sua vida sexual.
De acordo com eles, você não está fazendo tanto sexo quanto deveria. No entanto, pergunte a algumas mães no parquinho e elas terão uma visão totalmente diferente sobre o assunto. Então, quem está certo e quem está errado? E se a sua viagem despencou recentemente, há algo que você possa fazer a respeito? Perguntamos aos leitores o que eles gostariam de saber sobre a libido e, em seguida, fizemos as perguntas a um painel de especialistas. As respostas deles o farão repensar o significado de "normal" e o ajudarão a desfrutar de uma vida sexual mais saudável e quente.
P. Sou casado e feliz há 11 anos e tenho três filhos, mas nos últimos seis meses não tive nenhum interesse por sexo. Há algo de errado comigo?
UMA. "Absolutamente não! A paternidade é um trabalho de tempo integral, então não é surpreendente que o sexo esteja ficando para trás em suas responsabilidades", diz Pepper Schwartz, Ph.D., professora de sociologia da Universidade de Washington. "Antes que você perceba, alguns meses se passaram."
Se você deseja melhorar sua vida sexual, este é o primeiro passo para ressuscitar essa libido sem brilho: reserve um tempo para si mesmo.
Reserve uma babá para algumas tardes por semana ou peça a seu marido ou a um amigo próximo para ajudar e ir à academia. O exercício não só lhe dá energia, mas também pode melhorar o seu humor e a sua auto-estima.
Enquanto você faz isso, faça coisas que o deixem mais atraente. Retoque suas raízes, faça uma pedicure ou simplesmente borrife seu perfume favorito (mesmo que você esteja apenas pegando as crianças no treino de futebol). Depois de algumas semanas, você deve começar a se sentir você mesmo novamente, em vez de "a mãe de fulano e seu interesse por sexo provavelmente retornará", diz Schwartz. (Se isso não acontecer, converse com seu médico ou terapeuta; um problema maior, como a depressão, pode ser a causa.)
Outra atividade para trabalhar em sua agenda lotada: sexo. “Às vezes você tem que ir atrás mesmo quando não está a fim”, diz Terry Real, um terapeuta de Boston. Em vez de esperar por um raio de desejo, beijem-se e acariciem-se e deixem as coisas progredirem. Nada pode acontecer nas primeiras vezes, ou você pode precisar se esforçar. Mas, como se arrastar até a academia quando prefere sentar no sofá, você ficará feliz por ter feito isso.
Para evitar que sua viagem diminua novamente, continue reservando um tempo "para mim" e planeje alguns fins de semana apenas para adultos com seu marido (pergunte a um parente se ele pode passar a noite e depois escapar para um hotel local). Se for impossível fugir, reserve uma babá e vá jantar e ao cinema.
P. Meu namorado sempre quer fazer isso de manhã, mas eu prefiro à noite. Como podemos sincronizar nossa vida sexual?
UMA. Antes de poder lidar com a sincronicidade, você precisa descobrir por que seu tempo está errado. Os rapazes muitas vezes querem sexo simplesmente porque estão fisicamente excitados (tradução: eles acordam com uma ereção), enquanto muitas mulheres precisam se sentir relaxadas para entrar no clima, algo que tem mais probabilidade de acontecer depois de escurecer. As inseguranças corporais e o estresse também podem travar as travessuras matinais. É difícil relaxar totalmente se você estiver preocupado com a aparência do seu abdômen à luz do dia ou se estiver compondo uma lista de tarefas em sua cabeça.
"Seja honesto com seu namorado sobre por que você não gosta de sexo matinal e pergunte a ele se vocês podem se revezar na programação um do outro", diz Real. Mantenha as cortinas abaixadas e os lençóis levantados para se sentir mais confortável, mas lembre-se de que seu namorado a ama e a acha atraente e que fazer sua lista pode esperar até depois do café da manhã. Para convencê-lo a participar das sessões noturnas, experimente jantar e desligar a TV mais cedo algumas noites por semana. Também dê uma chance às tardes de sábado ou domingo; eles podem ser um meio-termo perfeito.
Q. Sexo dói, então eu praticamente parei de ter. O que está acontecendo? Por que estou sofrendo de uma relação sexual tão dolorosa?
UMA. Sem dúvida, a causa mais comum de relações sexuais dolorosas é a secura vaginal. Mas - e é aqui que pode ficar um pouco confuso - isso pode ser devido a uma série de condições.
"Primeiro, você deseja descartar infecções vaginais, doenças sexualmente transmissíveis, irregularidades da tireoide, condições como vulvodínia ou endometriose e problemas hormonais, como a perimenopausa", diz Margaret Wierman, MD, professora de medicina, fisiologia e biofísica da Universidade do Colorado.
Leve uma lista de sintomas ao seu ginecologista e espere que ele faça um exame pélvico e também um exame de sangue que medirá seus níveis hormonais.
Não entre em pânico: a maioria das doenças vaginais pode ser tratada e um bom médico poderá sugerir maneiras de tornar o sexo mais confortável enquanto isso.
Se todos os testes derem negativos, provavelmente você não está totalmente excitado e, portanto, não está gerando lubrificação suficiente. Isso cria atrito e até rasgos microscópicos no canal vaginal, o que, não surpreendentemente, pode ser um verdadeiro buzzkill para o butim.
Para resolver o problema, use um lubrificante à base de água, como o K-Y Brand Jelly (evite produtos de petróleo, que podem causar irritação e também danificar os preservativos de látex). Então vá com calma: gaste mais tempo em preliminares com seu parceiro, beijando-se e tocando-se. Você pode ter problemas para ficar excitado porque teme que o sexo seja doloroso novamente, mas depois de algumas experiências positivas, a ansiedade deve diminuir.
P. Eu não faço sexo desde o rompimento de um relacionamento há um ano, e não sinto mais falta disso. Minha viagem foi embora para sempre?
UMA. Felizmente, não. Você sabe como seu corpo fica flácido se você não se exercitar? Bem, acontece que sua libido fica um pouco mole após o término de um relacionamento porque não há ninguém por perto para deixá-lo agitado.
Um estudo da Universidade de Viena descobriu que os níveis do hormônio oxitocina para se sentir bem aumentam significativamente depois que você tem um orgasmo, então você tem um desejo mais forte de sexo quando está tendo mais sexo. Se você mal consegue se lembrar de sua última rolagem no feno, seu cérebro pode parar de estimular o impulso. Mas confie em nós: quando você conhecer o cara gostoso que acabou de se mudar para a casa ao lado, ele voltará. Você definitivamente não precisa de um parceiro para fazer a bola rolar; um pouco de amor-próprio manterá seu impulso sexual forte, mesmo quando você está solteiro. "Quanto mais você fica excitado, mais fácil se torna para o cérebro e o corpo seguirem o exemplo", diz o endocrinologista André T. Guay, M.D., diretor do Centro de Função Sexual da Clínica Lahey em Peabody, Massachusetts. Se você acha difícil chegar ao clímax ao se tocar, tente usar um vibrador ou baixe um filme erótico para mulheres, como Fantasias femininas.
P. Eu anseio por sexo muito mais do que meu marido. Será que sua baixa libido significa que ele simplesmente não está mais atraído por mim?
UMA. Ouvimos isso constantemente: caras vão descer e sujar a qualquer hora, em qualquer lugar. Embora isso seja verdade para muitos, particularmente o grupo mais jovem, definitivamente não é a norma. Alguns homens têm menos apetite por sexo, assim como algumas mulheres. Mas se o impulso sexual normal de seu marido recentemente piorou, provavelmente há uma causa física ou emocional.
Ele pode estar tendo dificuldade para ter uma ereção, o que pode ser tão frustrante que ele simplesmente parou de tentar fazer sexo. "Pressão alta e problemas de próstata podem afetar a capacidade de um homem de ter uma ereção ou ejacular", diz Wierman. "Muitos medicamentos comuns, como alguns medicamentos para baixar o colesterol e a pressão arterial, bem como certos antidepressivos, também afetam a função erétil." Uma visita ao médico e alguns exames de sangue simples podem identificar a causa física de uma baixa libido.
Uma razão emocional é um pouco mais difícil de identificar (estamos falando de homens, afinal!). Ele parece mais estressado ultimamente? "A ansiedade pode resultar em uma produção mais baixa de testosterona", diz Guay. O desinteresse dele também pode resultar de um problema em seu relacionamento. “Quando um cara não se sente perto de você, ele provavelmente não vai te dizer”, diz Real. "Ele vai ficar menos interessado em ser íntimo."
Inicie uma conversa sobre o assunto quando não estiver na cama. Experimente dizer a seu marido que você gostaria de fazer sexo com mais frequência e pergunte se há algo que você pode fazer para ajudá-lo a ficar animado com isso. Se vocês dois não conseguirem resolver o problema sozinhos, peça a ajuda de um terapeuta.
P. Recentemente comecei a tomar pílula para poder fazer sexo sem me preocupar em engravidar, mas agora nunca estou com vontade. Será que minha baixa libido pode ser parte dos efeitos colaterais do controle de natalidade?
UMA. Certamente é possível. “Não há estudos provando que os anticoncepcionais orais diminuem o desejo sexual, mas alguns desses medicamentos reduzem o nível de testosterona circulante da mulher”, disse Wierman. (Esse hormônio aumenta o fluxo sanguíneo para a vagina, melhorando a forma como você responde à estimulação sexual.) Como muitas mulheres acham que a pílula diminui seu desejo, vale a pena considerar a possibilidade de você estar sofrendo de efeitos colaterais do controle de natalidade.
“Converse com seu médico sobre parar de usar um anticoncepcional oral e usar camisinha ou diafragma por alguns meses”, sugere Guay. "Se você notar uma melhora, provavelmente encontrou o seu culpado." Mudar para outro tipo de pílula também pode ajudar? pergunte ao seu médico sobre marcas que contêm uma forma de progesterona com menor probabilidade de afetar seus níveis de testosterona.
E não menospreze o papel do seu relacionamento nisso: se vocês estão juntos há algum tempo, podem estar em uma rotina. Misture as coisas (tente colocá-lo em algum lugar além do seu quarto!) E você pode começar a se sentir sexual novamente.
P. Os caras tomam Viagra. Existe algo que pode aumentar a libido feminina?
UMA. Não, mas você pode apostar que os pesquisadores estão perseguindo essa vaca leiteira. Drogas como o Viagra aumentam o fluxo sanguíneo para o pênis, causando uma ereção. A pesquisa mostra que algumas drogas têm um efeito semelhante nos órgãos genitais de uma mulher, mas como precisamos mais do que isso para ficar excitados, elas não são suficientes para aumentar a libido feminina.
A testosterona em pílula, adesivo ou forma tópica parece aumentar a libido em algumas mulheres. Em um estudo, o adesivo aumentou o impulso sexual de mulheres que entraram na menopausa cirúrgica (tiveram seus ovários removidos) em cerca de 50 por cento. Mas não está claro se o hormônio ajuda outras mulheres. Além do mais, um estudo recente descobriu que existem alguns efeitos colaterais negativos em potencial para mulheres que usam produtos de testosterona, incluindo acne e crescimento anormal do cabelo.
"Não sabemos quais são os níveis normais de testosterona nas mulheres", diz Wierman. "E embora o baixo nível de testosterona possa definitivamente amortecer seu impulso, não há evidências sólidas de que elevar o hormônio no corpo seja eficaz ou seguro."
P. Por anos eu tive uma vida sexual alucinante com caras pelos quais não estava apaixonada. Agora estou com um homem que amo e com quem quero me casar, mas não quero arrancar suas roupas. Este relacionamento está condenado?
UMA. Só se você continuar comparando seu namorado àquelas velhas chamas. É um fato triste, mas a indisponibilidade pode atiçar o fogo do desejo. "Quando uma mulher se sente amada, depois rejeitada e depois amada novamente - um padrão típico em relacionamentos não saudáveis - o sexo costuma ser muito apaixonado", diz Schwartz. "O que o alimenta é a incerteza de quando você receberá essa atenção novamente."
No longo prazo, diz Schwartz, você será mais feliz e satisfeito com um relacionamento sério e tudo o que vem com ele, como confiança, companheirismo e um fluxo consistente de amor e afeto. E se vocês se sentem atraídos um pelo outro e estão emocionalmente conectados, o sexo só vai melhorar com a prática. Experimente experimentar novas posições sexuais, brinquedos e locais. "Faça amor na praia ou tome banho juntos", diz ela. "A ideia é criar um tipo inteiramente novo de paixão."
P. Eu não me sinto excitado até fazer sexo. Isso é normal?
UMA. Completamente. Algumas mulheres ficam excitadas simplesmente pensando em ficar, enquanto outras precisam de um pouco de estimulação física para começar. Não importa que tipo de mulher você seja, é completamente normal, diz Wierman. Seus níveis de testosterona podem estar um pouco baixos, tornando-o receptivo ao sexo, mas não exatamente o desejando. E isso não é grande coisa. A verdadeira questão é: o fato de sua unidade estar em ponto morto o incomoda? Do contrário, e você gosta de ser íntimo e de ter um orgasmo, sua libido é "normal" para você.