3 técnicas especializadas para parar o estresse antes que ele saia do controle
Contente
- Como parar o estresse, de acordo com especialistas
- Cultive uma mentalidade positiva
- Encontre maneiras de combinar amigos e condicionamento físico
- Priorize o autocuidado
- Revisão para
Sentir-se estressado ao máximo pode afetar seu corpo. A curto prazo, pode causar dores de cabeça, mal-estar estomacal, esgotar sua energia e atrapalhar seu sono, deixando você ainda mais mal-humorado do que antes. Mas, a longo prazo, pode aumentar a frequência cardíaca e a pressão arterial, o que pode causar sérios problemas de saúde, como ataques cardíacos e derrames; levar à síndrome do intestino irritável; e até mesmo dificultar a gravidez, segundo a Assessoria de Saúde da Mulher.
Felizmente, você não é totalmente SOL se tem a tendência de ficar sobrecarregado e nervoso a cada deslize. Aqui, os especialistas compartilham as três dicas essenciais sobre como impedir que o estresse ganhe impulso - e até mesmo evitar que ele se desenvolva, em primeiro lugar.
Como parar o estresse, de acordo com especialistas
Cultive uma mentalidade positiva
Quando o estresse se torna crônico, ele pode interferir na capacidade de seu corpo de combater infecções.“O efeito do estresse na produção de diferentes tipos de glóbulos brancos - que normalmente são protetores contra doenças - é complicado, mas pode resultar em alterações na resposta imunológica”, diz Ellen Epstein, MD, alergista-imunologista em Rockville Center, Nova York. (Para sua informação, o sono também pode afetar seu sistema imunológico.)
Se você está pesquisando freneticamente no Google "como parar o estresse", eis a sua resposta: Aprimore a habilidade de resiliência. “Resiliência é a capacidade de lidar com o estresse, e as pessoas podem desenvolver fatores de proteção para aumentá-lo”, diz Mary Alvord, Ph.D., psicóloga em Maryland que criou programas de fortalecimento da resiliência.
Uma marca registrada de ser resiliente é sentir que você não está impotente contra os desafios - mesmo os grandes como, digamos, viver em confinamento. “Não veja isso como uma perda. Veja este como um ano diferente ”, diz Alvord. “Pense em como você pode ser criativo ao se conectar. Considere que isso está nos dando a oportunidade de pensar de maneiras novas. Nem sempre temos que fazer as mesmas coisas de sempre. "(Relacionado: o desenvolvimento deste tipo de resiliência pode ajudá-lo a alcançar um crescimento pessoal importante)
Encontre maneiras de combinar amigos e condicionamento físico
“A pesquisa confirma que, em muitos aspectos, o apoio social também nos ajuda a viver mais”, diz Alvord. A conexão é a chave para combater melhor o estresse, acrescenta o Dr. Epstein. “Sabemos que o movimento também ajuda a nossa saúde mental e física”, diz Alvord. “Eu digo às pessoas para saírem pelo menos uma vez por dia para se mudarem.”
Quando se trata de ideias sobre como parar o estresse, o Dr. Epstein recomenda socializar e praticar exercícios regularmente. “Basta definir uma rotina diária”, diz ela. Se você não puder se encontrar, use o Zoom ou o Facebook. Se você não pode ir à academia, reproduza vídeos de exercícios juntos.
Priorize o autocuidado
Noções básicas simples, como uma boa noite de sono, beber água ao longo do dia e relaxamento muscular intencional são etapas essenciais para ser resiliente contra o estresse.
“Pessoas que não dormem bem têm níveis muito mais altos do hormônio do estresse cortisol”, diz Brian A. Smart, M. D., um especialista em imunologia em Illinois. “E se você está cronicamente desidratado, é outra fonte de estresse no corpo, uma vez que os níveis de cortisol podem ser mais elevados como resultado.” (Relacionado: O que aprendi ao tentar um teste de estresse em casa)
Quer saber como parar o estresse no meio de um dia agitado de trabalho? Para uma reinicialização à tarde, experimente o relaxamento muscular progressivo: Um a um, tensione cada grupo muscular o máximo que puder e, em seguida, solte-o. “Você aprenderá a diferença entre a sensação de seus músculos quando estão tensos e relaxados, e também alivia a tensão”, diz Alvord. E enquanto você está nisso, beba um pouco de água.
Shape Magazine, edição de março de 2021