Como limpar profundamente sua cozinha e * na verdade * matar germes
Contente
- Limpe primeiro, depois lute contra os germes
- Pontos quentes de germe escondidos
- Pias e contadores
- Esponja
- Puxadores e maçanetas
- Tábuas de corte
- Juntas e selos
- Toalhas de cozinha
- Revisão para
Estamos usando mais, o que significa que está cheio de micróbios, dizem os especialistas. Veja como tornar seu espaço de cozinha limpo e seguro.
A cozinha é o lugar mais germinativo da casa ”, diz Charles Gerba, Ph.D., microbiologista da Universidade do Arizona. Isso ocorre porque há um suprimento constante de alimentos para bactérias lá, e temos menos probabilidade de usar produtos de limpeza desinfetantes em nossas cozinhas até recentemente, diz ele. (Relacionado: O vinagre mata o coronavírus?)
Mas agora, com o coronavírus a estar atento, para não mencionar os germes que causam bactérias transmitidas por alimentos como E. coli e Salmonella, é hora de levar a sério a higienização. Aqui está seu plano.
Limpe primeiro, depois lute contra os germes
A limpeza remove a sujeira e alguns micróbios das superfícies, mas não necessariamente mata vírus e bactérias, diz Nancy Goodyear, Ph.D., professora associada de ciências biomédicas e nutricionais da Universidade de Massachusetts Lowell. É para isso que servem a higienização e a desinfecção. Mas é aqui que limpar primeiro é crucial: se você não fizer isso antes de higienizar, a sujeira em suas superfícies pode impedir que os desinfetantes cheguem aos germes que você está tentando matar ou até mesmo desativar os desinfetantes, diz ela. Use um limpador multiuso com um pano de microfibra. (Relacionado: produtos de limpeza que podem ser prejudiciais à sua saúde - e o que usar no lugar)
Após a limpeza, use outro produto para matar os germes, diz Jason Marshall, do Toxics Use Reduction Institute da UMass Lowell. Sempre leia os rótulos com atenção: um desinfetante reduzirá o número de microrganismos que causam doenças transmitidas por alimentos a um nível seguro, mas apenas algo rotulado como desinfetante pode matar vírus como o que causa o COVID-19. E não apenas borrife e limpe. Para funcionar corretamente, os desinfetantes precisam ficar em contato com a superfície por um determinado tempo, que varia de produto para produto, por isso verifique o frasco antes de usá-lo. (Relacionado: Os lenços desinfetantes matam os vírus?)
Pontos quentes de germe escondidos
Pias e contadores
A pia é um terreno fértil para germes e as bancadas são constantemente tocadas. Desinfete-os uma ou duas vezes ao dia. (Aqui estão 12 outros lugares que você provavelmente deve limpar o mais rápido possível)
Esponja
É um ímã de micróbio. Sanitize-o no micro-ondas (coloque, molhado, no micro-ondas por um minuto em potência máxima) ou na lava-louças, ou mergulhe-o em uma solução diluída de alvejante, a intervalos de alguns dias. Substitua sua esponja a cada poucas semanas.
Puxadores e maçanetas
As maçanetas das portas da geladeira, dos armários e da despensa abrigam germes de todo o uso que recebem. Desinfete-os uma ou duas vezes ao dia.
Tábuas de corte
Esses “geralmente têm mais E. coli do que um assento de vaso sanitário”, diz Gerba. Depois de cortar a carne crua, passe a tábua de corte na máquina de lavar louça no ciclo de higienização, diz ele.
Juntas e selos
Os germes podem se esconder na junta do liquidificador e nas vedações dos recipientes de armazenamento de alimentos, de acordo com a pesquisa. Desmonte-os, limpe e seque completamente após cada uso. (Relacionado: Os melhores liquidificadores pessoais abaixo de US $ 50)
Toalhas de cozinha
Substitua-as por toalhas limpas a cada três dias.
Shape Magazine, edição de outubro de 2020