Você pode treinar seu cérebro para obter uma memória fotográfica?
Contente
- Memória eidética
- Memória fotográfica eidética vs.
- A memória fotográfica é uma coisa real?
- Como funciona?
- Você pode treinar sua memória para ser fotográfica?
- Exercícios para melhorar sua memória
- Experimente sistemas mnemônicos
- Outros reforçadores de memória
- A linha inferior
O que é capturado em uma fotografia nunca pode mudar. Sempre que você olha para uma imagem, vê as mesmas imagens e cores.
O termo memória fotográfica traz à mente a capacidade de lembrar exatamente o que foi visto desde sempre. No entanto, a memória simplesmente não funciona dessa maneira.
Memória eidética
É possível que algumas pessoas tenham que capturar imagens visuais momentaneamente. Essa capacidade é conhecida como memória eidética.
Pensa-se que a memória eidética ocorra em uma pequena porcentagem de crianças, embora mesmo essa suposição esteja longe de ser conclusiva.
Alguém com uma memória eidética bem-aguçada será capaz de continuar vendo, em seus olhos, um visual preciso de algo que acabou de testemunhar ou mostrar. Eles poderão manter essa imagem intacta na forma visual por alguns segundos a vários minutos.
Depois disso, os detalhes nas memórias eidéticas podem mudar, desaparecer completamente ou serem capturados na memória de curto prazo, onde podem novamente desaparecer, mudar ou serem capturados na memória de longo prazo.
Pensa-se que a memória eidética se dissipe completamente na população, à medida que se aproxima a idade adulta.
Memória fotográfica eidética vs.
Algumas pessoas usam os termos memória fotográfica e memória eidética de forma intercambiável, mas esses dois fenômenos são diferentes. As pessoas que acreditam ter memórias fotográficas dizem que podem se lembrar de elementos visuais por períodos muito longos ou permanentemente, sem alterações em detalhes.
Há pouco consenso científico sobre memória eidética ou memória fotográfica. Ambos são fenômenos difíceis de serem testados conclusivamente.
Se a memória fotográfica é possível ou não, existem estratégias para apoiar o seu cérebro a lembrar mais do que você vê. E isso é algo muito bom.
A memória fotográfica é uma coisa real?
A resposta curta provavelmente não é.
Era uma vez, pensava-se que apenas cerca de 60% da população eram aprendizes visuais, o que significa que eles eram capazes de reter o conhecimento e a memória obtidos através de estímulos visuais.
A sabedoria convencional atual é que todas - ou praticamente todas - as pessoas obtêm conhecimento e memória dessa maneira.
O aprendizado visual difere teoricamente da memória fotográfica, mas pode ser um elemento necessário em sua ocorrência. Isso pressupõe que a memória fotográfica seja uma coisa real.
As pessoas que acreditam ter memória fotográfica dizem que podem olhar para uma fotografia, cena, imagem ou outra forma de estímulo visual e reter essa imagem exatamente como apareceu por um longo período de tempo.
Embora saibamos que o cérebro tem uma capacidade muito grande de reter memórias visuais e de longo prazo, é difícil comprovar definitivamente esse tipo de afirmação.
Certamente, existem pessoas que têm melhor recordação fotográfica do que outras. Alguns estudos iniciais correlacionaram a memória fotográfica com a inteligência, embora isso não seja comprovado.
Como funciona?
Pessoas com memória eidética são conhecidas como eidetikers. Às vezes, os eidetikers são testados através de uma técnica conhecida como Método de Elicitação de Imagens.
Esse método utiliza um prompt visual desconhecido, como uma pintura ou fotografia. A pessoa com memória eidética pode estudar o visual por cerca de 30 segundos. É então removido. e pede-se ao eidetiker que se lembre exatamente do que acabou de ver.
Geralmente, a pessoa faz referência ao visual em termos imediatos, como se ainda estivesse olhando para ele, e informa ao pesquisador o que ainda vê. Imagens eidéticas podem ser visualmente removidas da memória piscando. Uma vez fora, eles não podem ser recuperados com precisão.
Além disso, a recuperação de imagens eidéticas geralmente mostra lacunas entre o que foi visto e o que é lembrado. Isso indica que a memória pode ser uma reconstrução do que foi visto, em vez de uma memória exata e exata.
Se for solicitado que você lembre um visual com o qual esteja familiarizado, como um quarto em sua casa, poderá fazê-lo com um certo grau de precisão.
As memórias eidéticas podem de fato ser geradas da mesma maneira pelo cérebro, e podem não ser representações fotográficas.
Você pode treinar sua memória para ser fotográfica?
Não há evidências científicas de que você possa treinar sua memória para se tornar fotográfico. Você pode, no entanto, treinar seu cérebro para lembrar Mais.
Exercícios para melhorar sua memória
Manter seu cérebro ativo é a melhor maneira de aumentar sua memória.
Experimente sistemas mnemônicos
Os mnemônicos usam padrões de associações, letras, imagens ou idéias para ajudá-lo a se lembrar de algo.
Um sistema mnemônico simples pode ser o de rimar o nome de uma pessoa que você acabou de encontrar com uma palavra da qual você possa se lembrar facilmente. Você se lembraria da palavra quando desejar chamar o nome da pessoa.
Alguns sistemas mnemônicos incluem:
- O método loci: Essa estratégia de aumento de memória remonta aos dias do Império Romano e também é conhecida como o palácio da memória. Para tentar, siga estes passos:
- Pense no que você deseja lembrar e crie uma imagem visual.
- Crie uma associação com o que você deseja lembrar. Por exemplo, se você quiser se lembrar de um endereço, visualize o endereço escrito em uma porta da frente que você visualiza em detalhes requintados, incluindo cor, batente da porta e qualquer outra imagem.
- Quando desejar recuperar o endereço real, visualize a porta da frente e o endereço deverá aparecer em sua mente.
- Algumas pessoas acham que esse sistema funciona melhor se as imagens que evocam são extremas, irracionais, bizarras, tolas ou engraçadas.
- O sistema de peg: Esse sistema correlaciona coisas que você conhece bem, como o alfabeto, com coisas que deseja lembrar. Funciona criando uma associação ou um lembrete. Para fazer isso:
- Gere uma imagem mental de um pino rotulado com uma letra ou número.
- Depois pendure o que você quer se lembrar.
Outros reforçadores de memória
Outras dicas para melhorar sua memória incluem:
- aprendendo um novo idioma
- fazendo quebra-cabeças
- dormindo o suficiente
- lendo livros, jornais e artigos de revistas - quanto mais desafiador, melhor
- adicionando pelo menos uma palavra do vocabulário ao seu repertório todos os dias
- fazendo exercício aeróbico
- meditação
A linha inferior
A ciência não conseguiu provar a existência de memória fotográfica real. É possível que algumas crianças exibam um tipo de recuperação de memória fotográfica conhecida como memória eidética, mas isso não foi provado conclusivamente.
Embora não seja possível treinar seu cérebro para ter memória fotográfica, você pode melhore sua memória através de mnemônicos e outras técnicas. Coisas simples, como sono e exercícios, também ajudam a aumentar a memória.