Como injetar gonadotrofina coriônica humana (hCG) para fertilidade
Contente
- O que é hCG?
- Objetivo das injeções de hCG
- Fertilidade feminina
- Atenção
- Fertilidade masculina
- Preparando a injeção
- Onde estão os melhores lugares para injetar hCG?
- Sites subcutâneos
- Inferior do abdome
- Frente ou coxa externa
- Braço
- Locais intramusculares
- Braço externo
- Nádegas externas superiores
- Como injetar hCG por via subcutânea
- Passo 1
- Passo 2
- etapa 3
- Passo 4
- Etapa 5
- Etapa 6
- Etapa 7
- Como injetar hCG por via intramuscular
- Dicas úteis
- Como você descarta as agulhas?
- Passo 1
- Passo 2
- Descarte local de perfurocortantes
- Não é para todos
- O takeaway
O que é hCG?
A gonadotrofina coriônica humana (hCG) é uma daquelas coisas fabulosamente instáveis conhecidas como hormônio. Mas, ao contrário de alguns dos hormônios femininos mais famosos - como a progesterona ou o estrogênio - nem sempre está lá, flutuando em seu corpo em quantidades flutuantes.
Na verdade, é normalmente feito pelas células da placenta, por isso é muito especial para a gravidez.
O hormônio hCG diz ao corpo para produzir grandes quantidades de progesterona, o que ajuda a sustentar e manter a gravidez. Se já se passaram algumas semanas desde que você ovulou e agora você está grávida, é possível detectar hCG em sua urina e sangue.
Embora o hCG seja produzido naturalmente durante a gravidez, o hormônio também é usado como tratamento para certas condições de saúde. (As versões de mercado desse hormônio são derivadas até da urina de mulheres grávidas!)
A Food and Drug Administration (FDA) aprovou usos para o hCG que são diferentes para homens e mulheres, mas pode ser usado como um tratamento de fertilidade para ambos.
Objetivo das injeções de hCG
Fertilidade feminina
O uso mais comum de hCG aprovado pela FDA é como uma injeção para tratar a infertilidade em mulheres. Se você tem problemas para engravidar, seu médico pode prescrever hCG em combinação com outros medicamentos - como menotropinas (Menopur, Repronex) e urofolitropina (Bravelle) - para aumentar sua fertilidade.
Isso porque o hCG pode agir de forma semelhante ao hormônio luteinizante (LH), uma substância química produzida pela glândula pituitária que estimula a ovulação.
Alguns problemas de fertilidade são causados por uma mulher com problemas para produzir LH. E como o LH estimula a ovulação e a ovulação é necessária para a gravidez - bem, o hCG muitas vezes pode ajudar aqui.
Se você está fazendo fertilização in vitro (FIV), também pode ser prescrito hCG para aumentar as chances do seu corpo de manter uma gravidez.
Você normalmente obterá de 5.000 a 10.000 unidades de hCG para injetar por via subcutânea ou intramuscular em uma programação determinada por um médico. Isso pode parecer assustador, mas mostraremos como aplicar essas injeções.
Atenção
É importante notar que embora o hCG possa ajudá-lo tornar-se grávida, pode prejudicar o bebê se você estão grávida. Não use hCG se souber que está grávida e avise seu médico imediatamente se engravidar durante o tratamento.
Não use hCG em quantidades maiores do que o recomendado ou por um período mais longo do que o recomendado.
Fertilidade masculina
Em homens adultos, o hCG é administrado como uma injeção para tratar o hipogonadismo, uma condição que faz com que o corpo tenha problemas para produzir o hormônio sexual masculino testosterona.
Um impulso de hCG pode estimular a produção de testosterona, que pode aumentar a produção de espermatozoides - e, portanto, nos casos em que a contagem de espermatozoides pode ser baixa, a fertilidade.
A maioria dos homens recebe uma dosagem de 1.000 a 4.000 unidades de hCG injetadas no músculo duas a três vezes por semana durante várias semanas ou meses.
Preparando a injeção
Você receberá suas doses de hCG de sua farmácia local na forma de líquido ou pó que está pronto para misturar.
Se você receber um medicamento líquido, guarde-o na geladeira - dentro de três horas após recebê-lo na farmácia - até que esteja pronto para usá-lo.
Não use líquido hCG que não tenha sido refrigerado. Mas, como o líquido frio pode ser desconfortável ao entrar, fique à vontade para aquecê-lo na mão antes da injeção.
Se receber o pó de hCG, você precisará tocar em seu químico interno e misturá-lo com o frasco de água estéril que vem com ele para prepará-lo para a injeção. (Você não pode usar torneira normal ou água engarrafada.)
Mantenha o pó em temperatura ambiente antes de usar. Puxe 1 mililitro (ou centímetros cúbicos - abreviado “cc” em uma seringa) de água do frasco para uma seringa e, em seguida, esguiche no frasco que contém o pó.
Misture rolando suavemente o frasco para injetáveis lentamente. Não agite o frasco com a mistura de água e pó. (Não, isso não causaria algum tipo de explosão - mas não é aconselhado e pode tornar o medicamento ineficaz.)
Puxe o fluido misturado de volta para a seringa e aponte-o para cima. Agite suavemente até que todas as bolhas de ar se acumulem no topo e, em seguida, empurre o êmbolo um pouco até que as bolhas desapareçam. Então você está pronto para injetar.
Rede
O local onde injeta hCG no seu corpo depende das instruções que o seu médico lhe deu. Siga as instruções do seu médico com atenção.
Onde estão os melhores lugares para injetar hCG?
O seu médico pode dar-lhe a primeira injeção de hCG. Eles mostrarão como fazer isso sozinho em casa, se precisar de muitas injeções - ou se precisar injetar em uma hora do dia quando a clínica não estiver aberta. Você só deve injetar hCG em si mesmo se se sentir completamente confortável para fazê-lo.
Sites subcutâneos
HCG é geralmente injetado por via subcutânea, na camada de gordura logo abaixo da pele e acima de seus músculos. Esta é uma boa notícia - a gordura é sua amiga e tende a tornar a injeção bastante indolor. Para fazer isso, seu médico ou farmacêutico normalmente fornecerá uma agulha curta de calibre 30.
Inferior do abdome
A parte inferior do abdômen é um local comum de injeção de hCG. É um local fácil de injetar, porque geralmente há mais gordura subcutânea nesta área. Atenha-se à área do semicírculo abaixo do umbigo e acima da região púbica. Certifique-se de ficar a pelo menos 2,5 cm de distância do umbigo.
Frente ou coxa externa
A parte externa da coxa é outro local popular de injeção de hCG porque geralmente há mais gordura lá do que em outras partes do corpo. Isso torna a injeção subcutânea mais fácil e menos dolorosa. Escolha um local de injeção longe do joelho, na parte externa espessa da coxa.
A frente de sua coxa também funcionará. Apenas certifique-se de que você pode pegar uma grande pitada de pele e gordura juntas - em outras palavras, para uma injeção subcutânea, você deve evitar músculos.
Braço
o gordinho parte da parte superior do braço também é uma boa localização, mas a menos que você seja um contorcionista, é menos provável que consiga fazer isso sozinho. Tenha um parceiro ou amigo - contanto que você os confie para a tarefa! - faça a injeção aqui.
Locais intramusculares
Para algumas pessoas, é necessário injetar hCG diretamente nos músculos do corpo com uma agulha mais grossa de calibre 22,5. Isso leva a uma taxa de absorção mais rápida.
A injeção direta no músculo costuma ser mais dolorosa do que a injeção na camada subcutânea de gordura abaixo da pele. Mas não se preocupe - quando bem feito, não deve doer terrivelmente, e você não deve sangrar muito.
Braço externo
O músculo arredondado ao redor do ombro, denominado músculo deltóide, é um local do corpo onde você pode aplicar uma injeção intramuscular em segurança. Evite injetar-se no nó, parte superior deste músculo.
Novamente, este local pode ser difícil de alcançar sozinho, então você pode pedir a outra pessoa - alguém com mão firme - para aplicar a injeção.
Nádegas externas superiores
Em alguns casos, você pode ser instruído a injetar hCG diretamente no músculo na parte externa superior das nádegas, perto do quadril. Tanto o músculo ventroglúteo quanto o dorsoglúteo funcionarão.
Novamente, se isso o faz sentir que precisa ser um contorcionista, pode ser mais fácil pedir a um parceiro ou amigo para aplicar a injeção - apenas certifique-se de que eles usem nossos passos úteis, abaixo, para fazer certo!
Como injetar hCG por via subcutânea
Passo 1
Reúna todos os suprimentos de que precisa:
- toalhetes com álcool
- bandagens
- gaze
- hCG líquido
- agulhas e seringas
- recipiente para perfurocortantes fornecido a você pelo seu médico para o descarte adequado de agulhas e seringas
Passo 2
Lave bem as mãos com sabão e água morna, colocando as costas das mãos, entre os dedos e sob as unhas.
Você deve esfregar as mãos com água e sabão antes de enxaguar por pelo menos 20 segundos. Este é o tempo que leva para cantar a música “Parabéns pra você” duas vezes, e é o tempo recomendado pelo.
Seque as mãos com uma toalha limpa e, em seguida, limpe o local de injeção escolhido com um toalhete esterilizado com álcool e deixe-o secar antes de injetar o hCG.
etapa 3
Certifique-se de que a seringa que você está usando está cheia e sem ar no topo quando você segura a agulha na posição vertical. Limpe o ar e as bolhas empurrando o êmbolo para baixo apenas o suficiente para eliminá-las.
Passo 4
Segure suavemente uma dobra de pele de 2,5 a 5 cm com uma das mãos de modo que a pele e a gordura fiquem entre os dedos. Uma vez que o hCG vem em seringas pré-cheias ou em misturas que você faz em uma dose exata, não há necessidade de medição.
Traga a agulha cheia até a pele em um ângulo reto de 90 graus e enfie a agulha na pele, apenas profundamente o suficiente para entrar na camada subcutânea de gordura acima do músculo.
Não empurre muito profundamente. Mas não se preocupe - isso provavelmente não será um problema, já que a farmácia provavelmente lhe deu uma agulha de calibre curto que não alcançaria a camada muscular, de qualquer maneira.
Etapa 5
Pressione lentamente o êmbolo, esvaziando a agulha nesta camada de gordura.Mantenha a agulha no lugar por 10 segundos depois de inserir o hCG e, em seguida, continue segurando a pele enquanto puxa lentamente a agulha.
Etapa 6
Ao puxar a agulha, solte a pele comprimida. Não esfregue ou toque no local da injeção. Se começar a sangrar, pressione levemente a área com gaze limpa e cubra com um curativo.
Etapa 7
Descarte sua agulha e seringa em seu recipiente seguro para objetos cortantes.
Parabéns - é isso!
Como injetar hCG por via intramuscular
Siga os passos acima, mas em vez de beliscar uma prega de pele, estique a pele sobre o local da injeção com alguns dedos de uma mão enquanto enfia a agulha no músculo. Continue segurando sua pele até puxar a agulha e colocá-la no seu recipiente para objetos cortantes.
Você pode ter um pouco mais de sangramento, mas está tudo bem. Apenas passe um pouco de gaze no local ou segure suavemente a gaze até o sangramento parar.
Dicas úteis
Preste atenção especial às instruções na embalagem e quaisquer instruções extras que seu médico lhe der. Cada vez que você aplicar uma injeção em si mesmo, lave bem as mãos e escolha uma seringa limpa para usar.
É possível sangrar, machucar ou cicatrizar com as injeções. As injeções também podem ser dolorosas se você não tiver a técnica certa. Aqui estão algumas dicas para tornar suas fotos mais confortáveis e para que deixem menos marcas:
- Não injete as raízes dos pelos do corpo, ou áreas feridas ou machucadas.
- Certifique-se de que a sua pele está completamente limpa e seca antes de administrar a injeção. Deixe o álcool secar a pele para reduzir a ardência.
- Entorpecer o local da injeção na pele, esfregando-o com um cubo de gelo por alguns segundos antes de limpar a pele com o algodão embebido em álcool.
- Relaxe os músculos ao redor da área do corpo que você está prestes a injetar. (“Relaxar” pode ser particularmente difícil na primeira vez, mas prometemos que fica mais fácil!)
- Gire os locais de injeção para evitar hematomas, dor e cicatrizes - por exemplo, uma nádega em um dia, a outra nádega no dia seguinte. Você pode pedir ao seu médico um gráfico para rastrear os locais de injeção que você usou.
- Retire o hCG ou água esterilizada da geladeira 15 minutos antes, para que alcance a temperatura ambiente antes de ser injetado. Como o cérebro congela quando você come algo superfrio, uma injeção de frio pode ser um pouco chocante.
Como você descarta as agulhas?
O primeiro passo para descartar suas agulhas de maneira adequada é proteger um recipiente à prova de perfurações. Você pode obter um com seu médico. O FDA tem um regulamento para se livrar de agulhas e seringas usadas. Isso involve:
Passo 1
Coloque suas agulhas e seringas em sua lata de objetos cortantes imediatamente após usá-los. Isso reduz os riscos - para você e outras pessoas - de ser acidentalmente picado, cortado ou perfurado. Mantenha seu cesto de objetos cortantes longe de crianças e animais de estimação!
Evite encher demais sua caixa de objetos cortantes. Cheio a três quartos, é hora de seguir as diretrizes da etapa 2 para o descarte adequado.
Se você estiver viajando, leve uma pequena lixeira do tamanho de uma viagem com você. Verifique com as agências de transporte, como a Administração de Segurança do Transporte (TSA), as regras mais recentes sobre como manusear seus objetos cortantes. Mantenha todos os seus medicamentos claramente rotulados e acompanhe-os com uma carta ou receita médica - ou ambos, para ser seguro.
Passo 2
Como e onde você descarta sua caixa de objetos cortantes depende de onde você mora. Aprenda como o seu município lida com perfurocortantes, consultando o departamento de saúde local ou a empresa de coleta de lixo. Alguns métodos de descarte comuns incluem o seguinte:
- caixas de coleta de materiais cortantes ou locais de coleta supervisionada em consultórios médicos, hospitais, farmácias, departamentos de saúde, instalações de lixo hospitalar, delegacias ou bombeiros
- programas de e-mail de sharps claramente identificados
- locais públicos de coleta de resíduos perigosos domésticos
- serviços residenciais de coleta de lixo especial fornecidos por sua comunidade, geralmente por uma taxa mediante solicitação ou em um horário regular
Descarte local de perfurocortantes
Para saber como os perfurocortantes são manuseados em sua área, ligue para a linha direta de descarte seguro de agulhas em 1-800-643-1643 ou envie um e-mail para [email protected].
Não é para todos
O hormônio hCG não é para todos. Evite tomar se você tiver:
- asma
- câncer, especialmente de mama, ovários, útero, próstata, hipotálamo ou glândula pituitária
- epilepsia
- alergia a hCG
- doença cardíaca
- condições relacionadas a hormônios
- doença renal
- enxaquecas
- puberdade precoce (precoce)
- sangramento uterino
O takeaway
As injeções de hCG são comuns em fertilização in vitro, IUIs e outros tratamentos de fertilidade. Pode parecer assustador no início, mas dar uma chance a si mesmo pode não ser grande coisa - e pode até fazer você se sentir fortalecido.
Como sempre, ouça atentamente as instruções do seu médico ao tomar hCG - mas esperamos que este guia também tenha ajudado.